Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Existem vários tipos de ginástica que podem integrar um plano pedagógico de educação física escolar. Considerando esse assunto, julgue os próximos itens com relação à correta caracterização do tipo de ginástica nele identificado.
Denominam-se equilíbrio, dinâmica e combinada os três tipos de séries em que se divide a ginástica acrobática.
Qual a alternativa que contém a sequência CORRETA das fases do salto em distância:
Corrida de aproximação, chamada, vôo, queda;
Chamada, corrida de aproximação, queda;
Corrida de aproximação, vôo, queda;
Corrida de aproximação, vôo, chamada, queda;
Chamada, corrida de aproximação, vôo, queda.
No handebol, determinados lançamentos marcam o início ou o reinício da partida, a cobrança de faltas e a cobrança de laterais. São denominados como tiros de saída, lateral, de meta e de 7 metros. O tiro de 7 metros equivale ao lançamento que se caracteriza por um recurso de punição para violação de regras. Ele é
executado no centro da quadra, com a bola seguindo na direção em que o time julga mais adequada para a sua estratégia de ataque.
executado no lugar em que a infração ocorreu, com a devida autorização do árbitro e com a formação de barreira defensiva na situação em que a mesma seja necessária.
similar ao que ocorre no futebol, sendo executado quando a bola lançada cruza completamente a linha da área de gol e a partida é reiniciada pelo goleiro.
marcado no instante em que a bola sai pela limitação da linha lateral da quadra e precisa ser recolocada em jogo pelos competidores, ou no instante em que toca em um jogador da defesa e sai pela linha de fundo.
iniciado com lançamento direto e orientação voltada para o gol da equipe adversária, estando o cobrador frente a frente com o goleiro, enquanto os demais jogadores localizam-se atrás da linha de nove metros.
A respeito da História da Educação Física no Brasil assinale a alternativa correta.
A constituição da educação física, ou seja, a instalação dessa prática pedagógica na instituição escolar emergente dos séculos XVI;
Educar o corpo para a produção significa promover saúde e educação para a saúde. Essa saúde ou virilidade também pode ser (e foi) ressignificada numa perspectiva nacionalista/patriótica. No Brasil na época de Getúlio Vargas e seu Estado Novo no Brasil;
A partir da década de 1960, no mundo e no Brasil, passa a constituirse mais claramente um campo acadêmico na/da EF, campo este que se estrutura a partir das universidades;
O corpo é alvo de estudos nos séculos XV e XVI, fundamentalmente das ciências biológicas.
Segundo estudiosos da área, a pedagogia do esporte escolar conhecida como reducionista, que objetiva levar aos alunos experiências de treinamento físico-esportivo instituído, em detrimento da busca da autonomia, da descoberta e da compreensão de si próprios, provoca um desequilíbrio pedagógico, em que predomina o aspecto racional em relação ao sensível. Considerando-se as respectivas características gerais, tal concepção pedagógica
elege a competição como o principal referencial de avaliação.
O futebol de areia é uma modalidade idealizada para motivar o espectador. Por isso, embora com base no futebol jogado no campo tradicional, tem regras muito específicas. Marque a alternativa CORRETA com relação as características dessa modalidade:
O campo é dividido ao meio por uma linha imaginária, indicada por 2 bandeiras amarelas colocadas nas laterais;
Em torno do campo deve haver uma zona de segurança livre de 1 metro de distância das linhas;
A substituição só pode ser realizada quando a bola estiver fora de jogo e em posse do time que vai realizar a substituição;
O goleiro só pode ser substituído pelo goleiro reserva;
Todos os tiros livres são diretos.
As modalidades esportivas coletivas como o basquetebol, o handebol e o futebol podem ser compreendidas numa situação em que duas equipes disputam um objeto (bola), utilizando táticas para alcançar o objetivo de cada modalidade, ao mesmo tempo em que devem se proteger das investidas dos adversários. Segundo Bayer (1994), a técnica ultrapassa a execução mecanicamente perfeita de um movimento específico e a tática não se reduz à definição do sistema de jogo. Nessa perspectiva, o Educador Físico deve orientar os participantes para que utilizem, respectivamente, a técnica e a tática como
as exigências demandadas na situação de jogo e o conjunto de modos de fazer necessários numa situação de prática.
as razões do fazer, que orientam as ações que a situação exige, e o conjunto dos modos de fazer necessários para sua prática.
o conjunto de movimentos específicos necessários para a situação da prática e as possibilidades de sistemas de jogo.
as possibilidades de sistemas de jogo e o conjunto de movimentos específicos necessários para a situação da prática.
o conjunto dos modos de fazer necessários para sua prática, e as razões do fazer, que orientam as ações que a situação exige.
Assinale o item correto à respeito da avaliação em Educação Física.
Devemos priorizar a avaliação dos exercícios físicos, das atividades práticas;
A avaliação deve ser classificatória no sentido de selecionar os melhores alunos e prepara-los para a participação nas competições colegiais;
A avaliação deve ser pontual, reduzida aos momentos de prova;
Os princípios que regem a avaliação devem estar em consonância com a sociedade e o homem que se quer formar.
Segundo estudiosos da área, a pedagogia do esporte escolar conhecida como reducionista, que objetiva levar aos alunos experiências de treinamento físico-esportivo instituído, em detrimento da busca da autonomia, da descoberta e da compreensão de si próprios, provoca um desequilíbrio pedagógico, em que predomina o aspecto racional em relação ao sensível. Considerando-se as respectivas características gerais, tal concepção pedagógica
elege um modelo de atleta ideal a ser perseguido e compartilha a preocupação mercadológica da revelação de talentos.
De acordo com a CORRIDA DE REVEZAMENTO do atletismo, marque a alternativa CORRETA:
Cada zona de passagem deve ser de 20m de comprimento, da qual a linha central é o centro;
A linha central da primeira zona de passagem para os 4x100m é a mesma linha usada na saída de 100m;
Nas provas de 4x100m e 4x200m, os membros de uma equipe exceto do primeiro corredor, podem começar a correr de uma distância superior a 10m dentro da zona de passagem;
No revezamento 4x400m, na primeira passagem do bastão, que é feita com os atletas em suas respectivas raias, é permitido que o segundo corredor inicie sua corrida fora de sua zona;
Se o atleta derrubar o bastão deverá ser recuperado por ele mesmo e não poderá recuperar se estiver na raia do outro atleta, dessa forma será desclassificado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...