Lista completa de Questões de Direito Processual Penal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Processual Penal - Ação Penal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.
Caso o Ministério Público não ofereça a ação penal no prazo legal, qualquer pessoa do povo poderá oferecer a ação penal de iniciativa privada.
Direito Processual Penal - Ação Penal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens que se seguem.
Nos crimes de ação penal pública condicionada a representação, é defeso à autoridade policial instaurar o inquérito sem a representação do ofendido ou a requisição do ministro da Justiça.
Direito Processual Penal - Prisão e Liberdade Provisória - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Leia com atenção os enunciados abaixo.
I. Transitado em julgado para a acusação a sentença penal condenatória, pode a defesa propor revisão criminal.
II. Em conformidade com o Código de Processo Penal, a prisão preventiva poderá ser decretada pelo delegado somente nos casos de conveniência da instrução criminal ou conveniência da ordem pública.
III. O promotor de justiça, ao analisar um inquérito policial em que "A" aparece como indiciado pelo cometimento de um determinado crime de ação pública incondicionada, observa que já ocorreu a prescrição daquele crime; diante de tal fato requereu o arquivamento do inquérito. Analisando essa situação sob o prisma da Ação Penal, é correto afirmar que está ausente um dos pressupostos processuais.
IV. Conforme o Código de Processo Penal, quando se tratar de prisão em flagrante, a autoridade competente a qual o preso foi apresentado tem o prazo de 24h para comunicar ao juiz a referida prisão.
V. Tratando de ação civil, o Código de Processo Penal preceitua que, transitada em julgado a sentença penal condenatória, e sendo pobre o titular do direito à reparação, a execução da sentença condenatória será promovida, a seu requerimento, pelo Ministério Público.
Assinale a alternativa correta.
I, II e V estão corretas.
I, IV e V estão corretas.
II e III estão corretas.
III e V estão corretas.
Direito Processual Penal - Prisão e Liberdade Provisória - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Dentre as espécies de flagrante delito, assinale a alternativa que define o flagrante presumido ou ficto.
Considera-se em flagrante delito quem está cometendo a infração criminal.
Considera-se em flagrante delito quem acaba de cometer a infração penal.
Considera-se em flagrante delito quem é perseguido logo após, pela autoridade, ou qualquer pessoa em situação que faça presumir ser o autor da infração.
Considera-se em flagrante delito quem é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele o autor da infração penal.
Isis, juíza de direito, ao proferir uma sentença de mérito erra nos cálculos da indenização arbitrada. Nesse caso,
poderá corrigir a sentença de mérito somente a requerimento do Ministério Público.
não poderá corrigir a sentença de mérito porque acabou o seu ofício jurisdicional, cabendo às partes recorrerem da decisão.
não poderá corrigir a sentença de mérito, mas poderá remeter de ofício o processo para a instância superior.
poderá corrigir a sentença de ofício ou a requerimento de qualquer uma das partes.
poderá corrigir a sentença de mérito somente a requerimento do autor e com a concordância expressa do réu.
No que se refre à competência, em matéria processual penal, considere as proposições abaixo.
I. Se diversas pessoas que assistem a um jogo de futebol, ocasionalmente reunidas, praticam depredações no estádio, é o caso de conexão intersubjetiva, por simultaneidade.
II. Se forem praticadas agressões entre os participantes de dois grupos de pessoas em algum lugar, está presente a conexão intersubjetiva, por concurso ou concursal.
III. Se três pessoas resolvem furtar um banco, cada uma praticando atos diferentes ao mesmo tempo, caracteriza-se a conexão objetiva ou teleológica.
IV. Se para condenar aquele que adquiriu, dolosamente, um objeto roubado, é necessário demonstrar que a coisa adquirida era produto de crime, tem-se a conexão instrumental.
Está correto o que contém APENAS em
I, II e III
I, II e IV
I e IV
II e III
III e IV
Nas hipóteses de cabimento de prisão preventiva, a liberdade provisória
é permitida, com fiança e vinculada
é possível, mediante fiança e desvinculada
pode ser concedida sem fiança, mas vinculada
é vedada, por força da legislação processual penal
Em matéria de prisão em flagrante, considere as afirmações abaixo.
I. O flagrante próprio é aquele em que o agente é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas ou objetos que façam presumir ser ele o autor da infração.
II. Ocorre o flagrante obrigatório sempre que qualquer do povo ou agentes policiais prenderem quem quer que seja encontrado em flagrante delito.
III. O flagrante impróprio ocorre quando o agente é perseguido logo após o ilícito, em situação que faça presumir ser ele o autor da infração.
IV. No flagrante esperado a polícia aguarda e observa a atuação do agente, sem ocorrer indução ou provocação de crime, sendo que não é admitida a prisão em flagrante quando tratar-se de flagrante preparado.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
I e IV.
II e IV.
III e IV.
Direito Processual Penal - Sentença - Fundação de Amparo à Pesquisa e Exrensão Universitária (FAPEU) - 2005
Assinale a alternativa CORRETA.
A sentença será publicada:
Pela Imprensa Oficial, com publicação do nome correto do(s) réu(s), seu(s) advogado(s) e do Membro do Ministério Público;
Por intimação pessoal do(s) réu(s), seu(s) advogado(s) e do Membro do Ministério Público, através de mandado judicial;
Em mão do escrivão, que lavrará nos autos o respectivo termo, registrando-a em livro espe-cialmente destinado a esse fim;
Pela intimação do réu(s), do advogado(s) e do Membro do Ministério Público, pela Imprensa Oficial ou, onde não houver, por jornal de circulação normal, sendo afixado, ainda, edital no lu-gar de costume (átrio) do Fórum.
A confissão
extrajudicial não gera efeitos no processo judicial.
é ato unilateral e privativo do réu, a ser praticada pessoalmente.
judicial quando emanada de erro pode ser revogada mediante ação anulatória ou ação rescisória.
espontânea não pode ser feita por mandatário, ainda que com poderes especiais.
de um dos réus não é admitida, em havendo litisconsórcio passivo necessário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...