Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Arte/Educação, numa perspectiva modernista, enfatizava o desenvolvimento da criatividade dos estudantes. Dentre os processos mentais envolvidos na criação o mais valorizado era:
flexibilidade
originalidade
elaboração
análise
Em A imagem do ensino de arte, a autora Ana Mae propõe a comparação entre 2 obras da iconografia artística brasileira. A primeira explora o contraste de cores chapadas e a segunda a multiplicidade de nuanças de uma mesma cor. A autora refere-se às obras, respectivamente, dos artistas:
Tarsila do Amaral e Anita Malfatti.
Maria Martins e Max Bill.
Tarsila do Amaral e Maria Martins.
Maria Martins e Anita Malfatti.
Anita Malfatti e Van Gogh.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Para Ana Mae Barbosa, Arte/Educação é a mediação entre arte e público. Ensino da Arte é compromisso com continuidade e/ou com currículo quer seja formal ou informal. Assim, é correto afirmar que:
na perspectiva de um currículo com base nas teorias pós-modernas a Arte é tratada como área de conhecimento que possui conteúdos, objetivos e métodos de ensino/aprendizagem próprios.
a aspiração dos arte/educadores nesse contexto é, exclusivamente, desenvolver a sensibilidade dos educandos.
a função da arte na educação assim pensada é promover atividades lúdicas no currículo.
a Arte/Educação, num currículo nesta perspectiva, tem como objetivo desenvolver a criatividade dos estudantes.
Para Ana Mae Barbosa, arte-educação é uma
área dos cursos universitários responsável pela preparação dos professores de arte e, portanto, visa capacitar para a compreensão dos objetivos e metodologias do ensino de artes visuais, música, teatro e dança.
designação para o campo de trabalho de educadores que desenvolvem processos educativos em arte para crianças e adolescentes.
designação que serve para garantir que a arte seja exigida e definida como uma matéria, uma disciplina igual às outras no currículo.
expressão que a partir dos anos setenta e oitenta rompe com a livre-expressão como objetivo no ensino de arte e, portanto, oficializa a proposta triangular nas escolas.
certa epistemologia da arte e, portanto, é a investigação dos modos pelos quais se aprende arte.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Na leitura de obras de arte que utiliza o método de Edmund Feldman as etapas são:
Descrição, Análise, Interpretação, e Julgamento.
Narração, Construção, Classificação, Interpretação e Recriação.
Descrição, Análise, Interpretação, Fundamentação e Revelação.
Preferência, Beleza e Realismo, Expressividade, Estilo e Forma, Autonomia.
Em seu livro A imagem no ensino da arte, Ana Mae apresenta e discute diferentes metodologias de leitura da imagem, dentre elas, a metodologia preconizada por Feldman que propõe:
o processo de leitura de várias obras a partir do descrever, analisar e refletir.
a leitura de uma única obra para serem analisados com aprofundamento os elementos da visualidade.
a leitura comparada de duas ou mais obras para que sejam analisados os problemas visuais propostos de maneira similar ou diferente nas várias obras.
o fazer-artístico como releitura de uma obra para análise comparativa dos resultados estéticos produzidos pelos alunos, considerando principalmente o estilo do artista.
a leitura comparada de duas ou mais obras que mostrem a diferença entre arte moderna e contemporânea.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre o conceito de cultura, é correto afirmar que é:
uma produção decorrente dos meios de comunicação de massa (televisão, rádio e internet) que a determina.
o conjunto de manifestações de um grupo social cujas características devem permanecer imutáveis ao longo do tempo.
um conjunto de objetos, práticas e concepções (sobretudo religiosas e estéticas) tradicionais, portanto, produzidas no passado.
uma construção simbólica, cujo símbolo pode ser um objeto ou um acontecimento possuidor de significado para um grupo ou sociedade humana. Ela é dinâmica, mutável e se transforma no cotidiano das sociedades.
Sobre o estado da educação nos museus de arte dos Estados Unidos, Ana Mae Barbosa em A imagem no ensino de arte comenta uma pesquisa realizada por Elliot Eisner e Stephen Dobbs que apresenta como conclusão que no estatuto de todos os museus, mesmo os mais veneráveis, a educação é considerada de fundamental importância, contudo, na prática, os diretores em sua maioria vêem o trabalho do curador como primordial e do arte-educador como acessório e secundário. No Brasil, a instituição cultural em São Paulo que para Ana Mae é conhecida principalmente pela abordagem educacional que impregna todas as suas atividades, desde a museologia, especificamente, até o funcionamento da biblioteca, é
MAC − Museu de Arte Contemporânea.
Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Itaú Cultural.
MASP − Museu de Arte de São Paulo.
Museu Lasar Segall.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Os museus e centros culturais, atualmente, buscam atrair um público cada vez mais diversificado no que diz respeito à faixa etária, nível de escolaridade, dentre outros aspectos. Por esse motivo, necessitam desenvolver métodos e formas variadas de atendimento. Para alcançar esta preparação, a Proposta Triangular no Brasil vem contribuindo de forma significativa por meio das ações integradoras do:
ler, olhar e produzir.
ler, fazer e contextualizar.
contextualizar, fazer e produzir.
ver, refletir e fruir.
Considere as diferentes proposições de teóricos sobre o ensino de arte.
I. Defende uma leitura em direção aos elementos que compõem a obra de arte em busca de equivalências configuracionais.
II. Defende uma leitura qualitativa, não descritiva em direção às sensações.
III. Defende uma leitura baseada nas etapas: descrição, análise, interpretação e julgamento.
IV. Propõe um processo de leitura que segue os seguintes passos: descrever, analisar, interpretar, fundamentar e revelar.
V. Defende a educação estética, e desde os anos 70 enfoca o problema da diversidade cultural.
VI. Desenvolve o método de multipropósito, isto é, o fazer em função da leitura de obras de arte e sua integração com outras disciplinas.
Está corretamente associado teoria e autor em:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...