Questões de Educação Artística

Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Foram os países europeus que impuseram aos não europeus seu método e análise do fenômeno e patrimônio culturais; obrigaram as elites e os povos destes países a ver sua própria cultura com olhos europeus." (VARINE- BOHAN, Hugues de. In Os museus e o mundo. São Paulo: Biblioteca Salvat, 1979. 9- 21p e 70-81p.)

Isto posto, é correto afirmar que o Museu no Brasil surge na etapa histórica:

  • A.

    Republicana.

  • B.

    Industrial.

  • C.

    Pré-colonialista.

  • D.

    Colonialista.

Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48 considere os textos abaixo.

A leitura de textos de diferentes gêneros é uma das indicações do Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental − Artes.

I. Histórico
II. Crítica de arte
III. Jornalístico
IV. Depoimento
V. Biográfico

A partir dos diferentes gêneros de textos é possível afirmar que:

  • A.

    Amílcar de Castro pode ser considerado um pintor extraordinário, reconhecido internacionalmente.

  • B.

    O conhecimento e a discriminação das possibilidades construtivas e expressivas dos volumes, espaços e superfícies, dependem também dos materiais utilizados na sua feitura.

  • C.

    A obra de Max Bill muito influenciou a poética de Amílcar de Castro pelo aproveitamento da ferrugem enquanto materialidade expressiva.

  • D.

    Volumes, espaços e superfícies como elementos da visualidade são possibilidades construtivas e expressivas que só podem ser realizadas pelo ferro.

  • E.

    Massa, peso, cor e textura, assim como a apropriação das imagens da cultura visual estão presentes na obra de Amílcar de Castro, que utiliza o ferro vindo de Minas gerais, onde nasceu.

Texto para as questões 21 e 22

 Existe uma diferença entre ver e ter um olhar sobre a obra de arte – a diferença entre ver e sentir. Para se analisar um quadro, podem ser utilizadas várias abordagens, com enfoque sobre elementos que incluem, entre outros, composição, movimento, unidade, equilíbrio, cor, contraste claro/escuro e clima.

Considerando os elementos mencionados no texto e a figura I nele apresentada, assinale a opção correta.

  • A. Na pintura apresentada na figura I, o artista usa o contraste claro/escuro, a composição, o clima e a luz para representar o tema da luta do homem contra a natureza.
  • B. O artista criou, por meio do posicionamento das figuras, uma cena que passa a impressão de pouco movimento, ou seja, estática.
  • C. Os fortes contrastes claro/escuro em todo o quadro criam um clima calmo e tranqüilo.
  • D. A miscelânea de linhas dos corpos contorcidos sugere um ambiente organizado, adequado ao tema em que sobreviventes recuperam a esperança de salvamento.

Considere as imagens abaixo.

Como proposta de leitura de um texto da esfera artística, estas quatro obras podem gerar:

  • A.

    uma contextualização centrada nas biografias dos artistas capaz de apresentar cada um como criadores com claras intenções estéticas.

  • B.

    uma ação que pode confundir os alunos de 8ª série por comparar obras muito diversas entre si, dificultando a análise e a interpretação.

  • C.

    uma interpretação que revela as obras como objetos simbólicos, ligados a valores místicos, religiosos e carnavalescos.

  • D.

    uma leitura em forma comparada e compartilhada com cuidadosas propostas do educador para o antes, o durante e o depois da leitura.

  • E.

    a confecção de mantos e esculturas de vestir pelos alunos, como possibilidade de construir suas marcas pessoais e a compreensão da body art e do site specific.

Texto para as questões 21 e 22

 Existe uma diferença entre ver e ter um olhar sobre a obra de arte – a diferença entre ver e sentir. Para se analisar um quadro, podem ser utilizadas várias abordagens, com enfoque sobre elementos que incluem, entre outros, composição, movimento, unidade, equilíbrio, cor, contraste claro/escuro e clima.

Considerando as abordagens utilizadas para se analisar um quadro, assinale a opção correta a respeito da pintura representada na figura II.

  • A. Uma das características marcantes da obra apresentada é a nitidez da forma dos objetos apresentados.
  • B. Na cena apresentada na obra, o artista, por meio de pinceladas diferenciadas — de convulsivas a fluentes — passa a impressão de movimento ao céu e à água.
  • C. A obra apresenta ângulos não convencionais com figuras amontoadas por toda a tela, composição assimétrica com vazio no alto.
  • D. As figuras presentes na obra são apresentadas fortemente iluminadas e pintadas de maneira realista.

Na esfera jornalística são vários os gêneros de textos que podem ser trabalhados nas aulas de Artes.

