Lista completa de Questões de Direito Processual Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Processual Civil - Forma dos atos processuais - Ministério Público de Goiás (MPE - GO) - 2009
Analise as proposições abaixo e, após, marque a alternativa correta.
I - Os atos processuais são públicos. Correm, todavia, em segredo de justiça os processos em que o exigir o interesse público ou que dizem respeito a casamento, filiação, separação dos cônjuges, conversão desta em divórcio, alimentos e guarda de menores. O direito de consultar os autos e de pedir certidões de seus atos é restrito às partes e a seus procuradores. O terceiro, que demonstrar interesse jurídico, pode requerer ao juiz certidão do dispositivo da sentença, bem como de inventário e partilha resultante do desquite.
II - Os atos das partes, consistentes em declarações unilaterais ou bilaterais de vontade, produzem imediatamente a constituição, a modificação ou a extinção de direitos processuais. A desistência da ação só produzirá efeito depois de homologada por sentença.
III - Quando se tratar de processo total ou parcialmente eletrônico, os atos processuais praticados na presença do juiz poderão ser produzidos e armazenados de modo integralmente digital em arquivo eletrônico inviolável, na forma da lei, mediante registro em termo que será assinado digitalmente pelo juiz e pelo escrivão ou chefe de secretaria, bem como pelos advogados das partes.
IV - Os atos processuais realizar-se-ão em dias úteis, das 6 (seis) às 20 (vinte) horas. Serão, todavia, concluídos depois das 20 (vinte) horas os atos iniciados antes, quando o adiamento prejudicar a diligência ou causar grave dano. Durante as férias e nos feriados não se praticarão atos processuais. Excetuam-se: a) a produção antecipada de provas; b) a citação, a fim de evitar o perecimento de direito; c) o arresto, o seqüestro, a penhora, a arrecadação, a busca e apreensão, o depósito, a prisão, a separação de corpos, a abertura de testamento, os embargos de terceiro, a nunciação de obra nova e outros atos análogos.
Apenas uma das afirmações acima está correta.
Apenas duas das afirmações acima estão corretas.
Apenas três afirmações acima estão corretas.
Todas as quatro afirmações acima estão corretas.
Considere as afirmações abaixo.
I. Tratando-se de penhora de meação de bem indivisível, a alienação judicial só poderá ser efetivada com a concordância do cônjuge alheio à execução.
II. Na execução de crédito com garantia anticrética, a penhora recairá, preferencialmente, sobre a coisa dada em garantia.
III. A parte poderá requerer a substituição da penhora se não obedecer à ordem legal.
De acordo com o Código de Processo Civil, está correto o que se afirma APENAS em
III.
II e III.
I e III.
I e II.
I.
Sobre as respostas do réu em uma ação de conhecimento considere:
I. De acordo com o ônus da impugnação específica, o réu, até a decisão saneadora, deverá manifestar-se sobre todos os fatos narrados na petição inicial, sob pena destes serem tidos por incontroversos.
II. Antes de discutir o mérito, caberá ao réu, na contestação, arguir a perempção, quando esta tiver ocorrido.
III. A exceção de incompetência poderá ser protocolizada no juízo do domicílio do réu, com requerimento de sua remessa ao juízo que determinou a citação.
IV. Os fatos não impugnados pelo réu na contestação não serão tidos por incontroversos, se estiverem em contradição com a defesa, considerada em seu conjunto.
V. Se indeferida liminarmente a reconvenção, contra essa decisão caberá apelação que deverá ser recebida somente no efeito devolutivo, permitindo o prosseguimento da ação.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III e IV.
I, II e IV.
II, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
Devem ser arguidas em preliminar da contestação
a incompetência absoluta, a coisa julgada e a conexão.
a incompetência absoluta, a incompetência relativa e a coisa julgada.
a incompetência relativa, a conexão e a coisa julgada.
somente a incompetência absoluta e a incompetência relativa.
somente a conexão e a coisa julgada.
Direito Processual Civil - Procedimento ordinário - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2009
É cabível ao réu assumir no mesmo processo a figura de autor quando, ao invés de apenas contestar, apresenta reconvenção. Sobre aludido instituto, assinale a opção CORRETA.
O juiz dará trâmite ao pedido reconvencional mesmo que o autor desista da ação principal.
A ação e a reconvenção poderão ser julgadas por sentenças diversas, em casos excepcionais.
Ofertada a reconvenção, o reconvindo apresentará contestação no prazo de 10 (dez) dias.
A ausência de contestação à reconvenção autoriza a aplicação dos efeitos da revelia em face do reconvindo.
A sentença que concluir pela procedência de ação popular, em que o Município figura, juntamente com o prefeito, como réus,
não está sujeita ao duplo grau de jurisdição obrigatório.
está sujeita ao duplo grau de jurisdição obrigatório, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal
pode ser recorrida pelo Ministério Público.
está sujeita a recurso de apelação, sem efeito suspensivo.
está sujeita a agravo de instrumento, com efeito suspensivo.
Publicado o acórdão do Superior Tribunal de Justiça que julga em definitivo recurso especial repetitivo, escolhido dentre aqueles que tratam de idêntica questão de direito,
os agravos de instrumento serão julgados pelo Presidente do STJ, se ainda não distribuídos.
os recursos especiais deverão ser encaminhados ao STJ, independentemente do resultado do acórdão recorrido coincidir ou não com a orientação do STJ.
na hipótese de o acórdão recorrido divergir da orientação do STJ, não poderá o tribunal examinar a admissibilidade do recurso especial, que será remetido ao STJ.
o Presidente do STJ não terá competência para julgar os recursos especiais encaminhados após a referida publicação e ainda não distribuídos.
os recursos sobrestados serão novamente examinados pelo tribunal de origem na hipótese de o acórdão recorrido coincidir com a orientação do STJ.
É defesa a sentença ilíquida nos processos sob procedimento comum sumário, cumprindo ao juiz, se for o caso, fixar de plano, a seu prudente critério, o valor devido, nas causas de
ressarcimento por danos em prédio urbano.
cobrança de seguro, relativamente aos danos causados em acidente de veículo.
cobrança ao condômino de quaisquer quantias devidas ao condomínio.
cobrança de honorários de profissionais liberais.
ressarcimento por danos em prédio rústico.
Em ação acidentária, o segurado, assistido por advogado, celebrou transação com o INSS, fixando o valor do benefício mensal a ser recebido pelo segurado. A transação foi homologada judicialmente. Dessa decisão apelou o Ministério Público. Nesse caso, a apelação do Ministério Público
somente poderá ser conhecida se for interposta na forma adesiva ao recurso interposto pelo segurado, por meio de seu advogado.
não deverá ser conhecida, por falta de legitimidade recursal, porque o segurado está assistido por advogado.
não deverá ser conhecida, por falta de interesse recursal, porque houve transação livremente celebrada e homologada judicialmente.
deverá ser conhecida, porque o Ministério Público tem legitimidade e interesse recursais, ainda que o segurado esteja assistido por advogado.
somente poderá ser conhecida se o segurado, por meio de seu advogado, não recorrer.
Assinale a alternativa correta:
A tutela que antecipa pagamento de soma à vítima de ato ilícito é tutela ressarcitória antecipada.
A tutela antecipada não pode ser concedida em face de qualquer modalidade de sentença.
A tutela antecipada não pode ser requerida em procedimento sumário.
O autor, a título de antecipação de tutela não poderá requerer providência de natureza cautelar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...