Questões de Educação Artística

Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As duas imagens são exemplos de tendências artísticas que, em parte, desenvolveram-se durante o século XIX na Europa. Enquanto uma enfatizava as linhas em detrimento da cor e privilegiava os temas mitológicos e greco-romanos, a segunda tratava a cor de maneira solta e rica em tons, enfocando temáticas como exotismo, natureza e lendas. São elas respectivamente:

  • A.

    Realismo e Impressionismo.

  • B.

    Neoclassicismo e Impressionismo.

  • C.

    Neoclassicismo e Romantismo.

  • D.

    Realismo e Art Nouveau.

  • E.

    Realismo e Barroco.

O novo movimento nasceu na Alemanha (...) trouxe de volta traços que haviam desaparecido, como o conteúdo reconhecível, a referência histórica, a subjetividade e crítica social. Ressuscitou a imagem, a pintura de cavalete, a escultura entalhada e moldada e a pincelada violenta, personalizada.

O trecho de Carol Strickland refere-se a

  • A.

    Minimalismo.

  • B.

    Expressionismo abstrato.

  • C.

    Arte pop.

  • D.

    graffiti.

  • E.

    Neo-expressionismo.

Para Walter Zanini, a tecnologia eletrônica na arte inaugurou- se no Brasil por iniciativa de

  • A.

    Abraham Palatinik, em 1948.

  • B.

    Lygia Clark, em 1960.

  • C.

    Diana Domingues, em 1985.

  • D.

    Waldemar Cordeiro, em 1968.

  • E.

    Helio Oiticica, em 1970.

Em Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, o autor Fernando Hernandez caracteriza a concepção de arte na educação baseada no comportamento perceptivo. Como referencial, indica uma das idéias fundamentais da Arte Moderna que é a necessidade de explorar e limitar o meio visual e reduzi-lo a suas características formais e expressivas.

Essa idéia foi inspirada e desenvolvida a partir dos escritos de

  • A.

    Clement Greenberg.

  • B.

    Harold Rosenberg.

  • C.

    Rosalind Krauss.

  • D.

    Howard Gardner.

  • E.

    Ernst Gombrich.

Um movimento caracterizado porque seu estilo (...) é a ausência de estilo, a hiperprodução de signos, diversos, variados, réplicas ou transformações estilizadas do passado. Tudo isso sem messianismo, sem cargas, nem responsabilidades, sem compromissos aparentes do artista, e, se existem, não são com a arte, mas sim consigo mesmo.

Esse trecho refere-se ao momento da produção artística e cultural denominado

  • A.

    Vanguardas Históricas.

  • B.

    Modernismo.

  • C.

    Romantismo.

  • D.

    Pós-Modernidade.

  • E.

    Simbolismo.

É a seqüência dos Níveis de Desenvolvimento Estético formulada a partir da pesquisa de Abigail Housen:

  • A.

    investigativo, construtivo, classificatório, experimental, narrativo.

  • B.

    narrativo, comparativo, classificatório, valorativo, recriativo.

  • C.

    experimental, comparativo, classificatório, interpretativo, valorativo.

  • D.

    narrativo, construtivo, interpretativo, experimental, classificatório.

  • E.

    narrativo, construtivo, classificatório, interpretativo, recriativo.

Analice Dutra Pillar conclui, em seu texto A educação do Olhar no Ensino da Arte, que apenas quando passamos do limiar do olhar para o universo do ver é que se realiza um ato de leitura e reflexão. O ato de ver implica

  • A.

    a acumulação de leituras teóricas que elucidem o processo e colaborem para que o espectador desenvolva um roteiro que possa ser aplicado.

  • B.

    o entrelaçamento de informações sobre o contexto sociocultural em que a situação ocorreu e informações do espectador, seus conhecimentos, sua imaginação.

  • C.

    o treinamento visual para desenvolver inicialmente a capacidade de olhar que inevitavelmente leva ao ver.

  • D.

    o treinamento visual para desenvolver a capacidade de leitura visual, por meio de métodos cientificamente comprovados.

  • E.

    o contato objetivo e científico do espectador com o objeto ou imagem.

Indique verdadeiro (V) ou falso (F) em relação às afirmações e, na seqüência, aponte a alternativa correta. Em relação à formação cultural do professor de artes, é desejável que se valorize

I. o saber teórico desvinculado da prática;                         (  )
II. a auto-estima e a disponibilidade para aprendizagem;    (  )
III. a introjeção de modelos de autocontrole disciplinar;     (  )
IV. a submissão a projetos alheios;                                    (  )
V. a auto-formação participativa.                                       (  )

  • A.

    F, V, F, F, V.

  • B.

    F, V, V, F, V.

  • C.

    F, V, F, F, F.

  • D.

    V, V, V, F, F.

  • E.

    V, F, F, V, V.

Assinale a alternativa que indica, das seguintes abordagens, a que influenciou diretamente a Proposta Triangular para o Ensino da Arte, criada por Ana Mae Barbosa.

  • A.

    Método de Livre Expressão.

  • B.

    Pedagogia Tecnicista.

  • C.

    Disciplined Based Art Education (DBAE).

  • D.

    Pedagogia Tradicional.

  • E.

    Pedagogia Libertária.

Sentir, perceber, fantasiar, imaginar, representar fazem parte

  • A.

    do universo infantil e acompanham o ser humano por toda a vida.

  • B.

    do universo infantil e não acompanham o ser humano por toda a vida.

  • C.

    somente do universo infantil.

  • D.

    somente do universo adolescente.

  • E.

    somente do universo infantil e de adultos especialmente dotados.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...