I. Charge
II. Cartum
III. Caricatura

a. Não perde o significado com o tempo, transcendendo o tempo histórico. Representa personagens do cotidiano: trabalhadores, estudantes, crianças, pais, animais,....
b. Desfigura a forma para revelar a essência, evidenciando uma parte despercebida aos olhos desatentos, desvelando as profundezas da alma.
c. Explora o humor e a metáfora na relação entre o texto visual e texto verbal, não se constituindo como uma ilustração. Seus personagens, apesar de inspirados em pessoas reais, possuem certa distância ficcional, com forte caráter ético.

Está corretamente associado gênero de textos e definição em:

  • A.

    I-a; II-b; III-c

  • B.

    I-b; II-a; III-c

  • C.

    I-b; II-c; III-a

  • D.

    I-c; II-b; III-a

  • E.

    I-c; II-a; III-b

A arte do século XX libertou a forma das regras tradicionais e as cores da obrigação de representar com exatidão os objetos. Com relação às características da arte moderna, assinale a opção correta.

  • A. Os artistas modernos tinham a pretensão de retratar a natureza, seguindo a direção da pura realidade.
  • B. As imagens apresentadas pelos pintores expressionistas eram resultantes de idéia preconcebida.
  • C. Os artistas da arte moderna, liberados da obrigação de agradar a um mecenas, elegiam a imaginação, as preocupações e as experiências individuais como única fonte da arte.
  • D. A arte moderna tem como característica principal a representação de naturezas-mortas com frutas e paisagens.

Em entrevista de Vik Muniz, disponível em: , o artista revela: Ilusões tão pobres quanto as minhas tornam as pessoas conscientes das falácias das informações visuais e dos prazeres derivados de tais falácias. Estas ilusões são feitas para revelar a arquitetura da nossa concepção de verdade. Elas são meta-ilusões. Observe as seguintes obras do artista. Elas foram criadas por meio de diamantes lapidados, açúcar e caviar, respectivamente. A partir delas, pode-se afirmar que:

  • A.

    Vik Muniz é um artista europeu que trabalha apenas com retratos.

  • B.

    as obras originais são colagens com diamantes, açúcar e caviar.

  • C.

    diamantes, açúcar e caviar têm múltiplos sentidos e representam a avareza, a gula e o poder.

  • D.

    as obras originais são fotografias.

  • E.

    as ilusões reveladas nas obras de Vik Muniz nos fazem ver as falácias das informações visuais, justamente porque o artista sempre apresenta suas obras nas duas versões: colagem e fotografia.

Durante meio século, Picasso liderou as forças da inovação artística, escandalizando o mundo com a introdução de um novo estilo e seguindo adiante tão logo sua inortodoxia era aceita. No que se refere ao estilo e às obras de Picasso, assinale a opção correta.

  • A. O primeiro estilo original de Picasso surgiu quando ele já era um artista famoso.
  • B. Picasso aprendeu a desenhar na adolescência e foi descoberto quando participava de uma exposição de arte infantil.
  • C. Durante sua vida artística, Picasso se dedicou totalmente à pintura, sua única habilidade.
  • D. A arte de Picasso sempre foi autobiográfica, apesar de ele ter trabalhado em muitos estilos diferentes.

A escola é o espaço em que alunos e professores praticam o ato de ler e escrever sistematicamente. É neste espaço que o professor assume a sua tarefa de mediador de leitura. Entre as diversas ações propostas, é INCORRETO afirmar que cabe ao professor:

  • A.

    lançar perguntas que problematizem o que o leitor diz e o ajuda a pensar sobre o lido, a buscar no texto as pistas que contribuem para construir os sentidos do texto.

  • B.

    quando a pergunta é feita pelo aluno, imediatamente voltar à mesma pergunta à classe e depois dar a resposta, para que o aluno possa construir o seu conhecimento a respeito da interpretação correta.

  • C.

    ao explorar o esquema pergunta/resposta, observar as estratégias que os estudantes usam para respondê-las.

  • D.

    exercitar a escuta democrática, pois há diferentes pontos de vista sobre qualquer texto, de qualquer esfera, seja literária, jornalística, de divulgação científica, etc.

  • E.

    ter consciência de seu ponto de vista e se esforçar para compreender as perspectivas e valores da turma, com o intuito de construir situações de trocas democráticas nas aulas. A imposição de idéias por parte do professor desencadeia, a médio e a longo prazo, silêncio por parte dos estudantes que sabem reconhecer quando um ambiente é hostil às suas reflexões.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...