Lista completa de Questões sobre Contrato Individual de Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Trabalho - Contrato Individual de Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Considerando a estrutura sindical brasileira, os instrumentos de negociação coletiva e o direito de greve, julgue os itens abaixo.
De acordo com o entendimento doutrinário e jurisprudencial prevalente, as cláusulas benéficas previstas em acordos coletivos incorporam-se aos contratos individuais de trabalho, apenas podendo ser suprimidas ou modificadas por outra norma jurídica de igual status normativo.
Direito Trabalho - Contrato Individual de Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens seguintes, relativos à reforma da previdência no Brasil e ao atual sistema previdenciário.
Com o intuito de flexibilizar o processo de demissão do trabalhador, foi instituído, em 1966, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que veio a substituir o sistema anterior, que garantia estabilidade para o trabalhador que permanecesse por mais de dez anos no mesmo emprego.
Um empregado recebe remuneração correspondente ao valor do salário mínimo, sendo que, em virtude do contrato, o empregador lhe fornece parte do salário in natura (alimentação, vestuário, habitação). Nesse caso, a parcela paga em dinheiro não pode ser inferior a
10%
20%
30%
50%
70%
Depois de 3 anos trabalhando para uma empresa, um empregado recebe uma promoção que implica em transferência para localidade diversa daquela onde havia sido celebrado o contrato de trabalho. Nessas condições,
a promoção do empregado concomitante à transferência afasta o direito de receber o adicional de transferência.
a promoção do empregado concomitante à transferência não afasta o direito de receber o adicional de transferência.
a promoção, por ser vantajosa ao empregado, não pode ser recusada.
o pagamento do adicional de transferência desobriga o empregador do pagamento das despesas resultantes da transferência.
o empregado pode ser transferido somente se for promovido a ocupar cargo de confiança.
Direito Trabalho - Contrato Individual de Trabalho - Instituto Municipal de Ensino Superior de São Caetano do Sul (IMES) - 2002
Determinado empregado, demitido por justa causa em 13.10.2001, quando da rescisão do contrato, fará jus ao 13º salário na proporção:
fará jus a 10/12 do 13º salário.
fará jus a 6/12 do 13º salário.
fará jus apenas a 10 /12 do 13º, sendo 1/12 trabalhados e 1/12 referente ao aviso prévio.
não fará jus ao 13º salário.
as alternativas B e D estão corretas.
Direito Trabalho - Contrato Individual de Trabalho - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
Com relação aos adicionais salariais, é correto afirmar que
caso o empregado trabalhe em ambiente perigoso e insalubre, pode cumular os dois adicionais em seu salário.
o adicional de insalubridade incide em percentual a ser aplicado sobre o salário do empregado.
o adicional de periculosidade, que é pago de forma habitual, integra o pagamento do FGTS e do descanso semanal remunerado.
adicional de periculosidade incide em percentuais variáveis (10%, 20% e 40%), conforme o grau mínimo, médio ou máximo.
o adicional de transferência incide quando o empregado é transferido provisoriamente, mas não quando em definitivo.
Direito Trabalho - Contrato Individual de Trabalho - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Acerca das regras de suspensão e interrupção do contrato individual de trabalho, assinale a opção correta.
Quando interrompida a prestação de serviços para que o empregado cumpra as exigências do serviço militar, assiste ao empregador o direito de alterar ou rescindir o contrato de trabalho, no exercício de seu livre poder diretivo.
Considera-se suspenso o contrato de trabalho durante o período em que o trabalhador tiver que comparecer em juízo.
A suspensão punitiva do empregado por período superior a trinta dias apenas será lícita se fundada em razão de extrema gravidade e se previamente comunicada à Delegacia Regional do Trabalho.
Aposentado por invalidez o operário, seu contrato de trabalho ficará suspenso durante o prazo fixado pelas leis da previdência social para a efetivação do benefício.
A percepção de auxílio-doença por período inferior a trinta dias determina a interrupção do contrato de trabalho.
Direito Trabalho - Contrato Individual de Trabalho - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Acerca dos institutos da estabilidade, da garantia de emprego e de seus reflexos sobre o contrato individual de trabalho, assinale a opção incorreta.
Ao dirigente sindical assegura a ordem jurídica a estabilidade no emprego desde o momento de registro de sua candidatura e, se eleito, até um ano após o final do mandato, dependendo a rescisão de seu contrato da prática de falta grave, devidamente apurada em inquérito judicial.
A trabalhadora gestante tem assegurado o emprego no período compreendido entre o momento da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.
Ao trabalhador que sofreu acidente do trabalho é assegurada a estabilidade no emprego pelo período de seis meses após a cessação do auxílio-doença acidentário.
Os empregados eleitos como representantes dos trabalhadores em Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA não podem ser dispensados arbitrariamente, mas apenas quando configurados motivos de ordem disciplinar, técnica, econômica e financeira.
Considera-se estável no emprego o trabalhador que contar mais de dez anos de serviço na mesma empresa, sem ter realizado opção pelo sistema do FGTS, em período anterior ao advento da Constituição de 1988.
O afastamento do empregado em virtude das exigências do serviço militar ou de outro encargo público
para voltar a exercer o cargo que ocupava antes do afastamento, o empregado comunicará sua intenção ao empregador, no prazo máximo de 60 (sessenta) dias contados da data da baixa ou término do encargo.
dá direito que durante os primeiros 60 (sessenta) dias do afastamento, o empregado continuará recebendo sua remuneração.
não será computado na contagem do prazo para o respectivo término dos contratos a prazo determinado, se as partes interessadas acordarem desta forma.
constituirá motivo para alteração do contrato de trabalho por parte do empregador.
configura interrupção do contrato de trabalho, ocorrendo motivo relevante de interesse para a segurança nacional e solicitado por autoridade competente.
O empregado convocado a ocupar em substituição eventual ou temporária, cargo diverso daquele ocupado na empresa, terá garantida
somente a volta ao cargo anterior.
somente a remuneração do valor do salário do substituído.
somente a contagem do tempo naquele serviço.
a contagem do tempo naquele serviço e a volta ao cargo anterior.
a metade da remuneração do valor do salário do substituído e a volta ao cargo anterior.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...