Questões de Educação Artística

Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O ensino da arte através de projetos:

  • A.

    é a melhor forma de aprofundar conhecimentos específicos;

  • B.

    é importante apenas para se trabalhar datas cívicas;

  • C.

    deve ocupar apenas uma parte do planejamento;

  • D.

    é uma maneira inadequada de se trabalhar a interdisciplinaridade;

  • E.

    é a única forma de trabalhar com arte na escola.

As atividades de arte, em sala de aula, precisam mobilizar o estudo e desenvolvimento de vivências educativas e conceituações mais definidas, por isso elas devem:

  • A.

    se constituir de atividades esparsas e não originárias de conceitos e idéias artísticas e estéticas;

  • B.

    ser constantemente exercitadas através de modelos e padrões;

  • C.

    se basear em exercícios soltos de fazer desenhos, pinturas, gravuras, modelagens..;

  • D.

    vincular-se a um conteúdo educativo, teórico e prático, na área;

  • E.

    nenhuma das respostas acima.

A contribuição escolar na formação de estudantes em artes resulta de processos pedagógicos que consigam reunir as elaborações artísticas e estéticas pessoais com as interferências educativas necessárias ao andamento dessa aprendizagem. Isso que dizer que:

  • A.

    basta organizar e coordenar os ambientes das salas de aula, provendo-os com vários materiais para que aconteçam trabalhos espontâneos e livres;

  • B.

    a organização desse processo de escolarização supõe intermediação dos professores, com seus posicionamentos práticos e teóricos, entrelaçados com o intuito de atingir os objetivos de aprendizagem dos saberes artísticos e estéticos essenciais para que os estudantes exercitem suas cidadanias;

  • C.

    a interferência educativa em arte consiste em organizar as aulas com atividades de colorir desenhos impressos, reproduzir danças e canções conhecidas e preparar eventos de fim de ano;

  • D.

    deve-se desenvolver um tipo de aula de arte em que não exista nenhuma forma de atitude educativa diretiva com os alunos;

  • E.

    basta ensinar-lhes as técnicas expressivas para que eles aprendam arte na escola.

A arte acadêmica desenvolvida no Primeiro Império, na Academia de Belas Artes, revela características:

  • A. barrocas;
  • B. neoclássicas;
  • C. românticas;
  • D. modernas;
  • E. contemporâneas.

Acerca da relação do ensino da arte com o sistema educacional brasileiro, assinale a opção correta.

  • A.

    A arte na educação interfere na invenção, na inovação e na difusão de novas tecnologias, o que contribui para a construção de um meio ambiente institucional inovador.

  • B.

    O ensino da arte no Brasil, especialmente quando se refere a contemporaneidade, está mais ligado a conhecimento memorizado do que a construção do pensamento a partir do conceito de pensamento visual.

  • C.

    O fazer artístico, no ensino da arte no Brasil, é entendido como a aventura individual de uma inteligência ou sensibilidade especialmente dotada, visando um fim em si mesmo.

  • D.

    A arte está separada da economia, da política e dos padrões sociais que operam na sociedade. É, acima de tudo, um produto da fantasia e da imaginação.

Algumas cidades já possuem políticas que tratam a grafitagem, forma de expressão típica da cultura urbana das grandes cidades. Com relação à técnica do grafite-arte como produto da cultura brasileira, assinale a opção correta.

  • A.

    Nas técnicas do grafite, não são utilizados conhecimentos relativos ao uso adequado de cor, luz e sombra.

  • B.

    O grafite, ao contrário da pichação, tem linguagem elaborada por artistas para transmitir uma ideologia.

  • C.

    Nos grafites, predominam as mensagens que incitam o grande público ao consumismo.

  • D.

    A arte do grafite valoriza a cópia como resultado e, portanto, é uma forma de se apropriar de uma imagem e desenhá-la exatamente como ela é.

Os museus de arte constituem espaços em que estão presentes as mais diversas manifestações artístico-culturais, tais como pintura, teatro, música, dança, desenho, cinema, expressão corporal, fotografias e esculturas, considerando as diferentes linguagens que se expressam de forma singular. A convivência com as obras em um museu propicia ao estudante o conhecimento de várias formas de expressão de artistas brasileiros e estrangeiros. Acerca desse tema e a respeito da relação da arte com a educação no ambiente de museu, assinale a opção correta.

  • A.

    O olhar de um estudante para uma obra é ingênuo, descomprometido com o passado e com as suas experiências e referenciais.

  • B.

    A educação do olhar por meio das visitas aos museus é um exercício, uma construção em que não se permitem questionamentos.

  • C.

    A proximidade com as obras em um museu de arte provoca o gosto pela descoberta das impressões sensoriais, a curiosidade e o prazer.

  • D.

    Os prédios dos museus, em sua maioria, oferecem um espaço inócuo, incapazes de interferir nas expectativas e no imaginário de cada visitante.

O ambiente do museu propicia o encontro com obras originais realizadas por artistas, enquanto que na escola, normalmente, é utilizada a linguagem verbal e materiais didáticos com reprodução de obras. Considerando esse tema e com relação a visita a museus por estudantes como atividade educativa, assinale a opção correta.

  • A.

    As imagens cotidianas observadas no trajeto para o museu não interferem no processo de aprendizagem pela familiaridade e rapidez em que são vistas.

  • B.

    Ao visitar um museu de arte, os alunos devem interagir com as obras de arte do acervo, por meio do olhar e do tato.

  • C.

    Durante a visitação a um museu, o professor deve se portar como um simples guia, evitando expor seu conhecimento para não constranger os alunos.

  • D.

    Cada nova visita feita por estudantes a uma mesma obra pode lhes proporcionar uma descoberta diferente, um novo desejo, novos sentidos.

A busca por uma nova expressão na arte brasileira ganhou força com a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo. Com relação a esse movimento modernista, assinale a opção correta.

  • A.

    No referido evento, reuniram-se apenas pintores, escultores e desenhistas, que mostraram o que se fazia de mais moderno àquela época.

  • B.

    As palestras conclamavam os artistas e o público a apreciar a arte moderna e a promover o academicismo.

  • C.

    Diversos grupos surgiram com propostas divergentes. Com isso, o movimento acabou sem resultados concretos.

  • D.

    Esse movimento era a busca do novo e de uma expressão genuinamente nacional.

Cópia e releitura são dois procedimentos que podem ser realizados na escola, dependendo do que se quer que o aluno aprenda. Quando o professor, após uma visita ao museu para apreciar obras de arte, solicita aos alunos que escolham uma obra e desenhem o que viram, esse professor está trabalhando

  • A. a orientação espacial e o sentido de dimensão.
  • B. uma estratégia de registro.
  • C. a valorização da cópia.
  • D. o pensamento lógico.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...