Lista completa de Questões de Direito Processual Civil do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Das teorias sobre a natureza jurídica da ação é correto afirmar:
A teoria civilista de Savigny considera que o direito de ação tem autonomia em relação ao direito material.
A teoria do direito concreto (Bullow e Wach) não reconhece a autonomia do direito processual em relação ao direito material, de maneira que para a mesma tais direitos se identificam no exercitamento da pretensão.
Para Enrico Tulio Liebman ( teoria eclética), o direito de ação tem dois aspectos, o direito de demanda ou de acesso ou petição (incondicionado) e o direito de ação propriamente dito, que exige o preenchimento de condições a viabilizar o julgamento efetivo da pretensão deduzida.
A teoria do direito abstrato (Degenkolb e Plósz) preconiza que somente terá havido o exercício da ação se a tutela jurisdicional invocada for concedida.
Direito Processual Civil - Jurisdição e ação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne à teoria da ação, à inicial e ao pedido, julgue os seguintes itens.
Conforme raciocínio possível a partir da teoria eclética da ação, adotada pelo CPC, no caso de ação de conhecimento ajuizada com o fim de obter a condenação de alguém ao pagamento de quantia já expressa em título executivo extrajudicial válido e vencido, existe carência de ação por ausência do interesse de agir, e não improcedência do pedido por falta de direito à tutela requerida.
Direito Processual Civil - Jurisdição e ação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne à teoria da ação, à inicial e ao pedido, julgue os seguintes itens.
Afirmar que o CPC adotou a teoria da substanciação do pedido em detrimento da teoria da individuação significa dizer que, para a correta identificação do pedido, é necessário que constem da inicial os fundamentos de fato e de direito, também identificados como causa de pedir próxima e remota.
Direito Processual Civil - Jurisdição e ação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da formação, suspensão e extinção do processo, julgue os itens a seguir.
A estabilização da relação processual por meio da citação é essencial à própria existência do processo, considerando-se proposta a ação a partir do momento em que ocorre citação válida, o que também implica a litispendência, torna prevento o juízo e faz litigiosa a coisa.
Direito Processual Civil - Jurisprudência do STJ - Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG) - 2009
Constitui entendimento sumulado dos Tribunais Superiores, EXCETO:
É cabível execução por título extrajudicial contra a Fazenda Pública.
No tribunal de contas estadual, composto por sete conselheiros, quatro devem ser escolhidos pela assembléia legislativa e três pelo chefe do poder executivo estadual, sendo que, destes, uma escolha é discricionária e as outras duas são vinculadas.
Os créditos de natureza alimentícia não dispensam a expedição de precatório, apenas são isentos da observância da ordem cronológica dos precatórios decorrentes de condenações de outra natureza.
É inconstitucional a imissão provisória independentemente de citação do réu em ação de desapropriação.
O documento pelo qual uma pessoa recorre à autoridade judicial para garantir direito ameaçado de violação chama- se
convocatória.
liminar.
medida cautelar.
instrução normativa.
notificação.
Direito Processual Civil - Medidas Cautelares - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Assinale a alternativa correta
Medidas cautelares possuem o traço da satisfatividade.
As medidas cautelares são o instrumento do processo. Por isso mesmo, em princípio, não julgam mérito. São, ainda, procedimentalmente autônomas, mas substancialmente dependentes do processo principal.
A medida cautelar incidental de seqüestro não será proposta diretamente no Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal caso o feito principal a que visa proteger esteja tramitando naquela unidade jurisdicional em grau de recurso.
A antecipação da tutela não constitui um incidente, mas sim um procedimento autônomo em relação processo principal.
Quando a medida cautelar for concedida em procedimento preparatório, cabe à parte propor a ação principal no prazo de
sessenta dias, contados da data da efetivação da medida cautelar.
trinta dias, contados da data da efetivação da medida cautelar.
quinze dias, contados da data da prolação do despacho judicial que conceder a medida cautelar.
trinta dias, contados da data da prolação do despacho judicial que conceder a medida cautelar.
sessenta dias, contados da data da prolação do despacho judicial que conceder a medida cautelar.
Direito Processual Civil - Medidas Cautelares - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
Sobre as cautelares nominadas, é correto afirmar que
o sequestro tem lugar quando o devedor, que tem domicílio, ausenta-se ou tenta ausentar-se furtivamente.
o juiz, a requerimento da parte, pode decretar o arresto dos frutos e rendimentos do imóvel reivindicando, se o réu, depois de condenado por sentença ainda sujeita a recurso, os dissipar.
se procede ao arrolamento sempre que há fundado receio de extravio ou de dissipação de bens.
a produção antecipada de provas tem lugar, como procedimento preparatório, no caso de documento próprio ou comum, em poder de co-interessado, sócio, condômino, credor ou devedor; ou em poder de terceiro que o tenha em sua guarda, como inventariante, testamenteiro, depositário ou administrador de bens alheios.
todo aquele que desejar prevenir responsabilidade, prover a conservação e ressalva de seus direitos ou manifestar qualquer intenção de modo formal, poderá fazer por escrito a sua justificação, em petição dirigida ao juiz e requerer que da mesma se intime a quem de direito.
Direito Processual Civil - Medidas Cautelares - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que diz respeito à busca e apreensão, assinale a opção correta.
Na busca e apreensão de bens, com exceção de situações abarcadas por lei especial, a adoção do rito específico previsto pelo CPC independe de se tratar de medida de cunho tipicamente cautelar.
Na busca e apreensão, exige-se que o requerente apresente desde o início prova inequívoca da localização daquilo que pretenda buscar e apreender.
Ausente a prova para a convicção do juiz quanto à necessidade da medida liminar, é possível a designação da audiência de justificação para oitiva de testemunhas, desde que com prévia intimação do réu.
Seja a busca e apreensão de cunho cautelar ou satisfativo, o exame dos pressupostos necessários ao deferimento deve ser feito de idêntica forma, exigindo-se mais que a probabilidade do direito, em razão das consequências da medida.
Na busca e apreensão prevista em lei especial, o rito é aquele definido no livro do processo cautelar, desde que o cunho da medida seja assecuratório e não antecipatório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...