Lista completa de Questões sobre Medidas Cautelares para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No processo cautelar,
Direito Processual Civil - Medidas Cautelares - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
Quando o devedor, caindo em insolvência, aliena ou tenta alienar seus bens ou transferi-los para o nome de terceiros a fim de frustrar a execução ou lesar credores, é cabível a seguinte medida cautelar:
Direito Processual Civil - Medidas Cautelares - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2013
Eneas e Ulisses litigam pela posse de determinado bem imóvel. Eneas tem receio de que Ulisses vá danifi car o referido bem. Nesse caso, apresenta a ação cautelar de:
Em relação aos procedimentos cautelares específicos, é correto afirmar que
a exibição tem lugar, mesmo que o documento esteja em poder de terceiro que o tenha em sua guarda, como inventariante, testamenteiro, depositário ou administrador de bens alheios.
o juiz pode determinar a busca e apreensão de coisas, mas não de pessoas.
os imóveis e as rendas que deles resultam não podem ser objeto de sequestro.
a produção antecipada de provas tem cabimento quando a parte, antes da ação principal, deseja verificar se sua pretensão tem viabilidade.
o arresto perdura mesmo depois da ocorrência do pagamento.
No que concerne às medidas cautelares, é correto afirmar:
Se por qualquer motivo cessar a eficácia da medida cautelar, é lícito à parte repetir o pedido pelo mesmo fundamento.
A sentença homologatória que o juiz profere na medida cautelar de produção antecipada de prova pericial impede a impugnação do laudo na ação principal.
O requerente do procedimento cautelar não responde ao requerido pelo prejuízo que lhe causar a execução da medida, se a sentença no processo principal lhe for desfavorável.
A medida cautelar de aresto poderá ser deferida independentemente de justificação prévia, se o credor prestar caução real.
O prazo para o requerido contestar o pedido de busca e apreensão e indicar as provas que pretende produzir é de 15 dias.
Analise as afirmações abaixo.
I. A cautelar preparatória não constritiva mantém sua eficácia mesmo quando não proposta ação principal no prazo de trinta dias.
II. A mulher vítima de violência doméstica possui capacidade postulatória para pleitear tutela de urgência pro tetiva.
III. A ação coletiva admite concessão de tutela de urgência tanto na modalidade antecipatória quanto acautelatória, mas a multa cominada liminarmente só será exigível do réu após o trânsito em julgado de decisão favorável ao autor, sendo devida desde o dia em que se houver configurado o descumprimento, não sendo admitida a execução provisória.
IV. O incidente de uniformização de jurisprudência pode ser suscitado pelo Defensor Público em razões recursais ou em petição avulsa dirigida aos autos do recurso, desde que o julgamento ainda esteja em curso e o órgão julgador não seja o especial ou o tribunal pleno.
Estão corretas
As medidas cautelares
são sempre específicas, pelo princípio da taxatividade, inexistindo cautelares inominadas em nosso processo civil.
só podem ser concedidas após audiência prévia de justificação, determinada prioritariamente pelo juiz.
mesmo que não sejam contestadas, não geram o efeito da revelia à parte requerida.
por sua natureza de urgência, não admitem a designação de audiência de instrução e julgamento.
podem ser instauradas antes ou no curso do processo principal, do qual é sempre dependente.
Direito Processual Civil - Medidas Cautelares - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considere que C tenha proposto ação de indenização em face de D, pleiteando a quantia de R$ 50.000,00 a título de danos materiais e R$ 100.000,00 a título de danos morais, e que o juiz tenha julgado os pedidos parcialmente procedentes, tendo condenado D ao pagamento integral do valor pleiteado a título de danos materiais e considerado a ausência de prova do abalo moral. Com base nessa situação, julgue os itens que se seguem. Conforme entendimento do STJ, admite-se que C requeira medida cautelar de sequestro, para a satisfação de seu crédito.
No que toca aos procedimentos cautelares específicos, é correto afirmar:
Em relação às medidas cautelares, é correto afirmar:
Não ocorrem os efeitos da revelia em tais medidas.
São elas instauradas, necessariamente, antes do curso do processo principal, do qual é sempre dependente.
Em nenhuma hipótese serão determinadas pelo juiz sem audiência das partes.
Podem elas ser substituídas, de ofício ou a requerimento de qualquer das partes, pela prestação de caução ou outra garantia menos gravosa para o requerido, sempre que adequada e suficiente para evitar a lesão ou repará-la integralmente.
O requerido será citado, qualquer que seja o procedimento cautelar, para contestar o pedido em dez dias, com a indicação das provas a serem produzidas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...