Lista completa de Questões de Educação Artística do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As atividades de arte, em sala de aula, precisam mobilizar o estudo e desenvolvimento de vivências educativas e conceituações mais definidas, por isso elas devem:
se constituir de atividades esparsas e não originárias de conceitos e idéias artísticas e estéticas;
ser constantemente exercitadas através de modelos e padrões;
se basear em exercícios soltos de fazer desenhos, pinturas, gravuras, modelagens..;
vincular-se a um conteúdo educativo, teórico e prático, na área;
nenhuma das respostas acima.
A contribuição escolar na formação de estudantes em artes resulta de processos pedagógicos que consigam reunir as elaborações artísticas e estéticas pessoais com as interferências educativas necessárias ao andamento dessa aprendizagem. Isso que dizer que:
basta organizar e coordenar os ambientes das salas de aula, provendo-os com vários materiais para que aconteçam trabalhos espontâneos e livres;
a organização desse processo de escolarização supõe intermediação dos professores, com seus posicionamentos práticos e teóricos, entrelaçados com o intuito de atingir os objetivos de aprendizagem dos saberes artísticos e estéticos essenciais para que os estudantes exercitem suas cidadanias;
a interferência educativa em arte consiste em organizar as aulas com atividades de colorir desenhos impressos, reproduzir danças e canções conhecidas e preparar eventos de fim de ano;
deve-se desenvolver um tipo de aula de arte em que não exista nenhuma forma de atitude educativa diretiva com os alunos;
basta ensinar-lhes as técnicas expressivas para que eles aprendam arte na escola.
A arte acadêmica desenvolvida no Primeiro Império, na Academia de Belas Artes, revela características:
Acerca da relação do ensino da arte com o sistema educacional brasileiro, assinale a opção correta.
A arte na educação interfere na invenção, na inovação e na difusão de novas tecnologias, o que contribui para a construção de um meio ambiente institucional inovador.
O ensino da arte no Brasil, especialmente quando se refere a contemporaneidade, está mais ligado a conhecimento memorizado do que a construção do pensamento a partir do conceito de pensamento visual.
O fazer artístico, no ensino da arte no Brasil, é entendido como a aventura individual de uma inteligência ou sensibilidade especialmente dotada, visando um fim em si mesmo.
A arte está separada da economia, da política e dos padrões sociais que operam na sociedade. É, acima de tudo, um produto da fantasia e da imaginação.
Algumas cidades já possuem políticas que tratam a grafitagem, forma de expressão típica da cultura urbana das grandes cidades. Com relação à técnica do grafite-arte como produto da cultura brasileira, assinale a opção correta.
Nas técnicas do grafite, não são utilizados conhecimentos relativos ao uso adequado de cor, luz e sombra.
O grafite, ao contrário da pichação, tem linguagem elaborada por artistas para transmitir uma ideologia.
Nos grafites, predominam as mensagens que incitam o grande público ao consumismo.
A arte do grafite valoriza a cópia como resultado e, portanto, é uma forma de se apropriar de uma imagem e desenhá-la exatamente como ela é.
Os museus de arte constituem espaços em que estão presentes as mais diversas manifestações artístico-culturais, tais como pintura, teatro, música, dança, desenho, cinema, expressão corporal, fotografias e esculturas, considerando as diferentes linguagens que se expressam de forma singular. A convivência com as obras em um museu propicia ao estudante o conhecimento de várias formas de expressão de artistas brasileiros e estrangeiros. Acerca desse tema e a respeito da relação da arte com a educação no ambiente de museu, assinale a opção correta.
O olhar de um estudante para uma obra é ingênuo, descomprometido com o passado e com as suas experiências e referenciais.
A educação do olhar por meio das visitas aos museus é um exercício, uma construção em que não se permitem questionamentos.
A proximidade com as obras em um museu de arte provoca o gosto pela descoberta das impressões sensoriais, a curiosidade e o prazer.
Os prédios dos museus, em sua maioria, oferecem um espaço inócuo, incapazes de interferir nas expectativas e no imaginário de cada visitante.
O ambiente do museu propicia o encontro com obras originais realizadas por artistas, enquanto que na escola, normalmente, é utilizada a linguagem verbal e materiais didáticos com reprodução de obras. Considerando esse tema e com relação a visita a museus por estudantes como atividade educativa, assinale a opção correta.
As imagens cotidianas observadas no trajeto para o museu não interferem no processo de aprendizagem pela familiaridade e rapidez em que são vistas.
Ao visitar um museu de arte, os alunos devem interagir com as obras de arte do acervo, por meio do olhar e do tato.
Durante a visitação a um museu, o professor deve se portar como um simples guia, evitando expor seu conhecimento para não constranger os alunos.
Cada nova visita feita por estudantes a uma mesma obra pode lhes proporcionar uma descoberta diferente, um novo desejo, novos sentidos.
A busca por uma nova expressão na arte brasileira ganhou força com a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo. Com relação a esse movimento modernista, assinale a opção correta.
No referido evento, reuniram-se apenas pintores, escultores e desenhistas, que mostraram o que se fazia de mais moderno àquela época.
As palestras conclamavam os artistas e o público a apreciar a arte moderna e a promover o academicismo.
Diversos grupos surgiram com propostas divergentes. Com isso, o movimento acabou sem resultados concretos.
Esse movimento era a busca do novo e de uma expressão genuinamente nacional.
Cópia e releitura são dois procedimentos que podem ser realizados na escola, dependendo do que se quer que o aluno aprenda. Quando o professor, após uma visita ao museu para apreciar obras de arte, solicita aos alunos que escolham uma obra e desenhem o que viram, esse professor está trabalhando
A produção de uma peça em sala de aula resgata a memória dos artistas, permite que os alunos conheçam textos de escritores famosos e ampliem o repertório cultural. Acerca da escolha do elenco para encenação de uma peça, assinale a opção correta.
A promoção de audições em que os alunos fazem leituras em voz alta, escutam e dançam facilita a escolha do elenco.
O júri, para a escolha dos alunos que irão participar de uma peça, deve ser formado exclusivamente por professores.
Deve-se privilegiar os alunos mais simpáticos e que têm mais facilidade em interpretar e dançar.
Na escolha do elenco, é fundamental a aplicação de prova escrita acerca do conteúdo da peça que será encenada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...