Lista completa de Questões de Direito Processual Civil do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A execução
de prestação alimentícia: autoriza a prisão civil do devedor, pelo prazo de 3 a 6 meses.
contra a Fazenda Pública: implica penhora de tantos bens quantos bastem para a satisfação do credor.
dos alimentos provisionais: pode se dar nos moldes do artigo 733 do Código de Processo Civil, mesmo que ainda não haja sentença.
pode ser ajuizada independentemente de título executivo, se o credor for parte hipossuficiente.
autoriza a prisão do devedor que dissipar os bens penhorados.
No curso de um processo judicial foi determinada a penhora de pequena propriedade rural, tal como definida em lei, para pagamento de débito estranho à atividade produtiva desenvolvida no imóvel. Considerando que a dívida foi contraída pelo proprietário do imóvel penhorado, que a propriedade em questão é trabalhada pelo devedor e sua família e que o devedor possui outros imóveis, a penhora foi determinada
Os embargos do devedor
como regra, serão recebidos no efeito suspensivo.
deverão ser opostos após garantia do juízo por meio de penhora, depósito ou caução, necessariamente.
quando houver mais de um executado, com diferentes procuradores, o prazo para oposição dos embargos do devedor será contado em dobro.
não podem ser rejeitados liminarmente, exigindo sempre julgamento meritório das razões aduzidas nos autos.
serão oferecidos no prazo de 15 dias, contados da data da juntada aos autos do mandado de citação devidamente cumprido.
Os embargos do devedor
são recebidos, em regra, somente no efeito devolutivo, excepcionalmente admitindo-se seu recebimento no duplo efeito.
são cabíveis, como defesa, tanto no cumprimento de sentença como na execução por título extrajudicial.
exigem somente julgamento meritório, não havendo hipótese de rejeição liminar, por sua natureza.
para serem opostos, necessariamente, o executado terá garantido previamente o Juízo.
seguem rito especial, não havendo possibilidade de audiência instrutória.
Direito Processual Civil - Embargos do Devedor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação às espécies e às fases de um processo, julgue os itens subsecutivos. Qualquer que seja a natureza da prestação executada, o prazo para o devedor opor embargos contar-se-á da juntada do mandado de citação aos autos.
A respeito dos embargos de terceiro, considere:
I. Podem ser opostos, no processo de execução, até 5 dias depois do embargante tomar ciência do ato de constrição judicial. II. Os embargos poderão ser contestados no prazo de 15 dias. III. Admitem-se embargos de terceiro para o credor com garantia real obstar a alienação judicial do objeto da hipoteca, penhor ou anticrese. Está correto o que se afirma APENAS emI e II.
I e III.
II.
II e III.
III.
João, com sessenta e seis anos de idade, obteve decisão favorável, já transitada em julgado, em demanda de revisão de proventos de aposentadoria movida contra a União. Os cálculos de execução alcançam o montante de R$ 290.000,00 (duzentos e noventa mil reais).
Considerando que os cálculos estejam corretos e que a União não oponha embargos à execução, o valor devido a Joãopoderá ser inteiramente pago por Requisição de Pequeno Valor (RPV), uma vez que o autor é idoso.
será pago com preferência sobre todos os demais débitos, até o equivalente ao triplo do fixado em lei para pagamento por RPV, e o restante, na ordem dos precatórios.
deverá ser inteiramente pago por precatório, sem qualquer preferência, uma vez que é vedado o fracionamento de valores.
será fracionado, para fins de recebimento por RPV e o restante por precatório, uma vez que João é pessoa idosa.
será integralmente pago com preferência sobre os demais precatórios, uma vez que o autor é pessoa idosa.
Direito Processual Civil - Execução em geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da liquidação e do cumprimento de sentença e da antecipação dos efeitos da tutela judicial, julgue os itens a seguir.
Não se admite execução provisória de sentença, que somente poderá ser cumprida depois de ocorrido o trânsito em julgado que aperfeiçoará o título executivo judicial.
Maria Glória não pagou por roupas compradas em loja de Porto Seguro. Executada, pois emitiu cheque que voltou sem a devida provisão de fundos, procura advogado para embargar a execução, alegando a má qualidade das roupas adquiridas. Esses embargos do devedor
Em execução de uma decisão judicial condenatória contra empresa pública federal prestadora de serviço público, a penhora incidente sobre bens integrantes de seu patrimônio é juridicamente
possível, desde que a penhora seja precedida de autorização legislativa de desafetação do bem.
possível, desde que a penhora não recaia sobre bens afetos ao serviço público que possam comprometer a continuidade de sua prestação.
possível, uma vez que os bens das empresas públicas são considerados bens particulares e, portanto, passíveis de penhora nos termos da legislação civil.
possível, uma vez que, embora tenham natureza pública, os bens das empresas públicas são penhoráveis e alienáveis nos termos da legislação civil.
impossível, uma vez que os bens das empresas públicas são considerados bens públicos e, portanto, são impenhoráveis, inalienáveis e imprescritíveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...