Lista completa de Questões de Direito Tributário para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A não-cumulatividade, enquanto princípio constitucional, é própria:
No ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações):
No que se refere ao Imposto sobre Transmissão causa mortis e doarão, de competência do Estado, assinale a alternativa CORRETA.
Em matéria tributária é correto afirmar-se que:
A União pode exigir ou aumentar tributo sem a respectiva lei autorizativa.
A União pode instituir isenções de tributos da competência dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
A União pode tributar o patrimônio, a renda e os serviços dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Compete à União a instituição do imposto sobre transmissão causa mortis e doação
Somente a União tem competência para instituir contribuição de melhoria.
Analise os enunciados seguintes:
I - Dentre os requisitos para que uma instituição de assistência social possa ter sua imunidade reconhecida está a proibição de distribuir parcela de seu patrimônio ou de suas rendas a qualquer título.
II - Um dos requisitos para que uma instituição de educação tenha sua imunidade reconhecida é não distribuir parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, porém somente a título de lucro ou participação no seu resultado.
III - As imunidades tributárias restringem-se aos impostos.
IV - Não há incidência de ICMS sobre o ouro, quando este for considerado ativo financeiro.
Estão corretos:
No exercício da fiscalização, as autoridades administrativas federais, estaduais e municipais
não podem prestar-se mutuamente assistência para fiscalização dos tributos respectivos, mesmo que tal assistência venha ser prevista em lei ou em convênio, por obediência dos princípios do sigilo fiscal e da territorialidade.
podem permutar informações com Estados estrangeiros no interesse da arrecadação e da fiscalização dos tributos, mesmo na ausência de tratados, acordos ou convênios.
não podem divulgar informações obtidas em razão do ofício sobre a situação econômica ou financeira do contribuinte, mesmo quando solicitadas pelo Poder Judiciário no interesse da justiça.
não se encontram impedidas de fornecerem informações relativas a representações fiscais para fins penais.
não podem divulgar informações relativas a inscrições na Dívida Ativa da Fazenda Pública.
As chamadas contribuições sociais, destinadas ao custeio de finalidades relativas à intervenção no domínio econômico, assim como no interesse de categorias profissionais ou econômicas, podem ser instituídas:
pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios
Assinale a alternativa correta:
As isenções tributárias:
O Estado ou Município, em face da Lei de Responsabilidade Fiscal, terá suspenso o acesso a novos créditos ou financiamentos:
se tiver sua dívida honrada pela União, em decorrência de garantia prestada em operação de crédito, até a total liquidação dessa dívida
se não observar os limites para o estoque da dívida
se deixar de instituir e arrecadar todos os tributos de sua competência
se não cumprir os limites constitucionais relativos a despesas com educação e saúde
Analise as proposições abaixo:
I - A denominada substituição tributária "para frente" pressupõe, em qualquer caso, a aplicação de alíquota prevista em lei sobre uma base de cálculo presumida.
II - O regime de substituição tributária pode ser aplicado às operações interestaduais independentemente de acordo celebrado pelos Estados.
III - Segundo legislação complementar vigente, o fornecimento de alimentação, bebidas e outras mercadorias, por qualquer estabelecimento, pode ser fato gerador tanto do ICMS quanto do imposto municipal sobre serviços de qualquer natureza.
IV - A substituição tributária no ICMS, com referência às operações ou prestações subseqüentes, terá por base de cálculo o valor da operação ou prestação praticado pelo contribuinte substituído.
É(são) verdadeira(s):
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...