Lista completa de Questões sobre Diversas espécies de execução para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A execução
de prestação alimentícia: autoriza a prisão civil do devedor, pelo prazo de 3 a 6 meses.
contra a Fazenda Pública: implica penhora de tantos bens quantos bastem para a satisfação do credor.
dos alimentos provisionais: pode se dar nos moldes do artigo 733 do Código de Processo Civil, mesmo que ainda não haja sentença.
pode ser ajuizada independentemente de título executivo, se o credor for parte hipossuficiente.
autoriza a prisão do devedor que dissipar os bens penhorados.
Direito Processual Civil - Diversas espécies de execução - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação ao processo de execução, assinale a opção correta.
No curso de um processo judicial foi determinada a penhora de pequena propriedade rural, tal como definida em lei, para pagamento de débito estranho à atividade produtiva desenvolvida no imóvel. Considerando que a dívida foi contraída pelo proprietário do imóvel penhorado, que a propriedade em questão é trabalhada pelo devedor e sua família e que o devedor possui outros imóveis, a penhora foi determinada
Xisto é processado e condenado ao pagamento de indenização por danos morais e materiais em favor de Tomé, na quantia total de R$ 100.000,00. Iniciada a fase de cumprimento de sentença para pagamento do débito, Xisto tem um apartamento de sua propriedade na praia penhorado e devidamente avaliado por perito judicial. Maria, José e Paulo, cônjuge, filho e genitor de Xisto, respectivamente, pretendem exercer o direito de remição e, para tanto, poderão requerer a adjudicação do bem penhorado, oferecendo preço não inferior ao da avaliação e, havendo divergência entre os pretendentes, com igualdade de oferta após uma licitação entre eles, terá preferência na adjudicação,
Maria, Paulo e José, nessa ordem.
José, Paulo e Maria, nessa ordem.
Maria, José e Paulo, nessa ordem.
Paulo, Maria e José, nessa ordem.
José, Maria e Paulo, nessa ordem.
Na execução por quantia certa contra devedor solvente,
dispensa-se o título executivo, se a dívida puder ser provada por testemunhas.
os embargos do devedor só poderão ser oferecidos depois de garantido o Juízo pela penhora.
o executado será citado para, no prazo de 3 dias, efetuar o pagamento da dívida.
quando houver mais de um executado, o prazo para embargar começará a correr a partir da juntada do último mandado citatório cumprido.
os embargos do devedor serão oferecidos no prazo de 10 dias, contados da juntada aos autos do mandado de citação, independentemente de penhora.
Direito Processual Civil - Diversas espécies de execução - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na execução contra o Instituto Nacional do Seguro Social INSS, o prazo para os embargos do devedor (Art. 730, do CPC), é de:
Sobre as impenhorabilidades, é correto afirmar:
os rendimentos dos bens gravados com cláusula inalienabilidade são absolutamente impenhoráveis.
no direito brasileiro se proíbe o pacto de impenhorabilidade, assim considerado o acordo pelo qual as partes resolvem excluir certo bem do alcance da execução forçada.
são absolutamente impenhoráveis os recursos públicos recebidos por instituições privadas para aplicação compulsória em educação, saúde ou assistência social.
as quantias depositadas em cadernetas de poupança são impenhoráveis até o limite de 60 (sessenta) salários mínimos.
os instrumentos indispensáveis ao trabalho do executado são impenhoráveis, excluídos os bens considerados de elevado valor.
Assinale a opção correta sobre a execução contra a fazenda pública.
Nos embargos à execução contra fazenda pública, é vedado discutir sobre nulidade da citação se o processo correu à revelia.
Considera-se inexigível a obrigação decorrente de sentença contra a fazenda pública fundada em lei ou ato normativo declarados inconstitucionais pelo Supremo Tribunal Federal.
A exceção de incompetência do juízo deve ser oferecida no prazo de 30 (trinta) dias após o oferecimento dos embargos.
A fazenda pública devedora deverá ser citada para em 10 (dez) dias oferecer embargos à execução.
Caso a fazenda pública devedora não pague o débito, nem ofereça embargos, deverá o juiz determinar a penhora de tantos bens quantos sejam necessários à satisfação integral do crédito.
De acordo com o atual Código de Processo Civil no seu artigo 649 são absolutamente impenhoráveis:
a pequena propriedade rural, assim definida em lei, não sendo necessário como requisito que a propriedade seja trabalhada pela família;
os recursos públicos recebidos por instituições privadas para aplicação compulsória em educação, saúde ou assistência social, até o limite de 20 salários-mínimos.
até o limite de 20 (vinte) salários mínimos, a quantia depositada em caderneta de poupança;
os recursos públicos do fundo partidário recebidos, nos termos da lei, por partido político;
os móveis, pertences e utilidades domésticas que guarnecem a residência do executado, até o limite de 20(vinte) salários-mínimos.
A empresa M e Y Ltda. é ré em execução fiscal, tendo sido intimada regularmente da penhora realizada.
Nesse procedimento especial, o prazo para Embargos à Execução corresponde, em dias, adez
quinze
vinte
trinta
sessenta
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...