Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Um dos documentos importantes que relatam a história do museu é a Declaração de Quebec, de 1984, cuja maior contribuição para as transformações realizadas nesse tipo de espaço cultural foi a:
introdução do conceito de museu integral.
reafirmação do museu como espaço de comunicação.
sistematização dos princípios fundamentais da museologia.
instituição da função educativa dos museus.
Considere as afirmativas abaixo.
I. A partir do momento em que as pessoas pensam que tudo o que faziam era arte, porque quando estavam na escola tudo o que faziam era considerado adorável por seus professores, até então, não se tem mais uma teoria da arte. Não há tendência, não há objetivos, e não havendo objetivo não há como saber contra o que se opor.
II. A arte e sua aprendizagem têm como finalidade essencial tornar alguém mais criativo; fazê-lo perceber seu contexto físico ou social mais objetivamente e ajudá-lo a resolver inadequações emocionais.
III. A criança aprende a formar seus próprios signos configuracionais principalmente por meio da observação do comportamento-de-fazer-signos-configuracionais de outras pessoas. Sem modelos para serem seguidos, haveria pequenos ou nenhum comportamento de realização de signos visuais nas crianças.
IV. O estudo da arte é elitista, porque pressupõe uma compreensão disciplinada e uma sensibilidade cultivada, que permitam a apreciação.
É correto o que se afirma APENAS em
I e III.
I, III e IV.
III e IV.
II e IV.
I e IV.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O Seminário Regional da UNESCO, realizado no Rio de Janeiro, em 1958, foi considerado um marco de suma importância no processo de transformação da instituição museal na América Latina, no que diz respeito à:
restauração de acervos.
política de aquisição de acervos.
função educacional dos museus.
documentação de acervos.
Segundo os PCNs, o conhecimento artístico como experiência estética direta com a obra de arte pode ser progressivamente enriquecido e transformado pela ação de outra modalidade de conhecimento, gerado quando se pesquisa e contextualiza o campo artístico como atividade humana. Tal conhecimento estuda o fenômeno artístico como:
I. produto e agente de culturas e tempos históricos.
II. objeto de conhecimento, no qual tanto o artista quanto o próprio aluno, são considerados como pessoas expressivas que oferecem informações para o processo de aprendizagem, independentemente de suas intenções.
III. construção formal, material e técnica na qual podem ser identificados os elementos que compõem os trabalhos artísticos e os princípios que regem sua combinação.
IV. construção poética.
V. produção cultural que envolve a experiência de artistas, curadores, público e museus como mediadores na definição do sistema de arte e sua aprendizagem.
É correto o que se afirma APENAS em
III, IV e V.
II, IV e V.
II, III e IV.
I, III e IV.
I, III e V.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
"Num país onde os políticos ganham eleições através da televisão, a alfabetização visual para a leitura é fundamental, e a leitura da imagem artística, humanizadora". Ao ler o trecho acima de Ana Mae Barbosa, pode-se afirmar que a leitura como interpretação cultural teve influência de:
Anísio Teixeira.
Augusto Rodrigues.
Paulo Freire.
Fayga Ostrower.
São critérios de avaliação em artes visuais, segundo os PCNs:
I. Criar formas artísticas por meio de poéticas pessoais.
II. Estabelecer relações com o trabalho de arte produzido por si, por seu grupo e por outros sem discriminação estética, artística, étnica e de gênero.
III. Identificar os elementos da linguagem visual e suas relações em trabalhos artísticos e na natureza.
IV. Conhecer e apreciar vários trabalhos e objetos de arte por meio das próprias emoções, reflexões e conhecimentos e reconhecer a existência desse processo em jovens e adultos de distintas culturas.
V. Valorizar a pesquisa e a freqüentação junto às fontes de documentação, preservação, acervo e veiculação da produção artística.
É correto o que se afirma em
I, II, III, IV e V.
I, III, IV e V, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Na perspectiva dos estudos centrados na compreensão da obra de arte, como os de Michael Parsons, são estágios para compreender uma obra de arte:
preferência, beleza e realismo, estilo e autonomia.
autonomia, estilo e forma, beleza e preferência.
preferência, beleza e realismo, expressividade, estilo e forma, autonomia.
autonomia, estilo e forma, expressividade e beleza.
A respeito da aprendizagem da dança no ambiente escolar, segundo os PCNs, pode-se afirmar que:
conhecer os dançarinos/coreógrafos e grupos de dança brasileiros contribui para fundamentar a importância da dança como educação física e manifestação cultural de um povo.
a dança é sinônimo de código − balé clássico, moderno e contemporâneo − e como forma de conhecimento envolve a aprendizagem através da improvisação e composição coreográfica.
como caminho para criação e interpretação pessoais da/em dança, a necessidade de técnica, conhecimento e habilidades corporais.
dar ênfase à evolução histórica das danças populares buscando relacioná-las aos significados evidenciados pelos alunos, é o modo mais correto de propiciar o conhecimento sobre a cultura brasileira.
como caminho para criação e interpretação da dança, focalizando-se especialmente os aspectos técnicos da recepção.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre a instalação "Xumucuís", que representou o Brasil na XI Bienal Internacional de São Paulo, é correto afirmar que sua autoria é do artista paraense:
Osmar Pinheiro.
Valdir Sarubbi.
Rui Meira
La Roque Soares.
Segundo os PCNs, no critério de avaliação em Música criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros, pretende-se avaliar, EXCETO, se o aluno
improvisa, compõe, interpreta vocal e/ou instrumentalmente.
interpreta instrumentalmente com domínio do vocabulário musical.
improvisa com desembaraço.
compõe pequenos trechos com desenvoltura.
interpreta com expressividade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...