Lista completa de Questões sobre Procedimento ordinário para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Processual Civil - Procedimento ordinário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A respeito da coisa julgada, assinale a opção correta.
Quando o juiz não enfrenta o mérito, sua decisão não faz coisa julgada material, podendo ser reexaminada e decidida no mesmo processo, se acaso uma das partes desejar rediscutir a matéria.
Ocorrendo o trânsito em julgado da sentença, esta se torna irrecorrível, seja porque transcorrido o prazo recursal, seja porque esgotados todos os meios processuais cabíveis, surgindo, então, a coisa julgada.
A sentença produz efeitos tão-somente entre as partes da relação processual controvertida e dentro do processo em que foi prolatada a decisão, o que torna o seu conteúdo e todas as questões decididas, ainda que incidentalmente e como prejudiciais, imutáveis e indiscutíveis.
A coisa julgada torna a sentença imutável nos exatos limites da decisão, englobando a decisão na parte inseparável, ou seja, no pronunciamento do juiz sobre o pedido do autor e sobre os motivos que o levaram a decidir daquela forma.
A respeito da audiência e em conformidade com a lei processual civil, é correto afirmar que
Direito Processual Civil - Procedimento ordinário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca da sentença proferida no processo civil, assinale a opção correta.
Vige, no Brasil, o sistema processual da substanciação, segundo o qual os fatos narrados influem na delimitação objetiva da demanda e, logicamente, da sentença. Assim, é nula a sentença que não procede à análise de todos os fundamentos jurídicos invocados pelas partes, ainda que os fundamentos utilizados tenham sido suficientes para embasar a decisão.
Ao ser resolvida uma questão incidente, o juiz poderá proferir sentença ou decisão interlocutória. O ato processual será sentença se, decidindo o incidente, o juiz puser termo ao processo sem resolução de mérito, e será decisão interlocutória, quando o ato decisório não encerrar a relação processual.
Nas hipóteses em que o autor não consegue provar o fato constitutivo de seu direito, ele deve arcar com as conseqüências da ausência ou insuficiência de provas, que implicam extinção do processo sem resolução do mérito, por ausência de pressuposto de constituição e desenvolvimento regular do processo.
A sentença que decide a causa diferente da que foi posta em juízo ou contrária ao pedido do autor pode ser corretamente definida como sentença de improcedência da ação. Essa sentença pode ser objeto de apelação, e o tribunal, por ocasião do julgamento, dará ou não provimento ao recurso, para confirmar ou reformar a sentença.
Direito Processual Civil - Procedimento ordinário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens que se sucedem, acerca da petição inicial, da citação e da resposta do réu. A petição inicial, peça inaugural do processo civil na qual o autor narra os fatos, estabelece seu pedido e a causa de pedir, não necessita ser instruída com documentos. Estes, referindo-se à prova dos fatos articulados, somente deverão ser juntados após o despacho saneador, quando se inaugura a fase instrutória do feito.
De acordo com o Código de Processo Civil, NÃO tem a prerrogativa de ser inquirido como testemunha em sua residência, ou onde exerce a sua função o
Direito Processual Civil - Procedimento ordinário - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Verifica-se a necessidade da liquidação de sentença quando:
o juiz proferir a decisão sem determinar a citação do réu;
o réu, embora citado, não contestar o pedido do autor;
o autor e o réu formalizarem um acordo;
as partes não estiverem representadas por advogados;
a decisão não determinar o valor ou não individuar o objeto da condenação.
Considere as seguintes provas:
I. Depoimento pessoal do autor.
II. Inquirição de testemunhas arroladas pelo autor.
III. Depoimento pessoal do réu.
IV. Inquirição de testemunhas arroladas pelo réu.
V. Esclarecimentos do perito e dos assistentes técnicos.
Serão produzidas na audiência na ordem indicada em
Acerca da revelia, considere as seguintes assertivas.
I. Ocorre quando o réu apresenta contestação intempestiva.
II. Não produzirá o efeito da presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor quando se tratar de litígio sobre direitos indisponíveis.
III. Após a sua decretação, poderá o réu intervir no processo em qualquer fase, entretanto, não será intimado dos atos processuis subseqüentes.
IV. Havendo pluralidade de réus e tendo apenas um contestado o feito, será decretada a revelia dos demais.
Pode-se concluir que
De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, o juiz
De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, o juiz
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...