Lista completa de Questões de Direito Internacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Direito de Intervenção Internacional, característico de períodos de guerra, manifesta-se de que forma?
Direito Internacional - Tratado Internacional - Entrada em vigor - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Sobre a incorporação dos tratados ao direito interno brasileiro, assinale a alternativa correta.
Cabe ao Congresso Nacional resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional, além de participar de sua elaboração.
Assinado o Tratado, o Presidente da República dispõe de até trinta dias para submetê-lo à apreciação do Congresso Nacional.
Se aprovado em ambas as casas pelo Congresso Nacional, a promulgação do Decreto Legislativo pelo Presidente do Senado Federal estabelece que o país está obrigado internacionalmente nos termos do Tratado.
O Presidente da República ratifica o tratado, por meio da promulgação do Tratado através de Decreto Presidencial e da Troca ou do depósito do instrumento de ratificação.
Em caso de denúncia de Tratado aprovado em ambas as Casas do Congresso, o Presidente deve solicitar a aprovação do Congresso para efetuá-la.
Direito Internacional - Tratado Internacional - Tratado em vigor - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
A interpretação do tratado internacional significa determinar o exato sentido da norma jurídica expressa em um texto obscuro, impreciso, contraditório, incompleto ou ambíguo. A esse respeito, assinale a alternativa incorreta.
A interpretação é autêntica quando resulta da percepção das partes e não autêntica quando decorre de terceiros.
A interpretação deve levar em consideração a vontade das partes e do respeito ao princípio do pacta sunt servanda.
Há casos de interpretação dos tratados no âmbito interno. No Brasil, por exemplo, cabe ao Supremo Tribunal Federal interpretar tratados de extradição.
A interpretação judiciária cabe a tribunal ad hoc ou a árbitro e a jurisdicional, a organismo internacional de jurisdição permanente.
Pode-se recorrer a pesquisa histórica dos trabalhos negociais do Tratado para que se chegue à interpretação.
Direito Internacional - Direito Internacional Privado - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Os tratados internacionais, nos termos da Convenção de Viena, contam com regra geral interpretativa, nomeadamente,
a abstração do contexto e a fixação na literalidade, que inclusive enseja cláusula rebus sic stantibus.
a abstração de qualquer prática posterior na aplicação do tratado pela qual fique estabelecido o acordo das partes relativo à interpretação.
a utilização da boa-fé, de conformidade com o sentido comum que deve ser atribuído aos termos do tratado em seu contexto à luz de seu objeto e finalidade.
a proibição de utilização de meios suplementares de interpretação, especialmente no que toca à utilização da documentação que instrui os trabalhos preparatórios do tratado.
Direito Internacional - Direito Internacional Privado - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Nos termos da Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados, de 1969, Estado negociador, signifi ca, efetivamente,
Segundo a Convenção de Viena, são obrigações do comprador, exceto:
Direito Internacional - Direito Internacional Privado - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
A denegação da homologação para reconhecimento ou execução de sentença arbitral estrangeira por vícios formais
obsta que a parte interessada renove o pedido, suscitando preclusão, dado que se presume que o objeto do litígio não é suscetível de ser resolvido por arbitragem.
não obsta que a parte interessada renove o pedido, independentemente de saneamento dos vícios apresentados, dado que não há limites para requerimentos de homologação, em relação ao mesmo laudo arbitral.
obsta que a parte interessada renove o pedido, dado que se presume que o vício de formalidade indique instituição desconhecida pelo direito brasileiro.
Quanto ao papel do indivíduo nas relações internacionais, considera-se que:
é sujeito propriamente dito de direito internacional.
tem capacidade de agir em direito internacional.
possui personalidade jurídica internacional ativa.
pode dispor livremente sobre aquisição e perda de sua própria nacionalidade.
passou a beneficiar-se de crescente proteção internacional a partir do final da Segunda Guerra.
A cooperação técnica brasileira com países em desenvolvimento é balizada, essencialmente, pelas políticas e diretrizes emanadas do Ministério das Relações Exteriores e pelo perfil da demanda apresentada pelos países com os quais o Brasil mantém Acordos de Cooperação. As ações de Cooperação Técnica Entre Países em Desenvolvimento envolvem basicamente a cooperação com quais países:
Marque a afirmativa incorreta no que se refere ao sistema interamericano de defesa dos direitos humanos.
A Corte Interamericana julga conflitos envolvendo violações de direitos humanos de pessoas ou grupo de pessoas e os respectivos Estados.
Para que a Corte Interamericana de Direitos Humanos possa julgar ação o Estado não precisa reconhecer formalmente sua jurisdição, mas apenas ratificar a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José).
A regra do esgotamento dos recursos internos, considerada como um dos requisitos de admissibilidade perante a Comissão Interamericana admite exceção, caso haja denegação de justiça no Estado onde houver ocorrido a violação dos direitos humanos.
Uma pessoa humana pode submeter, individualmente, caso de violação de direitos humanos à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
As regras do sistema interamericano foram baseadas no ordenamento jurídico criado no Mercosul.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...