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De acordo com Garganta (1998), o ensino de uma modalidade esportiva coletiva requer que o professor compreenda as fases de prática, apresentadas por seus praticantes, com organização crescente de níveis de compreensão do jogo: jogo anárquico, descentração, estruturação e elaboração. Ao se deparar com o início da aprendizagem, o Educador Físico deve compreender que o jogo anárquico pode ser observado na situação em que os praticantes
atuam com uma comunicação e uma movimentação taticamente inteligente não só de cada jogador, mas do grupo como um todo, de modo a atingir o objetivo da modalidade.
agem autonomamente em relação à bola, movimentando-se taticamente pelo espaço, mesmo sem a posse da bola, antecipando jogadas e colocando-se em lugares estratégicos.
aglutinam-se em torno da bola, não utilizam adequadamente os espaços, movimentam-se somente em torno da bola e comunicam-se prioritariamente de forma verbal para solicitá-la.
movimentam-se taticamente pelo espaço, de forma inteligente, estruturada e eficaz para a obtenção da meta e aplicação de técnicas apuradas.
aglutinam-se temporariamente em torno da bola como uma tática para despistar a equipe adversária, atuando com uma comunicação inteligente e ocupando espaços diversos em lugares estratégicos.
Segundo estudiosos da área, a pedagogia do esporte escolar conhecida como reducionista, que objetiva levar aos alunos experiências de treinamento físico-esportivo instituído, em detrimento da busca da autonomia, da descoberta e da compreensão de si próprios, provoca um desequilíbrio pedagógico, em que predomina o aspecto racional em relação ao sensível. Considerando-se as respectivas características gerais, tal concepção pedagógica
prevê a inclusão de todos a partir da especialização precoce.
Durante uma avaliação física é necessário alguns equipamentos. Marque a alternativa que corresponde ao seguinte conceito: é um aparelho de aproximadamente 2,00m x 0,90m com quadrículas nas dimensões de 5 cm de lado de vidro ou acrílico (eventualmente de plástico ou vasado) riscado na vertical e na horizontal.
Estadiômetro;
Simetrógrafo;
Banco de Wells;
Adipômetro;
Dinamômetro.
O Educador Físico forma uma turma com 17 pessoas iniciantes interessadas em aprender, praticar e participar em competições de atletismo. Realizando-se uma avaliação diagnóstica a respeito do desenvolvimento das capacidades físicas apresentadas por essas pessoas constata-se:
I. Sete pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de resistência aeróbia.
II. Quatro pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de velocidade.
III. Seis pessoas apresentam potencial para o desenvolvimento de atividades que envolvam a capacidade física de força muscular.
Esse Educador Físico poderá aproveitar o potencial desse grupo de modo a incentivá-lo na prática do atletismo. Dessa maneira, o possível encaminhamento do grupo, dar-se-á nas seguintes modalidades, respectivamente:
No que se refere a ritmo e dança, julgue os itens a seguir.
Conceitua-se dança como o movimento intencional e simbólico por meio do qual o dançante expressa a si mesmo e a sua relação com o mundo, buscando a máxima expressividade do movimento corporal.
Dentre os conceitos abaixo, marque a alternativa INCORRETA:
LIMIAR DE LACTATO é o ponto limite que relaciona- se com a capacidade de produção de energia no exercício ainda sem acúmulo significativo desse resíduo metabólico;
LIMIAR GLICÊMICO em geral é definido pelo menor valor numérico encontrado durante sua aferição, podendo relacionar-se com o limiar de lactato;
LIMIAR ANAERÓBIO é o ponto de identificação da capacidade de gasto e produção de energia pelas vias aeróbias, prestes a receber uma suplementação efetiva do metabolismo anaeróbio;
VO2 MÁX é a medida metabólica capaz de mensurar a máxima capacidade de produção de energia mantida pelas vias anaeróbias;
FREQUENCIA CARDÍACA é considerada medida de referência mais importante para prescrição, controle e monitoramento dos metabolismos energéticos predominantes durante o exercício.
