Lista completa de Questões de Direito Processual Civil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Processual Civil - Atos de comunicação - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
No Processo Civil, a citação poderá ser feita pelo correio:
Na ação de despejo.
Quando o réu for pessoa incapaz.
Nos processos de execução.
Quando a parte ré for pessoa de direito público.
Nas ações de estado.
Direito Processual Civil - Atos de comunicação - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Assinale a alternativa correta, no tocante à intimação no Processo Civil:
Quando a intimação for feita por oficial de justiça, o prazo começa a correr da data da ciência da pessoa citada.
Quando a intimação for feita pelo correio, o prazo começa a correr da data de recebimento da correspondência, pela pessoa citada, desde que seja observada a necessidade da assinatura do aviso de recebimento pela mesma.
A intimação do advogado da parte acionada não poderá ser procedida em audiência, ainda que a decisão seja publicada na mesma.
O prazo para interposição de recurso conta-se a partir do dia posterior da data em que os advogados são intimados da decisão, sentença ou acórdão.
A intimação do Ministério Público, em qualquer caso, será feita pessoalmente.
Direito Processual Civil - Atos de comunicação - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Analise as seguintes assertivas, a respeito da intimação no processo civil:
I. Apenas no Distrito Federal e nas Capitais dos Estados as intimações poderão ser procedidas por publicação dos atos no órgão oficial.
II. Não dispondo a lei de outro modo, as intimações serão feitas às partes, aos seus representantes legais e aos advogados pelo correio ou, se presentes em cartório, diretamente pelo escrivão ou chefe de secretaria.
III. A certidão de intimação procedida pelo oficial de justiça, deve conter, obrigatoriamente, sob pena de nulidade, o número e o órgão expedidor da carteira de identidade da pessoa intimada.
IV. As intimações se efetuam de ofício, em processos pendentes, saldo disposição em contrário.
V. As intimações consideram-se realizadas no primeiro dia útil seguinte, se tiverem ocorrido em dia em que não tenha havido expediente forense.
São corretas as assertivas:
I, II e III
I, II e V.
I, III e IV.
II, IV e V.
III, IV e V.
Direito Processual Civil - Procedimento ordinário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Quanto à resposta do réu, assinale a opção incorreta.
Reconvenção é a ação do réu contra o autor, oferecida como defesa dentro de processo já iniciado. Assim, o oferecimento de reconvenção pelo réu faz instaurar relação processual nova, distinta e paralela à que se fez inaugurar com a propositura da ação pelo autor contra aquele réu.
Em observância ao princípio da eventualidade ou da concentração da defesa, em regra, o réu tem o ônus de argüir, na contestação, todas as teses de direito possíveis e congruentes entre si, sob pena de preclusão do direito de invocar, em fases posteriores do processo, matéria de defesa não manifestada na contestação.
A exceção de suspensão e impedimento pode ser oposta pelo autor, pelo réu, pelo terceiro interveniente ou pelo Ministério Público, quando este atua como fiscal da lei, e deve ser argüida dentro de 15 dias da data do conhecimento do fato que ocasionou o impedimento ou a suspeição do juiz. Entretanto, somente o réu, no prazo da resposta, tem legitimidade para opor exceção de incompetência.
Se, depois de apresentada a contestação, ocorrer a prescrição ou a decadência da pretensão do autor, somente o juiz, de ofício, pode conhecer da matéria, não sendo permitido ao réu alegar tal defesa, em face da preclusão consumativa e ofensa ao princípio da eventualidade.
Direito Processual Civil - Atos de comunicação - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Analise as seguintes assertivas, a respeito da impossibilidade de se proceder à citação no Processo Civil:
I. A citação não poderá ser feita, exceto para se evitar o perecimento do direito, ao parente afim, em segundo grau, de pessoa morta, nos sete dias seguintes ao falecimento.
II. A citação não poderá ser feita, exceto para se evitar o perecimento do direito, aos noivos, nos primeiros cinco dias de bodas.
III. A citação não poderá ser feita, exceto para se evitar o perecimento do direito, a quem estiver assistindo a qualquer culto religioso.
IV. A citação não poderá ser feita, exceto para se evitar o perecimento do direito, aos doentes, enquanto grave o seu estado.
V. A citação não poderá ser feita, em nenhuma hipótese, ao cônjuge de pessoa morta, nos sete dias seguintes ao falecimento.
São corretas as assertivas:
I, II e IV.
I, II e V.
I, III e IV.
II, III e V.
III, IV e V.
Direito Processual Civil - Prazos - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Assinale a alternativa INCORRETA:
Podem as partes, desde que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptórios.
Podem as partes, de comum acordo, reduzir ou prorrogar o prazo dilatório.
O juiz poderá, nas comarcas onde for difícil o transporte, prorrogar quaisquer prazos, mas nunca por mais de 60 (sessenta) dias.
A parte poderá renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor.
NÃO é título extrajudicial
A propósito de competência, assinale a opção incorreta.
Direito Processual Civil - Procedimento ordinário - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção falsa.
A presunção deixada a critério e prudência do magistrado, que se funda naquilo que cotidiana, habitual ou ordinariamente acontece, denomina-se simples, comum ou hominis.
Arbitramento é o exame pericial tendo em vista determinar o valor da coisa ou da obrigação a ela ligada, muito comum na desapropriação, nos alimentos, na indenização dos danos por atos ilícitos.
A prova deve ser admissível, pertinente e concludente.
A confi ssão é irrevogável, logo não poderá ser anulada se oriunda de erro de fato ou de coação.
As testemunhas instrumentárias devem pronunciar-se sobre o conteúdo do instrumento que subscrevem.
É certo que o juiz
apreciará a prova, atendendo aos fatos e às circunstâncias constantes dos autos, somente se forem alegadas pelas partes.
pode se eximir de sentenciar ou de despachar, alegando lacuna ou obscuridade da lei.
não precisa indicar na sentença os motivos que lhe formaram o convencimento.
responderá por perdas e danos quando, no exercício de suas funções, proceder com dolo.
não poderá, de ofício, determinar as provas necessárias à instrução do processo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...