Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A obra: "Os últimos dias de Carlos Gomes", dos artistas De Angelis e Giovanni Capranesi, pertence ao acervo do (da):
Casa das Onze Janelas.
Museu do Estado do Pará.
Museu da Universidade Federal do Pará.
Museu de Arte de Belém.
Por meio dos jogos o aluno se familiariza com a linguagem do palco e com os desafios de presença em cena. O Jogo Teatral é, portanto, um jogo de construção que
rompe a barreira do palco gradativamente sem utilizar regras definidas, ao mesmo tempo em que permite o relacionamento entre os parceiros na construção de texto dramático.
utiliza um vocabulário criado pelos alunos.
prepara um espetáculo a ser mostrado e dessa forma incentiva nos alunos a apreciação.
organiza a aprendizagem de técnicas teatrais como forma de manter o teatro como linguagem.
trabalha a consciência do "como se" gradativamente em direção à articulação da linguagem do teatro.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O antigo Presídio São José é um espaço cultural que abriga o Pólo Joalheiro do Estado do Pará e o Museu de Gemas. Atualmente, este espaço é chamado de:
Casa do Artesanato.
São José Liberto.
Complexo Feliz Lusitânia.
Espaço Cultural São José.
Fernando Hernández, que recentemente publicou Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional tem ampliado a concepção sobre projetos na escola. Para ele, o projeto apresenta
uma seqüência linear e estável para que o projeto se concretize numa produção final e na avaliação concretizada por meio de um portfólio.
um sentido da aprendizagem que quer ser significativo, ou seja, que pretende conectar a partir do que os estudantes já sabem, de seus esquemas de conhecimento precedentes, de suas hipóteses (verdadeiras, falsas ou incompletas) ante a temática que se há de abordar.
um sentido de aprendizagem em que o professor é protagonista das decisões sobre as pesquisas a serem feitas para o enriquecimento do aluno sobre a temática abordada.
uma seqüência de atividades que parte do que os alunos já conhecem para chegar a um produto final capaz de sistematizar todo a aprendizagem através de etapas bem definidas.
um sentido de aprendizagem que quer ser significativo ao permitir a conexão entre várias disciplinas curriculares, sob a vigília atenta do professor para manter os alunos motivados na aprendizagem de uma temática abordada.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Secretaria Executiva de Estado de Cultura do Pará lançou o Programa "Conheça os Museus da Secult", que consiste em uma série de ações para aproximar o público paraense dos espaços museológicos do Sistema Integrado de Museus e Memoriais. Sobre a exposição "Traços e Transições Revisitada: Arte Moderna e Contemporânea Brasileira", pode-se afirmar que esta se encontra no (a):
Museu do Estado do Pará.
Museu do Forte do Presépio.
Casa das Onze Janelas.
Museu das Gemas.
Fernando Hernández afirma que o projeto não é uma metodologia didática, mas uma forma de entender o sentido da escolaridade baseado no ensino para a compreensão. Isto implica que os estudantes
participem do processo de pesquisa utilizando os vários domínios da competência leitora e escritora em várias esferas chegando a um único produto final.
exercitem a escuta democrática, sendo também ouvidos pelo professor para que possam comandar os caminhos a serem percorridos no projeto.
participem do processo de pesquisa, divididos em subgrupos com interesses homogêneos articulados a todas as disciplinas curriculares.
participem do processo de pesquisa utilizando diferentes estratégias para ir além da informação, podendo reconhecer as diferentes versões de um fato e formular hipóteses sobre as conseqüências dessa pluralidade de pontos de vista.
possam ser protagonistas de um ensino para a compreensão que se estrutura numa seqüência de atividades isoladas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
As novas diretrizes do ensino de Arte vêm apontando para a importância e a necessidade de articulação das áreas de conhecimento que configuram os conteúdos básicos da linguagem artística, que são:
a história da arte e sua inserção sócio-cultural, os códigos da linguagem e seus elementos constitutivos e o instrumental técnico.
os códigos da linguagem, o instrumental técnico e as teorias estéticas.
as teorias estéticas, a história da arte e a produção artística.
o instrumental técnico, a teoria e a prática.
Robert Willian Ott propõe o sistema Image Watching com procedimentos que sensibilizam e preparam os indivíduos para o questionamento crítico. Em Thought Watching o aluno torna-se mais autêntico, participa de uma atmosfera favorável e não ameaçadora de capacitação para a crítica, equivalendo a um período de aquecimento, como motivação para o envolvimento no Image Watching. Cinco categorias compõem o seu sistema e permitem formar um método direcionado ao ensino de arte. Essas categorias são conhecidas por:
descrevendo, analisando, interpretando, fundamentando e revelando.
descrição, análise, interpretação, contextualização e apreciação.
apreciação, contextualização, releitura, análise e interpretando.
descrição, interpretação, análise, contextualização e releitura.
descrevendo, interpretando, revelando, fundamentando, interpretando.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Dentre os museus abaixo indicados, os mais antigos do Brasil são:
Museu da República e Museu da Inconfidência.
Museu Emílio Goeldi e Museu do Ipiranga.
Museu Histórico Nacional e Museu Imperial de Petrópolis.
Museu Nacional do Rio de Janeiro e Museu Nacional de Belas Artes.
Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48 considere os textos abaixo.
A leitura de textos de diferentes gêneros é uma das indicações do Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental − Artes.
I. Histórico
II. Crítica de arte
III. Jornalístico
IV. Depoimento
V. Biográfico
Está corretamente associado os tipos de gêneros apresentados nos fragmentos de textos sobre a obra e o artista Amílcar de Castro em:
I-f; II-b ; III-c ; IV-e ; V-a e d.
I-b; II-a e c ; III-d ; IV-f ; V-e.
I-b; II-a e d ; III-c ; IV-e ; V-f.
I-a e d; II-b ; III-c ; IV-e ; V-f.
I-b; II-a e d ; III-f ; IV-e ; V-c.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...