Lista completa de Questões de Direito Tributário do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Tributário - Disposições gerais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Se a CLDF decidir estabelecer determinadas isenções do imposto sobre veículos automotores (IPVA), deverá se submeter às determinações do Código Tributário Nacional (CTN) e da Constituição Federal. Com relação a essas determinações, julgue os itens seguintes. O fato de uma lei revogar integralmente outra lei que determinava uma isenção significa, em qualquer caso, que a isenção dada foi revogada.
Direito Tributário - Limitações à competência tributária - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A Limitação Constitucional do Poder de Tributar que veda à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado, é denominada princípio da:
legalidade;
tipicidade;
anterioridade;
irretroatividade;
imunidade.
Direito Tributário - NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Ao Auditor Tributário impõe-se que recorra de ofício, com efeitos suspensivo e devolutivo, ao Conselho de Recursos Fiscais, sempre que, no todo ou em parte, proferir decisão contrária a Fazenda Estadual, entendendo-se como esta, quando ocorrer:
erro de fato;
erro de contabilidade;
erro de proibição;
erro de direito;
erro de tipo.
Direito Tributário - NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Considerando as normas de direito positivo em matéria fiscal, é INCORRETO afirmar que:
a legislação tributária, observado o disposto no CTN, regulará, em caráter geral, ou especificamente em função da natureza do tributo de que se tratar, a competência e os poderes das autoridades administrativas em matéria de fiscalização da sua aplicação. A legislação acima referida aplica-se às pessoas naturais ou jurídicas, contribuintes ou não, inclusive às que gozem de imunidade tributária ou de isenção de caráter pessoal;
para os efeitos da legislação tributária, não têm aplicação quaisquer disposições legais excludentes ou limitativas do direito de examinar mercadorias, livros, arquivos, documentos, papéis e efeitos comerciais ou fiscais, dos comerciantes industriais ou produtores, ou da obrigação destes de exibi-los;
os livros obrigatórios de escrituração comercial e fiscal e os comprovantes dos lançamentos neles efetuados serão conservados até que ocorra a prescrição dos créditos tributários decorrentes das operações a que se refiram;
é vedada a divulgação, por parte da Fazenda Pública ou de seus servidores, de informação obtida em razão do ofício sobre a situação econômica ou financeira do sujeito passivo ou de terceiros e sobre a natureza e o estado de seus negócios ou atividades;
a Fazenda Pública da União e as dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios prestar-se-ão mutuamente assistência para a fiscalização dos tributos respectivos e permuta de informações, na forma estabelecida, em caráter geral ou específico, mediante previsão constitucional ou resolução do Senado Federal.
Direito Tributário - NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Considerando as normas relativas ao Processo Tributário Administrativo (PTA), assinale as afirmativas abaixo com (F), para falsa, e (V), para verdadeira e, a seguir, indique a opção que contém a seqüência correta.
( ) Far-se-á a juntada de processos por anexação sempre que a juntada deva ter caráter permanente.
( ) No processo tributário administrativo, uma vez iniciado o curso de um prazo processual, sua contagem não se interrompe.
( ) Não havendo prazo expressamente previsto na legislação, o prazo a ser fixado para realização do ato processual não pode exceder 15 dias.
( ) O pedido de restituição de importância paga a título de tributo ou penalidade é autuado sob a forma de PTA, cabendo ao titular da Delegacia Fiscal a que estiver circunscrito o contribuinte decidi-lo.
Direito Tributário - NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁRIO - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Avalie as indagações abaixo e em seguida assinale a resposta correta.
É vedada a aplicação ao lançamento da legislação que, posteriormente à ocorrência do fato gerador da obrigação, tenha ampliado os poderes de investigação das autoridades administrativas?
O crédito tributário tem a mesma natureza da obrigação tributária principal?
A lei vigente à data da ocorrência do fato gerador da obrigação, que tenha sido posteriormente revogada, é aplicável ao lançamento do crédito tributário?
A lei poderá atribuir ao sujeito passivo de obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de impostos ou contribuição, cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituição da quantia paga, caso não se realize o fato gerador:
fixo;
proporcional;
progressivo;
presumindo;
indireto.
Direito Tributário - Obrigação tributária - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2005
O fato gerador dos impostos sobre a importação de produtos estrangeiros, de acordo com o Código Tributário Nacional, é
A obrigação tributária principal consiste em
prestar informações ao fisco.
emitir notas fiscais.
escriturar os livros fiscais obrigatórios, a critério do fisco.
pagar exclusivamente o tributo.
pagar o tributo e respectiva penalidade pecuniária.
Assinale a alternativa que defina corretamente o fato gerador da obrigação principal.
É a situação definida em atos administrativos como necessária e suficiente à sua ocorrência.
É a situação definida em convenções ou tratados internacionais como necessária e suficiente à sua ocorrência.
É a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência.
É a situação definida em contrato como necessária e suficiente à sua ocorrência.
É a situação decorrente de declaração unilateral de vontade como necessária e suficiente à sua ocorrência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...