Lista completa de Questões de Direito Tributário para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentre outros, são impostos do Distrito Federal e da União, respectivamente, aqueles
sobre propriedade de veículos automotores e sobre transmissão causa mortis, de bens ou direitos.
sobre operações de crédito e câmbio e sobre prestação de serviços de comunicações.
sobre doação de quaisquer bens ou direitos e sobre operações relativas a títulos ou valores imobiliários.
referentes ao exercício da competência residual e sobre operações relativas a prestação de serviço de transporte interestadual.
sobre produtos industrializados e sobre doação de bens móveis, imóveis ou de direitos.
Com base no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), em relação à hipótese de incidência:
Assinale a alternativa correta:
O IPTU incide sobre a propriedade, o domínio útil de bem imóvel, desde que por acessão física, como definido na lei tributária, localizado na zona urbana do Município ou do Estado.
O IPTU incide sobre a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Estado.
O IPTU incide sobre a propriedade urbana, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, desde que por natureza, como definido na lei tributária, localizado na zona urbana do Município.
O IPTU incide sobre a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou acessão física, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.
O IPTU incide sobre a propriedade urbana, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, desde que por natureza, como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Estado.
Analise as proposições abaixo conforme o enunciado a seguir, marcando V para as verdadeiras e F para as falsas.
Para a celebração do convênio do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) com a União, o Município optante deverá cumprir os seguintes requisitos e condições:
( ) dispor de estrutura de tecnologia da informação suficiente para acessar os sistemas da Receita Federal do Brasil, que contemple equipamentos e redes de comunicação;
( ) prestar, aos sujeitos passivos, atendimento decorrente dos procedimentos fiscais por ele efetuados;
( ) expedir auto de infração, intimação, avisos e outros documentos em conformidade com modelos aprovados pela Receita Federal do Brasil;
( ) arcar com os custos de treinamento a seus servidores e expedição de auto de infração, intimação, avisos e outros documentos.
Assinale a alternativa correta:
V, V, V, F.
V, V, F, V.
V, V, V, V.
F, F, V, F.
Na hipótese de lançamento tributário, quando se opera pelo ato em que a autoridade administrativa fiscal competente, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressa ou tacitamente homologa o recolhimento de tributos, cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento, não há necessidade de prévia anuência do Fisco.
Nesse caso, a modalidade de lançamento tributário configura- se como
Sobre o imposto de transmissão inter-vivos de coisas imóveis, marque a alternativa correta:
Tem como fato gerador somente a transmissão de bens imóveis por natureza.
Tem como fato gerador a transmissão de direitos patrimoniais.
Tem como fato gerador a transmissão de direitos reais, exceto os de garantia.
Tem como fato gerador a transmissão de direitos reais de garantia.
Analise as afirmativas abaixo de acordo com o Art. 46 do Código Tributário Nacional, que diz: O imposto, de competência da União, sobre produtos industrializados tem como fato gerador:
I - o seu desembaraço aduaneiro, quando de procedência estrangeira;
II - a sua saída dos estabelecimentos a que se refere o parágrafo único do artigo 51;
III - a sua arrematação, quando apreendido ou abandonado e levado a leilão.
De acordo com as afirmativas acima:
apenas I está correta.
apenas II está correta.
apenas III está correta.
apenas II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
São contribuintes do ITBI:
I- Nas alienações, o alienante.
II- Nas cessões de direito, o cedente.
III- Nas cessões de direito, o cessionário.
IV- Nas permutas, cada um dos permutantes.
De acordo com os itens acima marque a alternativa correta.
Somente os itens I e II estão corretos.
Somente os itens II, III e IV estão corretos.
Somente os itens III e IV estão corretos.
todos os itens estão corretos.
O Estado do Ceará instituiu o regime de substituição tributária para o recolhimento do ICMS, nas operações com cerveja. No âmbito desse regime, previsto na Constituição Federal de 1988 em seu artigo 150, § 7º, o fabricante de bebidas deve recolher o imposto incidente sobre toda a cadeia de circulação de mercadoria. Nesse caso, o fabricante, em relação ao recolhimento do tributo incidente sobre as posteriores etapas de circulação na cadeia, será
contribuinte, pois mantém relação pessoal e direta com o fato gerador.
responsável pessoal pela obrigação tributária, nos termos do art. 131 do Código Tributário Nacional, pois o Fisco cearense deverá exigir dele o imposto, em caso de inadimplemento.
responsável por substituição pela obrigação tributária, pois a lei determina que substitua o contribuinte, antes da ocorrência do fato gerador do imposto.
responsável por solidariedade tributária passiva, nos termos do art. 124, inciso I, do Código Tributário Nacional, pois tem interesse comum na situação que constitui o fato gerador da obrigação principal.
responsável subsidiário, pois, em caso de inadimplemento, apenas poderá dele ser cobrado o ICMS, no caso de inadimplemento dos contribuintes substituídos.
A respeito do poder de tributar das entidades federativas, assinale a opção INCORRETA.
O preço público não é prestação de natureza tributária, na medida em que a respectiva prestação pecuniária, por decorrer de obrigação firmada por ato de vontade, não se afigura compulsória.
A União Federal tem competência para instituir e cobrar as contribuições parafiscais, inclusive sobre os vencimentos dos servidores públicos estaduais e municipais, para custeio, em benefício destes, de sistema de previdência e assistência social.
Cabe à União, por meio de lei complementar, dispor acerca do fato gerador e da base de cálculo dos impostos estaduais e municipais elencados na Constituição da República.
Na fixação da competência para a instituição e cobrança de taxas, deve-se observar qual a entidade pública competente para prestar o serviço público remunerado ou para exercer o poder de polícia.
Em que pese a imunidade intergovernamental recíproca, os bens, os serviços e as rendas das empresas públicas e das sociedades de economia mista não são imunes à tributação, ainda que utilizados nas funções essenciais das referidas entidades.
Sobre o IPTU, marque a alternativa correta.
O posseiro de terreno pertencente à União não pode ser contribuinte do IPTU.
Não são contribuintes do IPTU os titulares de domínio útil de terreno que, ainda que localizado em zona urbana, seja comprovadamente utilizado para a exploração agroindustrial, com área superior a um hectare.
Somente podem ser contribuintes do IPTU os possuidores do imóvel que tiverem justo título.
O promitente comprador imitido na posse de imóvel de propriedade do Estado não é contribuinte do IPTU.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...