Lista completa de Questões de Direito Penal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Penal - Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
É correto afirmar que o funcionário público que
concorre, por imprudência ou negligência, para o crime de outro servidor público, comete peculato doloso.
subtrai, mediante fraude, ou sem esta, dinheiro ou bem móvel público, comete estelionato-apropriação.
se apropria de dinheiro ou utilidade pública, que recebeu por erro, pratica peculato-furto.
se apropria de dinheiro ou de outro bem público de que tem a posse, pratica peculato-estelionato.
usa verba pública ou bens, de que tem a posse em razão do cargo, para promover reuniões sociais, em proveito próprio ou de terceiros, pratica peculatodesvio.
Direito Penal - Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Paulino, que é servidor público, e seu vizinho Silvestre, que não tem vínculo funcional com a administração pública, subtraíram o computador e a impressora utilizados por Paulino na sua unidade de lotação, apropriando-se dos equipamentos. Silvestre tem conhecimento da profissão de Paulino.
Nessa hipótese, Paulino e Silvestre devem responder pelo(s) crime(s) de
peculato e furto, respectivamente.
peculato.
furto e peculato, respectivamente.
furto.
peculato e apropriação indébita, respectivamente.
Quando o tipo penal exige para a consumação do delito a produção de um dano efetivo, o crime é
de perigo concreto.
formal.
de mera conduta.
material.
de perigo abstrato.
Direito Penal - Moeda Falsa - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Estabelece o Decreto-Lei nº 2.848/40 que a conduta típica descrita como "Falsificar, fabricando-os ou alterando-os bilhete, passe ou conhecimento de empresa de transporte administrada pela União, por Estado ou por Município", incorre na pena de
detenção de um ano a quatro anos, e multa.
reclusão de três anos a seis anos, e multa.
detenção de dois anos a seis anos, e multa.
detenção de três anos a oito anos, e multa.
reclusão de dois a oito anos, e multa.
Direito Penal - Crimes Contra a Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos crimes praticados contra a administração pública, cada um dos itens de 76 a 81 apresenta uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Geraldo, imputável, após ser abordado por 3 policiais militares em uma blitz, com a clara intenção de menosprezar e desprestigiar a função do agente público, passou a ofender verbalmente toda a guarnição policial, tendo, em decorrência disso, recebido voz de prisão e sido conduzido à presença da autoridade policial competente. Nessa situação, Geraldo responderá pelo crime de desacato por três vezes, considerando-se o número de policiais que foram ofendidos, sujeitos passivos principais do delito.
Direito Penal - Crimes Praticados por Funcionário Público Contra a Administração em Geral - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Analise:
I. Aquele que oferece ou promete, direta ou indiretamente, vantagem indevida a funcionário público para que pratique, omita ou retarde ato de sua competência.
II. Funcionário público que retarda ou deixa de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou o pratica contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse econômico ou não.
Referidas condutas caracterizam, respectivamente, os crimes de
corrupção passiva e corrupção ativa.
corrupção ativa e prevaricação.
prevaricação e corrupção passiva.
corrupção ativa e tráfico de influência.
Denomina-se flagrante impróprio ou quase-flagrante a prisão de quem
é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por outra pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração.
está cometendo a infração penal.
acaba de cometer a infração penal.
é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração.
é encontrado, dias depois, de posse da arma com a qual o delito foi praticado.
Direito Penal - Moeda Falsa - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Dispõe o Decreto-Lei nº 2.848/40 que quem usa ou restitui à circulação, embora recibo de boa-fé, qualquer dos papéis falsificados ou alterados, a que se referem este artigo e o seu § 2º, depois de conhecer a falsidade ou alteração, incorre na pena de
reclusão de 2 (dois) meses a 6 (seis) meses, ou multa.
detenção de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, ou multa.
reclusão de 3 (três) meses a 9 (nove) meses, ou multa.
detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.
reclusão de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, ou multa.
De acordo com a Lei nº 8.137/90, são circunstâncias que podem agravar as penas previstas para os crimes contra a Ordem Tributária, a Economia e as Relações de Consumo, praticados por particulares, dentre outras,
valer-se de posição dominante no mercado para elevar, sem justa causa, o preço de bem ou serviço.
estabelecer monopólio com a finalidade de eliminar a concorrência.
praticar o crime em relação à prestação de serviços essenciais à vida ou à saúde.
cometer o crime em detrimento de pessoa maior de 70 (setenta) anos.
ocasionar prejuízo à sociedade controlada pelo Poder Público.
Direito Penal - Das Penas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
As Penas Restritivas de Direitos são aplicadas para os crimes praticados sem violência, cuja sanção penal é de:
0 a 4 anos de condenação.
até 8 anos de condenação.
1 a 10 anos de condenação.
prisão semi-aberta.
reclusão em penitenciária agrícola.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...