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Um Prefeito Municipal, diante de manifestações adversas da Câmara Municipal, deixou de instituir no Município a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública − CIP. A medida, em tese,
merece aplausos, pois contribui para redução da nossa carga tributária, uma das mais elevadas do mundo.
merece aplausos, pois a cobrança da referida contribuição é manifestamente inconstitucional.
implica em responsabilidade na gestão fiscal, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, e pode ser combatida via ação popular, por qualquer um do povo, por ser lesiva ao patrimônio público.
comporta a propositura de ação declaratória de constitucionalidade para tornar efetiva a instituição e cobrança do tributo.
implica em responsabilidade na gestão fiscal, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas não tem o condão de ensejar o impeachment do Prefeito.
Em nosso sistema tributário, a presunção de fraude à execução somente pode ser invocada pela Fazenda Pública nos casos de alienação
ou oneração de bens do sujeito passivo após a inscrição do débito fiscal como dívida ativa.
de bens do sujeito passivo após a inscrição do débito fiscal como dívida ativa.
ou oneração de bens do sujeito passivo após a distribuição da execução fiscal.
de bens do sujeito passivo após a distribuição da execução fiscal.
ou oneração de bens do sujeito passivo após a lavratura do auto de infração.
No que tange à circulação de bens, a importação de mercadorias por consumidor final
está sujeita à incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, quando se tratar de contribuinte habitual do imposto.
está sujeita à incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços pelo Estado do domicílio do importador.
constitui hipótese de não-incidência tributária.
constitui hipótese de isenção tributária.
configura imunidade tributária.
Herdeiros de um contribuinte que deixou patrimônio, tendo sido autuado pela prática de sonegação fiscal, sofrem processo de execução fiscal compreendendo o valor do tributo, acrescido da correção monetária, da multa e dos juros. Essa cobrança é
Impostos, Taxas e Contribuição de Melhoria são fontes classificadas em receita
de capital.
fiscal.
tributária.
patrimonial.
de transferência corrente.
Para distinguir a ação declaratória de inexigibilidade de crédito fiscal e a ação anulatória de débito fiscal, basta considerar que
a primeira somente pode ser proposta precedida de depósito preparatório do valor do débito fiscal.
a primeira supõe inexistência de procedimento fiscal constitutivo do crédito tributário e a segunda sua constituição definitiva.
a primeira deve ser interposta em primeira instância e a segunda perante a superior instância.
a segunda é inibitória da sua inscrição como dívida ativa, enquanto a primeira não impede sua propositura e regular andamento.
a propositura da primeira é privativa das pessoas jurídicas de direito privado.
Nos termos do art. 153, § 4º, III, da Constituição Federal, o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural poderá ser fiscalizado e cobrado pelo Município. Se o Município, em caráter excepcional, resolver fazer uso dessa faculdade, passará a exercer
a competência tributária plena.
juntamente com a União a competência tributária.
a competência e a capacidade tributária ativa.
juntamente com a União a capacidade tributária ativa.
a capacidade tributária ativa, ficando reservada à União a competência tributária.
A concessão de liminar em mandado de segurança interposto contra a Fazenda Pública, nos termos do art. 151, IV do Código Tributário Nacional, suspende a exigibilidade do crédito tributário e isto significa que a Fazenda Pública fica inibida de
iniciar ou de ultimar o procedimento fiscal constitutivo do crédito tributário, até cassação da liminar.
iniciar, tão somente, o procedimento fiscal constitutivo do crédito tributário, até cassação da liminar.
iniciar o procedimento fiscal constitutivo do crédito tributário, se a decisão final for denegatória da segurança.
ultimar o procedimento fiscal constitutivo do crédito tributário, se a decisão final for denegatória da segurança.
apurar multa por infração cometida pelo contribuinte, mas não de constituir o respectivo crédito tributário.
A indisponibilidade dos bens do sujeito passivo pode ser determinada pelo juiz sempre que
o débito fiscal for originário da lavratura de auto de infração tributária contra o contribuinte.
o sujeito passivo participe de grupo relacionado com o mercado bancário ou de capital.
ficar caracterizada alienação ou oneração de bens em fraude à execução.
o contribuinte, no prazo legal, não pagar e não forem encontrados bens passíveis de penhora.
o contribuinte alienar o estabelecimento comercial, industrial ou profissional no curso do procedimento fiscal.
Analise as frases abaixo:
I. Sujeito ativo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento do tributo ou penalidade pecuniária.
II. Sujeito passivo da obrigação acessória é a pessoa obrigada às prestações que constituam o seu objeto.
III. O sujeito passivo da obrigação principal diz-se responsável, quando tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador.
Está correto APENAS o que se afirma em:
I
II
I e II
II e III
I e III
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