Lista completa de Questões de Direito Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas localidades em que existir mais de uma Vara do Trabalho haverá um distribuidor. Os distribuidores são designados pelo Presidente do
Tribunal Superior do Trabalho dentre os funcionários das Varas do Trabalho e do Tribunal Regional do Trabalho, existentes na mesma localidade.
Tribunal Regional do Trabalho dentre os funcionários das Varas do Trabalho e do Tribunal Regional do Trabalho, existentes na mesma localidade, e diretamente subordinados ao mesmo Presidente.
Tribunal Superior do Trabalho apenas dentre os funcionários do Tribunal Regional do Trabalho, existente na mesma localidade.
Tribunal Regional do Trabalho apenas dentre os funcionários das Varas do Trabalho, existentes na mesma localidade, e diretamente subordinados ao mesmo Presidente.
Tribunal Regional do Trabalho apenas dentre os funcionários dos Tribunal Regional do Trabalho, existente na mesma localidade, e diretamente subordinados ao mesmo Presidente.
Para estabelecimento da proporcionalidade do período de gozo de férias regulamentares, não serão consideradas as seguintes faltas ao serviço, exceto:
suspensão preventiva para responder a inquérito administrativo ou de prisão preventiva, quando for impronunciado ou absolvido.
permanecer em gozo de licença, com percepção de salários, por mais de 30 (trinta) dias.
tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxilio doença por ate 6 (seis) meses, embora descontínuos.
no período de tempo em que tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar, previstas na letra 'c', do Artigo 65, da Lei n° 4.375.
nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.
Após cada período de 12 (doze) meses de trabalho, inicia-se o seguinte período:
aquisitivo de férias.
abono pecuniário de férias.
concessivo de férias.
gozo de férias.
Nenhum das alternativas acima está correta.
São exames médicos obrigatórios, cumprindo o que prevê a CLT, NR-7 e outras disposições, exceto:
do retorno ao trabalho, motivado por doença, em ausências por mais de 30 dias.
do retorno ao trabalho, motivado por acidente, em ausências por mais de 30 dias.
por motivo de mudança de função.
por motivo de remanejamento, mudança de estabelecimento ou de local de trabalho.
por retorno ao trabalho, com afastamento motivado por parto.
Assinale a alternativa correta, de acordo com os preceitos ditados pela legislação aplicável vigente:
Entende-se por salário de contribuição a soma da remuneração efetivamente recebida ou creditada durante o mês.
O Imposto de Renda Retido na Fonte incide na soma das férias e abono pecuniário, separadamente da soma do salário percebido no mês, sobre a tabela progressiva vigente na data de pagamento.
Se a empresa não marcar as férias do empregado, dentro do período concessivo, deverá realizá-lo, no período aquisitivo seguinte, sob pena de arcar com a remuneração em dobro, alem de assegurar o referido descanso ao mesmo.
Entende-se a licença paternidade como ampliação da falta legal por motivo de nascimento do filho, de 1 (um) dia para 5 (cinco) dias, até o advento de legislação posterior.
O empregado não poderá entrar em gozo de férias sem que apresente ao empregador sua CTPS, para a realização das anotações trabalhistas.
Direito Trabalho - Normas Gerais de Tutela do Trabalho - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Assinale a opção correta.
A figura sucessória trabalhista faz operar a imediata e automática assunção dos contratos trabalhistas pelo novo empregador, então, o novo titular passa a responder pelas repercussões presentes e futuras dos contratos de trabalho transferidos, ressalvandose, porém, as passadas, cujas hipóteses tenham-se consolidado ao tempo em que se fazia presente o antigo titular do empreendimento.
Como os médicos e os engenheiros pertencem a categorias diferenciadas, têm direito à jornada reduzida, respectivamente, de quatro e seis horas diárias.
Para fins de equiparação salarial, é necessário aferir entre empregado e paradigma o exercício de idêntica função, com o desempenho das mesmas tarefas, independentemente da igualdade na nomenclatura dos respectivos cargos.
É ônus que decorre de obrigação legal a manutenção, pelo empregador que tem mais de dez empregados em seus quadros, de registros dos horários trabalhados, não sendo viável a pré-assinalação do intervalo.
O empregado exercente de cargo de confiança está excluído das regras pertinentes ao cômputo e pagamento de horas extras, mesmo quando submetido a rigoroso controle de horário.
Direito Trabalho - Normas Gerais de Tutela do Trabalho - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno:
Será computado na jornada de trabalho quando o local não for servido de transporte público e o empregador fornecer a condução.
Será computado na jornada de trabalho quando o local for de difícil acesso e o empregado se deslocar por meios próprios.
Será computado na jornada de trabalho,salvo quando o empregador fornecer a condução.
Será devido como hora extra in itinere.
Será computado na jornada de trabalho dependendo do meio de transporte utilizado.
Funcionam junto ao Tribunal Superior do Trabalho:
Empresa com personalidade jurídica própria que está sob a administração de outra constitui, para a legislação trabalhista,
grupo econômico.
empresa pública.
empresa de economia mista.
cooperativa de trabalho.
terceirização de serviços.
Direito Trabalho - Normas Gerais de Tutela do Trabalho - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Quanto ao intervalo intrajornada, é correto afirmar que:
os digitadores estão sujeitos ao regime legal de intervalo de 10 minutos de descanso a cada 90 de trabalho consecutivo, não computado na jornada de trabalho.
os intervalos concedidos pelo empregador na jornada de trabalho, não previstos em lei, constituem benefício adicional e não são computados na jornada diária.
o intervalo intrajornada legal não pode ser suprimido por cláusula de convenção coletiva.
o intervalo intrajornada legal do bancário, de 15 minutos, é computado na jornada de trabalho.
o intervalo intrajornada legal não pode ser ampliado por cláusula de convenção coletiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...