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De acordo com os PCN de Arte, o professor precisa compreender a multiplicidade de situações de aprendizagem para detectar, problematizar e ampliar as experiências dos alunos. Nesse contexto, durante uma aula de artes, o professor deve
criar atividades para estimular o percurso criador de cada aluno em particular e do grupo.
reconhecer o ritmo pessoal dos alunos e estimular aqueles mais lentos a acompanharem os mais espertos.
analisar os trabalhos produzidos pelos alunos sem a presença deles, para que a aprendizagem possa ocorrer a partir dessa análise.
trazer para a sala de aula idéias fechadas de projetos, evitando, assim, interferência dos alunos.
As linguagens artísticas possuem um sistema próprio de organização. A linguagem visual também possui um código que são os elementos que servem para formar a sua mensagem. Com relação aos elementos que compõem a linguagem visual, assinale a opção correta.
As linhas definem as figuras e as formas. As figuras que têm dois lados idênticos são chamadas assimétricas.
A aplicação da proporção, ou seja, das relações matemáticas em uma figura, cria um clima estranho e inquietante no observador.
A linha é um elemento visual que, traçada sobre uma superfície, pode sugerir movimento e ritmo, comunicar sentimentos e sensações.
O efeito de espaço pode ser definido também pelo desenho, com menor detalhamento dos objetos mais próximos e maior detalhamento dos objetos mais distantes.
Ainda com relação aos elementos da linguagem visual, assinale a opção correta no que se refere à perspectiva.
A perspectiva é uma técnica de representação que possibilita a ilusão de espessura e profundidade das figuras.
A proximidade entre objeto e observador define o tamanho observado do objeto. Quanto mais distante do observador estiver o objeto, maior será a sua imagem.
A perspectiva é recurso utilizado para criar efeitos de duas dimensões.
O uso da perspectiva é uma técnica que permite aos artistas trabalharem intuitivamente e espontaneamente.
O desenho, a pintura, o grafite, a escultura, a música, a dança e o teatro são formas de arte que estão presentes no dia-a-dia, como atividades humanas, desde a pré-história. Considerando essas manifestações de arte, assinale a opção correta.
As mais antigas figuras feitas pelo ser humano foram desenhadas em suporte de madeira, como a tela de pintura utilizada hoje em dia.
A arte dos artistas pré-históricos, principalmente aqueles do período Neolítico, era limitada à pintura em que se utilizavam corantes naturais.
As mãos em negativo, correspondentes a representação encontrada nas paredes das cavernas, foram feitas pelo artista pré-histórico com o auxílio de pincéis e tinta.
Nas pinturas rupestres, os desenhos e as pinturas de animais eram reproduzidos como uma representação de como os olhos os captavam.
Com relação aos valores que os artistas do Renascimento procuravam expressar em suas pinturas, assinale a opção correta.
Os pintores renascentistas misturavam realismo e imaginação, sem perspectiva, enfatizando o desenho lateral.
Nas pinturas do Renascimento, predominava uma interpretação científica do mundo, o que é comprovado na combinação do uso de perspectivas e do claro-escuro.
A falta de nitidez foi um modo interessante de os artistas renascentistas representarem elementos da natureza.
Nas pinturas, as sombras são luminosas e coloridas, tal como a impressão visual que causam, e não escuras e pretas.
O Impressionismo foi um movimento que revolucionou a pintura. Os artistas dessa época buscavam observar os efeitos da luz solar sobre os objetos ao longo do dia e registrar na tela essas variações. Acerca das características desse movimento, assinale a opção correta.
As figuras representadas nas pinturas não tinham contornos nítidos, pois a linha era considerada uma abstração do ser humano para representação de imagens.
As cores e tonalidades deveriam ser obtidas pelas misturas das tintas na paleta e utilizadas na tela em grandes pinceladas.
As pinturas impressionistas, que eram feitas na sua maioria em ambientes fechados, valorizavam as tonalidades que os objetos adquiriam ao refletir da luz.
A maioria das cenas registradas pelos pintores impressionistas eram estáticas e mostravam melancolia e tristeza.
A cultura mato-grossense apresenta um conjunto cultural dos vários grupos étnicos. Entre esses grupos, o branco, o índio e o negro destacam-se nos diversos segmentos culturais, como no folclore, na literatura, nas artes plásticas, no teatro, na música e no artesanato. Considerando o exposto e com relação à dança folclórica siriri, assinale a opção correta.
Trata-se de uma dança regional, dançada principalmente em festas e bailes.
É uma dança embalada por música, com forte sotaque caboclo tirado da viola de cocho, do reco-reco e do ganzá.
Nas festas, o siriri é dançado e cantado apenas pelos homens.
A expressão corporal e a coreografia dessa dança transmitem sensualidade acompanhada por trovas de amor.
O artesanato é um segmento da cultura do estado do Mato Grosso que reflete o dia-a-dia e os costumes do artista e do povo. Com relação ao artesanato mato-grossense e principalmente à cerâmica, assinale a opção correta.
A produção artesanal em cerâmica se limita à produção de peças do tipo utilitária simples, ou seja, panelas e pratos.
Uma das características marcantes na cerâmica mato-grossense é a não-utilização da tinta no acabamento das peças.
A cerâmica típica é feita de barro cozido queimado à lenha em forno ou fornalha.
As características apresentadas no desenho, formato e adereços da cerâmica mato-grossense são semelhantes às da cerâmica marajoara.
O rasqueado é um estilo de música e dança regional do Centro- Oeste do Brasil, mais precisamente de Cuiabá. Com relação a esse estilo, assinale a opção correta.
É marcado pelo seu canto em primeira e segunda voz, que hoje é uma das bases vocais da música sertaneja.
A melodia e o ritmo do rasqueado assemelham-se aos da dança dos congos.
Esse estilo folclórico recebeu a influência de grupos de polca do Paraguai que freqüentavam a região, perto da fronteira.
Inicialmente, a música do rasqueado foi aceita com maior intensidade pela elite e, mais tarde, esse estilo foi reconhecido e aceito pela população da periferia.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Tadeu Chiarelli aponta como uma das características fundamentais do circuito brasileiro de artes visuais durante o século XIX e início do XX:
a forte presença da elite burguesa que privilegiava a formação profissional de seus filhos como artistas.
o caráter artesanal da formação do artista em contraposição à tradição erudita européia.
a forte presença da elite aristocrática que privilegiava a formação profissional de seus filhos como artistas.
o caráter erudito da formação do artista seguindo os moldes europeus.
a mistura de características artesanais e eruditas que só se apresentaram no Brasil.
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