Lista completa de Questões de Direito Tributário para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O art. 151, III, da CF estipula que é vedado à União instituir isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Com base na interpretação e aplicação do mencionado dispositivo, assinale, entre as opções abaixo enumeradas, a que está correta.
A legislaçao federal, quando não inclui o IPI na base de cálculo do ICMS não está isentando o contribuinte do pagamento desse tributo.
Isenção concedida mediante convênio celebrado por Estados-membros, por receber apoio da legislação federal, incide em violação à regra constituicional que veda à União instituir isenções de tributos da competência dos Estados e do Distrito Federal.
A isenção heterônoma é, em regra, admitida pelo art. 151, III, da Constituição Federal.
O constituinte derivado pode outorgar competência à União para instituir isenção de imposto estadual, sem ferir a regra do art. 151, III, da CF.
Os Estados-membros, mediante convênio, podem autorizar a União a conceder isenção de ICMS para a circulação de mercadorias em determinadas regiões do País, por período certo.
No que diz respeito às taxas é certo que,
Entre as afirmativas abaixo, relativas à imunidade e isenções tributárias, assinale a correta.p>
Os partidos políticos são entidades imunes, benefício que não se estende às suas fundações.
A imunidade de entidade educacional sem fins lucrativos não é extensiva aos aluguéis de apartamento de sua propriedade revertidos às suas finalidades institucionais.
A imunidade tributária incidente sobre livros só é extensível ao papel nele utilizado se a obra tiver fins didático-educacionais.
A isenção por prazo certo e em função de determinadas condições atendidas pelo sujeito passivo gera direito adquirido.
A empresa pública Caixa Econômica Federal, que exerce atividade econômica, é abrangida pela imunidade tributária recíproca, não se sujeitando ao pagamento de imposto sobre propriedade de veículos automotores incidentes sobre seus carros.
Não extingue o crédito tributário a
decisão administrativa.
conversão de depósito em renda.
prescrição.
dação em pagamento em bens imóveis, na forma e condições estabelecidas em lei.
remissão.
Um município instituiu várias taxas a serem cobradas dos munícipes em razão das seguintes atividades: limpeza dos logradouros públicos, iluminação pública, segurança e prevenção de incêndios.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens que se subseguem.A taxa instituída para limpeza de logradouros públicos é inconstitucional, pois tal serviço é executado em benefício da população em geral, sem possibilidade de individualização de cada usuário.
Assinale qual das opções abaixo é modalidade de exclusão do crédito tributário.
Moratória.
Parcelamento.
Dação em pagamento em bens imóveis na forma da lei local.
Anistia.
Pagamento em espécie.
Um município instituiu várias taxas a serem cobradas dos munícipes em razão das seguintes atividades: limpeza dos logradouros públicos, iluminação pública, segurança e prevenção de incêndios.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens que se subseguem.A taxa de iluminação pública é um tributo legal, já que o seu fato gerador é um serviço específico e mensurável, que é também divisível.
São causas de suspensão de exigibilidade do crédito tributário, exceto
o depósito do seu montante integral.
a concessão de medida liminar em mandado de segurança, se a impetração tiver por fundamento a inconstitucionalidade da cobrança de tributo.
o parcelamento.
as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo.
a decadência.
Um município instituiu várias taxas a serem cobradas dos munícipes em razão das seguintes atividades: limpeza dos logradouros públicos, iluminação pública, segurança e prevenção de incêndios.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens que se subseguem.É ilegal a cobrança da taxa de segurança pública em face da realização da atividade de preservação da ordem pública, incolumidade das pessoas e de seus patrimônios, típica atividade a ser sustentada pela cobrança de impostos.
Sobre a constituição do crédito tributário pode-se afirmar, exceto
que a atividade administrativa de lançamento é vinculada e obrigatória.
que o lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo pode ser alterado no caso de recurso de ofício.
que o lançamento reporta-se à data da ocorrência do fato gerador da obrigação e rege-se pela lei então vigente, salvo se posteriormente modifi cada ou revogada.
que compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento.
que, salvo disposição legal em contrário, quando o valor tributário estiver expresso em moeda estrangeira, no lançamento se fará sua conversão em moeda nacional ao câmbio do dia da ocorrência do fato gerador da obrigação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...