Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
As duas imagens são exemplos de tendências artísticas que, em parte, desenvolveram-se durante o século XIX na Europa. Enquanto uma enfatizava as linhas em detrimento da cor e privilegiava os temas mitológicos e greco-romanos, a segunda tratava a cor de maneira solta e rica em tons, enfocando temáticas como exotismo, natureza e lendas. São elas respectivamente:
Realismo e Impressionismo.
Neoclassicismo e Impressionismo.
Neoclassicismo e Romantismo.
Realismo e Art Nouveau.
Realismo e Barroco.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
O novo movimento nasceu na Alemanha (...) trouxe de volta traços que haviam desaparecido, como o conteúdo reconhecível, a referência histórica, a subjetividade e crítica social. Ressuscitou a imagem, a pintura de cavalete, a escultura entalhada e moldada e a pincelada violenta, personalizada.
O trecho de Carol Strickland refere-se a
Minimalismo.
Expressionismo abstrato.
Arte pop.
graffiti.
Neo-expressionismo.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Para Walter Zanini, a tecnologia eletrônica na arte inaugurou- se no Brasil por iniciativa de
Abraham Palatinik, em 1948.
Lygia Clark, em 1960.
Diana Domingues, em 1985.
Waldemar Cordeiro, em 1968.
Helio Oiticica, em 1970.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Em Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, o autor Fernando Hernandez caracteriza a concepção de arte na educação baseada no comportamento perceptivo. Como referencial, indica uma das idéias fundamentais da Arte Moderna que é a necessidade de explorar e limitar o meio visual e reduzi-lo a suas características formais e expressivas.
Essa idéia foi inspirada e desenvolvida a partir dos escritos de
Clement Greenberg.
Harold Rosenberg.
Rosalind Krauss.
Howard Gardner.
Ernst Gombrich.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Um movimento caracterizado porque seu estilo (...) é a ausência de estilo, a hiperprodução de signos, diversos, variados, réplicas ou transformações estilizadas do passado. Tudo isso sem messianismo, sem cargas, nem responsabilidades, sem compromissos aparentes do artista, e, se existem, não são com a arte, mas sim consigo mesmo.
Esse trecho refere-se ao momento da produção artística e cultural denominado
Vanguardas Históricas.
Modernismo.
Romantismo.
Pós-Modernidade.
Simbolismo.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
É a seqüência dos Níveis de Desenvolvimento Estético formulada a partir da pesquisa de Abigail Housen:
investigativo, construtivo, classificatório, experimental, narrativo.
narrativo, comparativo, classificatório, valorativo, recriativo.
experimental, comparativo, classificatório, interpretativo, valorativo.
narrativo, construtivo, interpretativo, experimental, classificatório.
narrativo, construtivo, classificatório, interpretativo, recriativo.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Analice Dutra Pillar conclui, em seu texto A educação do Olhar no Ensino da Arte, que apenas quando passamos do limiar do olhar para o universo do ver é que se realiza um ato de leitura e reflexão. O ato de ver implica
a acumulação de leituras teóricas que elucidem o processo e colaborem para que o espectador desenvolva um roteiro que possa ser aplicado.
o entrelaçamento de informações sobre o contexto sociocultural em que a situação ocorreu e informações do espectador, seus conhecimentos, sua imaginação.
o treinamento visual para desenvolver inicialmente a capacidade de olhar que inevitavelmente leva ao ver.
o treinamento visual para desenvolver a capacidade de leitura visual, por meio de métodos cientificamente comprovados.
o contato objetivo e científico do espectador com o objeto ou imagem.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Indique verdadeiro (V) ou falso (F) em relação às afirmações e, na seqüência, aponte a alternativa correta. Em relação à formação cultural do professor de artes, é desejável que se valorize
I. o saber teórico desvinculado da prática; ( )
II. a auto-estima e a disponibilidade para aprendizagem; ( )
III. a introjeção de modelos de autocontrole disciplinar; ( )
IV. a submissão a projetos alheios; ( )
V. a auto-formação participativa. ( )
F, V, F, F, V.
F, V, V, F, V.
F, V, F, F, F.
V, V, V, F, F.
V, F, F, V, V.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Assinale a alternativa que indica, das seguintes abordagens, a que influenciou diretamente a Proposta Triangular para o Ensino da Arte, criada por Ana Mae Barbosa.
Método de Livre Expressão.
Pedagogia Tecnicista.
Disciplined Based Art Education (DBAE).
Pedagogia Tradicional.
Pedagogia Libertária.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Sentir, perceber, fantasiar, imaginar, representar fazem parte
do universo infantil e acompanham o ser humano por toda a vida.
do universo infantil e não acompanham o ser humano por toda a vida.
somente do universo infantil.
somente do universo adolescente.
somente do universo infantil e de adultos especialmente dotados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...