Questões de Educação Artística

Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A obra: "Os últimos dias de Carlos Gomes", dos artistas De Angelis e Giovanni Capranesi, pertence ao acervo do (da):

  • A.

    Casa das Onze Janelas.

  • B.

    Museu do Estado do Pará.

  • C.

    Museu da Universidade Federal do Pará.

  • D.

    Museu de Arte de Belém.

Por meio dos jogos o aluno se familiariza com a linguagem do palco e com os desafios de presença em cena. O Jogo Teatral é, portanto, um jogo de construção que

  • A.

    rompe a barreira do palco gradativamente sem utilizar regras definidas, ao mesmo tempo em que permite o relacionamento entre os parceiros na construção de texto dramático.

  • B.

    utiliza um vocabulário criado pelos alunos.

  • C.

    prepara um espetáculo a ser mostrado e dessa forma incentiva nos alunos a apreciação.

  • D.

    organiza a aprendizagem de técnicas teatrais como forma de manter o teatro como linguagem.

  • E.

    trabalha a consciência do "como se" gradativamente em direção à articulação da linguagem do teatro.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O antigo Presídio São José é um espaço cultural que abriga o Pólo Joalheiro do Estado do Pará e o Museu de Gemas. Atualmente, este espaço é chamado de:

  • A.

    Casa do Artesanato.

  • B.

    São José Liberto.

  • C.

    Complexo Feliz Lusitânia.

  • D.

    Espaço Cultural São José.

Fernando Hernández, que recentemente publicou Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional tem ampliado a concepção sobre projetos na escola. Para ele, o projeto apresenta

  • A.

    uma seqüência linear e estável para que o projeto se concretize numa produção final e na avaliação concretizada por meio de um portfólio.

  • B.

    um sentido da aprendizagem que quer ser significativo, ou seja, que pretende conectar a partir do que os estudantes já sabem, de seus esquemas de conhecimento precedentes, de suas hipóteses (verdadeiras, falsas ou incompletas) ante a temática que se há de abordar.

  • C.

    um sentido de aprendizagem em que o professor é protagonista das decisões sobre as pesquisas a serem feitas para o enriquecimento do aluno sobre a temática abordada.

  • D.

    uma seqüência de atividades que parte do que os alunos já conhecem para chegar a um produto final capaz de sistematizar todo a aprendizagem através de etapas bem definidas.

  • E.

    um sentido de aprendizagem que quer ser significativo ao permitir a conexão entre várias disciplinas curriculares, sob a vigília atenta do professor para manter os alunos motivados na aprendizagem de uma temática abordada.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Secretaria Executiva de Estado de Cultura do Pará lançou o Programa "Conheça os Museus da Secult", que consiste em uma série de ações para aproximar o público paraense dos espaços museológicos do Sistema Integrado de Museus e Memoriais. Sobre a exposição "Traços e Transições Revisitada: Arte Moderna e Contemporânea Brasileira", pode-se afirmar que esta se encontra no (a):

  • A.

    Museu do Estado do Pará.

  • B.

    Museu do Forte do Presépio.

  • C.

    Casa das Onze Janelas.

  • D.

    Museu das Gemas.

Fernando Hernández afirma que o projeto não é uma metodologia didática, mas uma forma de entender o sentido da escolaridade baseado no ensino para a compreensão. Isto implica que os estudantes

  • A.

    participem do processo de pesquisa utilizando os vários domínios da competência leitora e escritora em várias esferas chegando a um único produto final.

  • B.

    exercitem a escuta democrática, sendo também ouvidos pelo professor para que possam comandar os caminhos a serem percorridos no projeto.

  • C.

    participem do processo de pesquisa, divididos em subgrupos com interesses homogêneos articulados a todas as disciplinas curriculares.

  • D.

    participem do processo de pesquisa utilizando diferentes estratégias para ir além da informação, podendo reconhecer as diferentes versões de um fato e formular hipóteses sobre as conseqüências dessa pluralidade de pontos de vista.

  • E.

    possam ser protagonistas de um ensino para a compreensão que se estrutura numa seqüência de atividades isoladas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As novas diretrizes do ensino de Arte vêm apontando para a importância e a necessidade de articulação das áreas de conhecimento que configuram os conteúdos básicos da linguagem artística, que são:

  • A.

    a história da arte e sua inserção sócio-cultural, os códigos da linguagem e seus elementos constitutivos e o instrumental técnico.

  • B.

    os códigos da linguagem, o instrumental técnico e as teorias estéticas.

  • C.

    as teorias estéticas, a história da arte e a produção artística.

  • D.

    o instrumental técnico, a teoria e a prática.

Robert Willian Ott propõe o sistema Image Watching com procedimentos que sensibilizam e preparam os indivíduos para o questionamento crítico. Em Thought Watching o aluno torna-se mais autêntico, participa de uma atmosfera favorável e não ameaçadora de capacitação para a crítica, equivalendo a um período de aquecimento, como motivação para o envolvimento no Image Watching. Cinco categorias compõem o seu sistema e permitem formar um método direcionado ao ensino de arte. Essas categorias são conhecidas por:

  • A.

    descrevendo, analisando, interpretando, fundamentando e revelando.

  • B.

    descrição, análise, interpretação, contextualização e apreciação.

  • C.

    apreciação, contextualização, releitura, análise e interpretando.

  • D.

    descrição, interpretação, análise, contextualização e releitura.

  • E.

    descrevendo, interpretando, revelando, fundamentando, interpretando.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dentre os museus abaixo indicados, os mais antigos do Brasil são:

  • A.

    Museu da República e Museu da Inconfidência.

  • B.

    Museu Emílio Goeldi e Museu do Ipiranga.

  • C.

    Museu Histórico Nacional e Museu Imperial de Petrópolis.

  • D.

    Museu Nacional do Rio de Janeiro e Museu Nacional de Belas Artes.

Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48 considere os textos abaixo.

A leitura de textos de diferentes gêneros é uma das indicações do Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental − Artes.

I. Histórico
II. Crítica de arte
III. Jornalístico
IV. Depoimento
V. Biográfico

Está corretamente associado os tipos de gêneros apresentados nos fragmentos de textos sobre a obra e o artista Amílcar de Castro em:

  • A.

    I-f; II-b ; III-c ; IV-e ; V-a e d.

  • B.

    I-b; II-a e c ; III-d ; IV-f ; V-e.

  • C.

    I-b; II-a e d ; III-c ; IV-e ; V-f.

  • D.

    I-a e d; II-b ; III-c ; IV-e ; V-f.

  • E.

    I-b; II-a e d ; III-f ; IV-e ; V-c.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...