Lista completa de Questões de Direito Tributário do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o imposto de transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos, de competência dos Estados e do Distrito Federal, assinale a opção incorreta.
O IPTU imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, possui as seguintes características, exceto:
A progressividade no tempo das alíquotas do IPTU imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, de competência dos Municípios e do Distrito Federal, prevista na Constituição Federal, como medida de política pública que busca dar efetividade à função social da propriedade, caracteriza-se pela
Medida provisória que majore alíquota de Imposto sobre a Renda e Imposto sobre Operações de Câmbio, Crédito, Seguro e Valores Mobiliários − IOF produz efeitos,
imediato no caso do IOF e noventa dias depois de sua edição, no caso do Imposto sobre a Renda.
no exercício financeiro seguinte, se convertida em lei até o último dia do exercício em que foi editada, em ambos os casos.
no exercício financeiro seguinte, se convertida em lei até o último dia do exercício em que foi editada, no caso do IOF.
no exercício financeiro seguinte, se convertida em lei até o último dia do exercício em que foi editada, no caso do Imposto sobre a Renda.
em ambos os casos, imediatamente.
Nos termos da legislação do imposto de renda (RIR/1999), a multa ou qualquer outra vantagem paga ou creditada por pessoa jurídica para beneficiária pessoa física ou jurídica, mesmo isenta, excluindo as indenizações trabalhistas pagas ou creditadas, estão sujeitas à retenção do imposto de renda na fonte (IRRF), apurado pela alíquota de
1,0%
1,5%
5,0%
10,0%
15,0%
Para que determinada região seja considerada zona urbana, com a finalidade de instituição e cobrança do IPTU, o Código Tributário Nacional (art. 32, § 1º) determina que o poder público promova e mantenha ali certos melhoramentos, entre os quais NÃO é finalidade do IPTU:
Sistema de esgotos sanitários;
Rede de iluminação pública, com ou sem posteamento para distribuição domiciliar;
Transporte público coletivo;
Abastecimento de água.
Acerca do ITBI (Imposto sobre a Transmissão inter vivos de Bens Imóveis), é INCORRETO afirmar:
O fato gerador é a transmissão inter vivos, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos à sua aquisição;
A base de cálculo é o valor venal dos bens ou direitos transmitidos;
O sujeito ativo é o Município onde se localiza o imóvel;
As alíquotas são fixadas por lei federal.
É correto afirmar sobre o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana):
É imposto de competência dos Municípios e tem função primordialmente extrafiscal;
Atinge tanto os imóveis localizados na zona urbana, bem como aqueles localizados fora da zona urbana do Município;
O fato gerador é a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido em lei civil, localizado na zona urbana do Município;
A propriedade tributada é apenas a do terreno, não incluindo as construções feitas pelo homem.
Suponhamos que Amandinha, uma recémnascida de 6 meses, seja proprietária de um imóvel situado na zona urbana do Município de Esperantina PI. Nestas condições o contribuinte do IPTU incidente no referido imóvel é:
O próprio Município de Esperantina, pois este assume a obrigação de quitar os créditos tributários dos menores incapazes;
A própria Amandinha;
Seu pai ou sua mãe, independendo de quem possua a guarda da menor;
Seu tutor, no caso da inexistência dos pais de Amandinha.
E se o proprietário do referido imóvel situado na zona urbana do Município de Esperantina PI fosse uma pessoa muito idosa portadora de debilidade senil, que não possui possibilidade de exprimir sua vontade, quem seria o contribuinte do IPTU ?
A própria pessoa muito idosa portadora de debilidade senil;
Seu irmão mais idoso, desde que esteja em pleno gozo de suas habilidades mentais;
Seu curador, no caso da inexistência de irmãos capazes;
O próprio Município de Esperantina PI, pois este assume a obrigação de quitar os créditos tributários dos maiores incapazes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...