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Na elaboração de um programa de lazer e de recreação para uma instituição devem ser considerados, no mínimo, além dos objetivos da instituição para o lazer e a recreação dos seus associados,
os interesses dos profissionais de Educação Física e os recursos físicos, humanos, materiais e financeiros.
o perfil dos associados e os recursos físicos, humanos, materiais e financeiros.
o perfil dos associados e os recursos físicos, materiais e financeiros.
as preferências dos profissionais de Educação Física, o perfil dos associados e os recursos físicos, humanos, materiais e financeiros.
o perfil dos associados e os recursos físicos, humanos, materiais e políticos.
A definição abaixo refere-se a:
Mudança interna no domínio motor do indivíduo, deduzida de uma melhoria relativamente permanente em seu desempenho, como resultado da prática. No contexto educativo se promove no conjunto de atividades GLOBAIS da criança. No contexto esportivo-competitivo estuda e aprimora a aquisição de DESENPENHO PERFORMACE técnico de habilidades motoras isoladas.
aprendizagem motora;
cognição;
desenvolvimento da percepção motora;
habilidade motora.
Existem vários tipos de ginástica que podem integrar um plano pedagógico de educação física escolar. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens com relação à correta caracterização do tipo de ginástica nele identificado.
A ginástica de trampolim, que envolve, entre outros, saltos de diversos tipos e piruetas, é uma modalidade olímpica realizada em minitrampolim e em cama elástica.
Os usos dos esteróides anabólicos possuem alguns riscos adicionais para as mulheres. Marque a alternativa que NÃO corresponde a esses riscos:
Função menstrual alterada e redução do tamanho das mamas;
Aumento na queda do cabelo e aumento das acnes;
Aumento no tamanho das glândulas sebáceas e hirsutismo;
Hirsutismo e aumento do clitóris;
Alteração da voz e diminuição no tamanho das glândulas sebáceas.
De uma maneira geral, dentro de uma perspectiva de inclusão, os profissionais de educação física na execução de um programa de lazer e recreação devem buscar
oferecer programas distintos para as pessoas com e sem deficiências.
preparar previamente a pessoa com deficiência para participar do programa, procurando aprimorar suas capacidades até o nível em que a integração seja possível.
mudar o foco da incapacidade da pessoa com deficiência para as suas potencialidades e assegurar sua ampla participação no programa.
limitar a participação da pessoa com deficiência a apenas algumas atividades especiais.
aconselhar aos responsáveis da pessoa com deficiência a não inscrevê-lo no programa.
É a maior frequência cardíaca atingida no teste. Ela é atingida quando percebemos que mesmo aumentando a carga de trabalho não existe um aumento da frequência cardíaca. Não pode ser alterada com o treinamento físico. O único fator identificado que a altera é a idade.
A definição acima faz referência a:
Frequência Cardíaca de repouso;
Frequência cardíaca máxima;
Frequência cardíaca do limiar;
Eficiência Mecânica.
Existem vários tipos de ginástica que podem integrar um plano pedagógico de educação física escolar. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens com relação à correta caracterização do tipo de ginástica nele identificado.
A ginástica acrobática é executada em pares ou grupos.
Na musculação um exercício muito comum por sua eficácia é a PUXADA NA BARRA COM PEGADA ABERTA. Qual musculatura motora primária é trabalhada nesse exercício:
Trapézio;
Latíssimo do dorso;
Deltóide;
Rombóides;
Peitoral maior.
É possível utilizar alguns esquemas táticos para organizar equipes de voleibol em torneios esportivos. Para grupos com pouca experiência, nessa modalidade, recomenda-se a formação em que todos os participantes passam pelas funções de levantador e atacante na posição 3. Esse esquema tático pode ser expresso por
3 × 3.
5 × 1.
4 × 2.
6 × 0.
6 × 6.
Analise as afirmativas a respeito de índices e conceitos relacionados a fisiologia do exercício. I. Tanto VO2máx. (consumo máximo de oxigênio) como VO2 (consumo de oxigênio) podem ser expressos em ml . kg -1 . min -1 (mililitros por quilograma de peso por minuto = mililitros de oxigênio absorvidos por quilograma de peso corporal no espaço de tempo de 1minuto, pode ser chamado de valor relativo, Adams 1994).
II. A capacidade VO2máx. é limitada por alguns fatores, como por exemplo os fatores genéticos e a massa muscular.
III. Quanto maior for o nível de condicionamento físico mais fácil será aumentar essa capacidade VO2máx.
Estão corretas:
Somente I e II;
Somente I e III;
Somente II e III;
Somente I.
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