Os eventos esportivos podem apresentar as seguintes características:
I. A classificação, o confronto e a continuidade dependendo dos resultados obtidos no seu desenvolvimento.
II. Seu desenvolvimento ocorre em um período prolongado de dias, semanas ou até meses.
III. Não requer, necessariamente, a presença de árbitros para sua realização.
IV. A ênfase centra-se na criatividade e na diversidade de práticas esportivas realizadas.
Considerando a organização de evento com vistas à realização de uma competição ou de um festival, é possível destacar que as afirmações
I e IV são exclusivas de competições.
III e IV são exclusivamente de festivais.
I e III são exclusivas de competições.
II e IV são exclusivas de festivais.
II e III são exclusivas de festivais.
O professor de sala de aula e o professor de Educação Física são frequentemente os primeiros a perceber indicações subjetivas de possíveis dificuldades perceptivo-motoras em crianças da educação infantil e ciclo inicial do Ensino Fundamental. Assim, a validade dessas observações não deve ser ignorada. Quando detectadas tais dificuldades os professores devem buscar atividades que se concentrem nos atrasos específicos demonstrados pelo aluno. Com relação às áreas prejudicadas e possíveis atividades e estratégias de ensino para reverter o quadro de deficit perceptivo-motor, analise as seguintes assertivas:
I. Quando a área prejudicada é consciência corporal, direcional, espacial e temporal, sugerem-se atividades como: brincar seguindo um líder; usar vendas em atividades locomotoras e manipulativas; realizar habilidades locomotoras em ritmos diferentes para seguir o ritmo de um instrumento musical.
II. Quando a área prejudicada é o uso de múltiplas fontes de informação sensorial, sugerem-se atividades como: realizar atividades motoras dentro e fora da água e comparar os movimentos; fazer a criança rolar o corpo em diferentes superfícies e ângulos; usar movimentos com pés descalços em tipos diferentes de superfícies.
III. Quando a área prejudicada é problemas laterais e de centro, sugerem-se atividades como: jogos que envolvem agilidade (mudanças rápidas de direção e precisão); reforçar a noção de centro com atividades de lançamento e rebatidas.
IV. Quando a área prejudicada é o equilíbrio e coordenação, sugerem-se atividades como: incorporar equipamentos como tábuas inclinadas e que balançam; ensinar os alunos a dizer coisas que coincidem com seus movimentos; fazer com que os alunos realizem movimentos particulares sob uma variedade de condições ambientais e de tarefa.
São verdadeiras:
Apenas I, II e III
Apenas II, III e IV
Apenas I, III e IV
Apenas I, II e IV
I, II, III e IV
No que se refere a ritmo e dança, julgue os itens a seguir.
A obra coreográfica como um todo se constrói com base nos elementos que compõem o movimento, que são o tempo, o espaço e a intensidade, subdividida em peso e fluência.
Os programas aquáticos infantis podem ser muito benéficos em termos de fornecimento de estímulos adicionais, pois promovem a interação entre os pais e a criança. Eles, porém, envolvem perigosos potenciais que devem ser conhecidos. Marque a alternativa CORRETA com relação a esses perigos:
A hiponatremia é um dos principais problemas, pois trata-se da intoxicação aquática infantil, pelo ato de engolir uma quantidade excessiva de água;
A hiponatremia tem como sintomas: letargia, desorientação, fraqueza, náuseas, vômitos, convulsões, coma e morte;
Os pais não devem pensar que seus filhos estão seguros na água ou livres de afogamentos, depois de iniciarem um programa;
Os programas aquáticos devem fornecer informação sobre as limitações cognitivas e motoras de bebês e crianças, dos riscos inerentes à água;
Programas aquáticos para bebês e crianças devem ser promovidos como forma de diminuir o risco de afogamentos.
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