Lista completa de Questões de Direito Trabalho da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
João falsificou documentos para obtenção de horas extras não prestadas. Neste caso, João praticou
incontinência de conduta.
ato de improbidade.
ato de indisciplina.
ato de insubordinação.
ato de desídia.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, em relação a remuneração do empregado, é correto afirmar que
a habitação e a alimentação fornecidas como salário- utilidade deverão atender aos fins a que se destinam e não poderão exceder, respectivamente, a 25% e 20% do salário-contratual.
as comissões, percentagens e abonos pagos pelo empregador não integram o salário.
incluem-se nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagem que não excedam de 50% do salário percebido pelo empregado.
equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço serão considerados salário in natura.
em regra, o pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, pode ser estipulado por período superior a 1 mês, salvo no que concerne a comissões e percentagens.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, a falta do aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito
aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida, somente em algumas hipóteses, a integração desse período no seu tempo de serviço.
ao recebimento de uma multa no valor de 50% sobre o valor do último salário recebido, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.
ao recebimento de uma multa no valor de 50% sobre o valor do último salário recebido, garantida, somente em algumas hipóteses, a integração desse período no seu tempo de serviço.
aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.
ao recebimento de uma multa de 3 vezes o salário mínimo vigente à época, garantida, somente em algumas hipóteses, a integração desse período no seu tempo de serviço.
Considere as seguintes assertivas a respeito de empregador, de acordo com o Decreto-Lei no 5.452/43:
I. As instituições de beneficência bem como os profissionais liberais, que admitirem trabalhadores como empregados, equiparam-se ao empregador para os efeitos exclusivos da relação de emprego.
II. Considera-se empregador a empresa individual que, não assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige pessoalmente a prestação de serviço ou delega a direção.
III. Sempre que uma ou mais empresas, embora tendo, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção de outra, constituindo grupo industrial serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II.
II e III.
III.
O prazo de prescrição para o empregado urbano ou rural propor ação na Justiça do Trabalho, contado da cessação do contrato de trabalho, é de
7 anos.
5 anos.
4 anos.
3 anos.
2 anos.
De acordo com o Decreto Lei nº 5.452/43, os serventuários que, sem motivo justificado, não realizarem os atos, dentro dos prazos fixados, serão descontados em seus vencimentos
em um dia de serviço contado em dobro.
em dez dias de serviço simples.
em dez dias de serviço contados em dobro.
de 5 a 10 dias de serviço simples.
em tantos dias quantos os do excesso.
Para a legislação trabalhista, o empregado é considerado menor e deve ser assistido, quando em juízo, até a idade de
14 anos.
16 anos.
18 anos.
21 anos.
24 anos.
A moradia que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornece habitualmente ao empregado, constitui salário
complessivo.
in natura.
mínimo.
especial.
adicional.
Na sucessão de empresas,
a mudança da titularidade da empresa implica sucessão de empregadores, havendo substituição do empregador.
não existe responsabilidade solidária do sucessor e do sucedido, mas apenas responsabilidade do sucessor que é o empregador.
os bens da empresa sucessora, em regra, não poderão ser penhorados em processos que já estavam em trâmite quando da ocorrência da sucessão.
será necessário, em qualquer hipótese, a elaboração de novo registro de empregados, que obedecerá os mesmos termos do registro anterior.
deve, necessariamente, o sucessor manter a mesma atividade do sucedido, sob pena de não-caracterização da efetiva sucessão.
O direito ao aviso prévio proporcional ao tempo de serviço dos trabalhadores urbanos e rurais é no
máximo de 15 (quinze) dias.
máximo de 30 (trinta) dias.
mínimo de 30 (trinta) dias.
mínimo de 60 (sessenta) dias.
mínimo de 90 (noventa) dias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...