Lista completa de Questões de Direito Trabalho do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A gratificação por tempo de serviço
não integra o salário para nenhum efeito legal em razão da sua natureza indenizatória.
integra o salário apenas para o cálculo de aviso prévio.
integra o salário apenas para o cálculo de horas extras e férias.
integra o salário para todos os efeitos legais.
não integra o salário apenas para o cálculo de aviso prévio, descanso semanal remunerado e adicional noturno.
O Município V fornece como utilidade seguro de vida e de acidentes pessoais; o Município X fornece vestuários para a utilização na prestação do serviço; o Município Y fornece transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno em percurso servido por transporte público e o Município Z fornece transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno em percurso não servido por transporte público. Nestes casos, NÃO são consideradas como salários as utilidades fornecidas pelos Municípios
X e Y, apenas.
Y e Z, apenas.
V, X e Z, apenas.
V, X e Y, apenas.
V, X, Y e Z.
Assinale a alternativa correta quanto ao salário.
Salário família é definido como parcelas monetárias devidas pelo empregador ao empregado, em função do número de dependentes inválidos ou menores de 14 anos.
Remuneração é a soma de tudo quanto o empregado recebe, diretamente, do empregador.
As diárias de viagem integram a remuneração, pelo seu valor total e para efeitos indenizatórios, desde que excedam a 50% (cinqüenta por cento) do salário do empregado e enquanto perdurarem as viagens.
Os salários são impenhoráveis, exceto para o pagamento de pensão alimentícia.
Assinale a alternativa correta sobre férias.
O termo inicial do prazo prescricional das férias conta-se do término do período concessivo.
Quanto à remuneração a ser paga no período de férias segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o empregado não receberá salário, pois nesse período houve o afastamento do exercício da sua atividade laboral.
O abono de férias, desde que não exceda 20 dias do salário, integrará a remuneração do empregado para efeitos de legislação do trabalho.
Empregado dispensado por justa causa tem direito a férias já adquiridas e a férias proporcionais.
O regime do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) tornou-se obrigatório para todo contrato de trabalho regido pela CLT a partir da Constituição Federal de 1988. A respeito desse instituto, assinale a alternativa correta.
Havendo rescisão contratual por culpa recíproca, o trabalhador não tem direito ao levantamento dos valores depositados em sua conta vinculada de FGTS no curso do pacto.
A declaração judicial de nulidade do contrato de trabalho celebrado com ente público, em face da ausência do requisito constitucional do concurso público, exclui o direito do trabalhador de movimentar a sua conta vinculada de FGTS.
A extinção normal do contrato a termo, pela expiração do prazo avançado, por não configurar despedida sem justa causa, exclui o direito do trabalhador ao levantamento dos depósitos de FGTS realizados em sua conta vinculada pelo empregador no curso do pacto.
Os depósitos de FGTS em conta bancária vinculada do trabalhador deverão ser realizados pelo empregador, durante o contrato de trabalho, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido.
Incluem-se na base de cálculo do FGTS as prestações in natura, também denominadas de salário-utilidade, fornecidas pelo empregador ao empregado por força do contrato de trabalho.
Direito Trabalho - Remuneração e Salário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, relativos ao direito do trabalho.
Se um empregado da empresa A e um empregado da empresa B, que fazem parte de um mesmo grupo econômico, desempenham a mesma função, com a mesma perfeição técnica, deve haver a equiparação salarial.
Podemos afirmar com relação ao salário mínimo:
I – O salário mínimo regional de Santa Catarina é aplicado a todos os setores econômicos indistintamente.
II – O salário mínimo regional de Santa Catarina é aplicado obrigatoriamente para as categorias profissionais que não têm piso salarial definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo.
III - Prescreve em 2 (dois) anos a ação para reaver a diferença salarial, contados, para cada pagamento, da data em que o mesmo tenha sido efetuado.
IV – É direito do trabalhador que o salário mínimo seja capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social.
A alternativa II é verdadeira e as alternativas I, II, IV são falsas.
As alternativas I e III são falsas e as alternativas II e IV são verdadeiras.
A alternativa I é falsa e as alternativas II, III e IV são verdadeiras.
As alternativas I e IV são verdadeiras e as alternativas II e III são falsas.
Acerca dos direitos e deveres decorrentes das relações de trabalho, julgue os itens que se seguem.
O salário mínimo regional é adotado no Brasil por força das grandes diferenças regionais existentes no país, admitindo-se até, em algumas situações, o seu pagamento em forma de víveres.
Direito Trabalho - Segurança e Medicina do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que concerne a contrato de trabalho, julgue os itens a seguir.
O trabalhador exposto a condições insalubres no desenvolvimento de suas atividades laborais fará jus a um adicional no importe de 30%.
Mário exerce trabalho em condições insalubres, recebendo R$ 1.000,00 a título de salário, bem como adicional de insalubridade. Habitualmente o empregado realiza horas extras. Neste caso, a base de cálculo da remuneração das horas extras
será o salário mínimo acrescido de eventuais gratificações.
não incluirá o adicional recebido em razão da sua natureza específica.
será o salário mínimo sem o acréscimo do respectivo adicional.
será o salário líquido do obreiro.
já incluirá o adicional recebido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...