Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"Foram os países europeus que impuseram aos não europeus seu método e análise do fenômeno e patrimônio culturais; obrigaram as elites e os povos destes países a ver sua própria cultura com olhos europeus." (VARINE- BOHAN, Hugues de. In Os museus e o mundo. São Paulo: Biblioteca Salvat, 1979. 9- 21p e 70-81p.)
Isto posto, é correto afirmar que o Museu no Brasil surge na etapa histórica:
Republicana.
Industrial.
Pré-colonialista.
Colonialista.
Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48 considere os textos abaixo.
A leitura de textos de diferentes gêneros é uma das indicações do Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental − Artes.
I. Histórico
II. Crítica de arte
III. Jornalístico
IV. Depoimento
V. Biográfico
A partir dos diferentes gêneros de textos é possível afirmar que:
Amílcar de Castro pode ser considerado um pintor extraordinário, reconhecido internacionalmente.
O conhecimento e a discriminação das possibilidades construtivas e expressivas dos volumes, espaços e superfícies, dependem também dos materiais utilizados na sua feitura.
A obra de Max Bill muito influenciou a poética de Amílcar de Castro pelo aproveitamento da ferrugem enquanto materialidade expressiva.
Volumes, espaços e superfícies como elementos da visualidade são possibilidades construtivas e expressivas que só podem ser realizadas pelo ferro.
Massa, peso, cor e textura, assim como a apropriação das imagens da cultura visual estão presentes na obra de Amílcar de Castro, que utiliza o ferro vindo de Minas gerais, onde nasceu.
Texto para as questões 21 e 22
Existe uma diferença entre ver e ter um olhar sobre a obra de arte – a diferença entre ver e sentir. Para se analisar um quadro, podem ser utilizadas várias abordagens, com enfoque sobre elementos que incluem, entre outros, composição, movimento, unidade, equilíbrio, cor, contraste claro/escuro e clima.
Considerando os elementos mencionados no texto e a figura I nele apresentada, assinale a opção correta.Considere as imagens abaixo.
Como proposta de leitura de um texto da esfera artística, estas quatro obras podem gerar:
uma contextualização centrada nas biografias dos artistas capaz de apresentar cada um como criadores com claras intenções estéticas.
uma ação que pode confundir os alunos de 8ª série por comparar obras muito diversas entre si, dificultando a análise e a interpretação.
uma interpretação que revela as obras como objetos simbólicos, ligados a valores místicos, religiosos e carnavalescos.
uma leitura em forma comparada e compartilhada com cuidadosas propostas do educador para o antes, o durante e o depois da leitura.
a confecção de mantos e esculturas de vestir pelos alunos, como possibilidade de construir suas marcas pessoais e a compreensão da body art e do site specific.
Texto para as questões 21 e 22
Existe uma diferença entre ver e ter um olhar sobre a obra de arte – a diferença entre ver e sentir. Para se analisar um quadro, podem ser utilizadas várias abordagens, com enfoque sobre elementos que incluem, entre outros, composição, movimento, unidade, equilíbrio, cor, contraste claro/escuro e clima.
Considerando as abordagens utilizadas para se analisar um quadro, assinale a opção correta a respeito da pintura representada na figura II.Na esfera jornalística são vários os gêneros de textos que podem ser trabalhados nas aulas de Artes.
I. Charge
II. Cartum
III. Caricatura
a. Não perde o significado com o tempo, transcendendo o tempo histórico. Representa personagens do cotidiano: trabalhadores, estudantes, crianças, pais, animais,....
b. Desfigura a forma para revelar a essência, evidenciando uma parte despercebida aos olhos desatentos, desvelando as profundezas da alma.
c. Explora o humor e a metáfora na relação entre o texto visual e texto verbal, não se constituindo como uma ilustração. Seus personagens, apesar de inspirados em pessoas reais, possuem certa distância ficcional, com forte caráter ético.
Está corretamente associado gênero de textos e definição em:
I-a; II-b; III-c
I-b; II-a; III-c
I-b; II-c; III-a
I-c; II-b; III-a
I-c; II-a; III-b
A arte do século XX libertou a forma das regras tradicionais e as cores da obrigação de representar com exatidão os objetos. Com relação às características da arte moderna, assinale a opção correta.
Em entrevista de Vik Muniz, disponível em:
Vik Muniz é um artista europeu que trabalha apenas com retratos.
as obras originais são colagens com diamantes, açúcar e caviar.
diamantes, açúcar e caviar têm múltiplos sentidos e representam a avareza, a gula e o poder.
as obras originais são fotografias.
as ilusões reveladas nas obras de Vik Muniz nos fazem ver as falácias das informações visuais, justamente porque o artista sempre apresenta suas obras nas duas versões: colagem e fotografia.
Durante meio século, Picasso liderou as forças da inovação artística, escandalizando o mundo com a introdução de um novo estilo e seguindo adiante tão logo sua inortodoxia era aceita. No que se refere ao estilo e às obras de Picasso, assinale a opção correta.
A escola é o espaço em que alunos e professores praticam o ato de ler e escrever sistematicamente. É neste espaço que o professor assume a sua tarefa de mediador de leitura. Entre as diversas ações propostas, é INCORRETO afirmar que cabe ao professor:
lançar perguntas que problematizem o que o leitor diz e o ajuda a pensar sobre o lido, a buscar no texto as pistas que contribuem para construir os sentidos do texto.
quando a pergunta é feita pelo aluno, imediatamente voltar à mesma pergunta à classe e depois dar a resposta, para que o aluno possa construir o seu conhecimento a respeito da interpretação correta.
ao explorar o esquema pergunta/resposta, observar as estratégias que os estudantes usam para respondê-las.
exercitar a escuta democrática, pois há diferentes pontos de vista sobre qualquer texto, de qualquer esfera, seja literária, jornalística, de divulgação científica, etc.
ter consciência de seu ponto de vista e se esforçar para compreender as perspectivas e valores da turma, com o intuito de construir situações de trocas democráticas nas aulas. A imposição de idéias por parte do professor desencadeia, a médio e a longo prazo, silêncio por parte dos estudantes que sabem reconhecer quando um ambiente é hostil às suas reflexões.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...