Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Que tipo de avaliação pretende averiguar a posição do aluno face às novas aprendizagens que lhe vão ser propostas e aprendizagens anteriores que lhe servem de base?

  • A.

    Avaliação Formativa.

  • B.

    Avaliação Somativa.

  • C.

    Avaliação Diagnóstica.

  • D.

    Avaliação Corretiva.

Para Vieira, a música tem um papel vital na Ginástica Rítmica Desportiva, oferecendo à criança um estímulo adequado para o desenvolvimento:

  • A.

    esportivo, tático e competitivo.

  • B.

    cultural, social e intrapessoal.

  • C.

    anatômico, fisiológico e biológico.

  • D.

    físico, técnico e expressivo.

  • E.

    motor, cognitivo e funcional.

A noção de desenvolvimento está atrelada a um contínuo de evolução, em que nós caminharíamos ao longo de todo o ciclo vital. Essa evolução, nem sempre linear, se dá em diversos campos da existência, tais como afetivo, cognitivo, social e motor. Este caminhar contínuo não é determinado apenas por processos de maturação biológicos ou genéticos. O meio (e por meio entenda-se algo muito amplo, que envolve cultura, sociedade, práticas e interações) é fator de máxima importância no desenvolvimento humano. De acordo com a teoria do desenvolvimento de Piaget, é correto afirmar que:

I. dá ênfase ao caráter construtivo, ou seja, das construções realizadas pelo sujeito; 

II. a construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou, acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, uma assimilação e o equilíbrio é, então, alcançado;

III. o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Essas construções seguem um padrão dividido em estágios que seguem idades mais ou menos determinadas.

 Estão corretas:

  • A.

    Apenas I

  • B.

    Apenas I e II

  • C.

    Apenas II e III

  • D.

    Apenas I e III

  • E.

    I, II e III

Entre os movimentos executados na Ginástica Rítmica Desportiva com a fita, podem-se destacar:

  • A.

    os espirais.

  • B.

    os rolamentos no solo.

  • C.

    as quicadas.

  • D.

    as batidas.

  • E.

    as rotações em torno das mãos.

Ana foi até um restaurante de fast-food para fazer um lanche e comprou os seguintes alimentos: um sanduíche (590 kcal); 600 ml de refrigerante (233 kcal); um shake de morango (462 kcal). Sabe-se que Ana tem um consumo máximo de oxigênio de 50 ml/ kg/min e tem uma massa corporal de 40 kg. Calcule o tempo necessário para Ana gastar todas as calorias consumidas neste lanche ao se exercitar a 50% do seu consumo máximo de oxigênio.

(Dados: 1 litro de oxigênio consumido = 5 kcal)

  • A.

    2 minutos;

  • B.

    60 minutos;

  • C.

    3856 minutos;

  • D.

    50 minutos;

  • E.

    257 minutos.

As habilidades motoras podem ser classificadas em categorias gerais, dando oportunidade para identificação de elementos comuns existentes entre elas. Quanto à precisão dos movimentos, podem-se classificar as habilidades em:

  • A.

    lentas e contínuas.

  • B.

    fundamentais e rudimentares.

  • C.

    globais e finas.

  • D.

    simples e especializadas.

  • E.

    parciais e mistas.

acordo com seus conhecimentos em Anatomia humana, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) As funções do tecido muscular incluem: produção de movimentos corporais, estabilização das posturas corporais, regulação do volume dos órgãos, movimento de substâncias dentro do corpo e produção de calor.

( ) Agonistas são os músculos principais que são ativados num dado movimento específico; eles se contraem ativamente para produzir movimento. Antagonistas são músculos que se opõem à ação dos agonistas; quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente produzindo um movimento suave.

( ) Quanto aos tipos, temos: músculos estriados esqueléticos, localizados nos vasos sanguíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdominopélvica, sendo de ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo; músculos lisos, que contraem- se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários; músculo estriado cardíaco representa a arquitetura cardíaca; é um músculo estriado, porém involuntário.

( ) Em contrações concêntricas o músculo se encurta e traciona outra estrutura, reduzindo o ângulo de uma articulação. Em contrações excêntricas há aumento do comprimento total do músculo.

( ) As funções do sistema esquelético incluem: sustentação do organismo (apoio para o corpo), proteção de estruturas vitais, base mecânica para o movimento, armazenamento de sais, função hematopoiética.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A.

    V – V – F – V – V

  • B.

    F – F – V – F – F

  • C.

    V – F – V – F – V

  • D.

    V – F – F – V – F

  • E.

    V – V – V – V – V

Por força de sentido, como devemos tratar da motricidade sendo que ela exige a visão polissêmica, sem a qual não poderíamos estabelecer relações amplas em qualquer nível de reflexão. Talvez seja possível inserir temas filosóficos que possam referendar as questões da motricidade como a atividade humana em sua essência e nela afirmar o conceito de educação física como cultura.

  • A.

    Fenômeno Humano.

  • B.

    Disciplina científica.

  • C.

    Fenômeno Cultural.

  • D.

    Delimitação epistemológica.

Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    O termo homeostase refere-se às alterações nos sistemas fisiológicos internos (ex.: controle da temperatura corporal, glicemia, etc.) em relação a mudanças ambientais do meio externo com o intuito de manter condições estáveis no meio interno, para garantir o adequado funcionamento de células, tecidos, órgãos e sistemas.

  • B.

    A membrana plasmática é formada por uma bicamada fosfolipídica, com proteínas integrais (que atravessam toda a membrana) e proteínas periféricas (em apenas uma das faces).

  • C.

    Transporte ativo refere-se ao meio de transporte de substâncias através da membrana plasmática contra o gradiente de concentração e envolve gasto de energia para realizá-lo.

  • D.

    Todos os sistemas fisiológicos funcionam de modo independente.

  • E.

    O potencial de ação do músculo cardíaco se diferencia do potencial de ação do músculo esquelético pelo período refratário.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, (Brasil, 1997), qual é a concepção de amplia a contribuição da Educação Física escolar para o pleno exercício da cidadania, na medida em que, tomando seus conteúdos e capacidades que se propõe a desenvolver como produtos socioculturais e, afirma como direito de todos o acesso a eles. Além disso, adota uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, a cooperação, a participação social e a formação de valores e princípios democráticos.

  • A.

    Reflexão e potencialidade.

  • B.

    Cultura Corporal.

  • C.

    Processo educativo.

  • D.

    Construção de uma cidadania plena.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...