Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre as respostas de adaptação do organismo frente a um programa de treinamento aeróbio, a única alternativa INCORRETA é:

  • A.

    Melhora na função cardíaca;

  • B.

    Queda na qualidade de vida;

  • C.

    Aumento no Consumo máximo de oxigênio;

  • D.

    Aumento do Limiar anaeróbio;

  • E.

    Melhora na capacidade funcional.

Qual é a modalidade de atividade física definida como uma ação social institucionalizada, convencionalmente regrada, que se desenvolve com base lúdica, em forma de competição entre duas ou mais partes oponentes ou contra a natureza, cujo objetivo é, através de uma comparação de desempenhos, designar o vencedor ou determinar o recorde; seu resultado é determinado pela habilidade ou estratégia do participante.

  • A.

    Jogos.

  • B.

    Lutas

  • C.

    Esporte.

  • D.

    Ginástica.

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:

Educar as massas populares significa conquistá-las para o processo de desenvolvimento nacional e para a participação crítica no mesmo. Os interesses nacionais correspondiam aos interesses de frações dominantes, embora, ambiguamente, percebamos interesses populares também embutidos nas perspectivas nacionalistas. O populismo arvorava-se a capacidade de intermediar tanto os interesses convergentes como os interesses opostos. Assim, conquistar a “consciência crítica” implica alcançar um nível de consciência que contribua para a hegemonia de uma “moderna” classe dominante e de um projeto de reformas de base. Paulo Freire defende que a conquista da criticidade não passa (ainda) pela questão dos conflitos entre as classes sociais e, assim, não significa a busca da “consciência de classe” para os subalternos. Não se trata de engendrar a “consciência da situação histórica das classes trabalhadoras”. A conscientização, como intermediação político-pedagógica, poderia atingir todas as classes e o diálogo deveria conduzir o “entendimento geral para o desenvolvimento de todos”, da Nação. Para Freire, a Pedagogia do oprimido é aquela ________________________.

  • A.

    pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto de reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por uma libertação, em que esta pedagogia se fará e se refará.

  • B.

    pedagogia da obscuridade que pode ajudar uma política elitizada de dominação, pois a conscientização significa abertura à compreensão das estruturas sociais como modos de dominação e violência que pode arruinar as estruturas sociais de dominação das elites.

  • C.

    pedagogia que conduza o sujeito a um processo de interiorização para domesticar e diminuir suas tensões no intuito de evitar choques entre classes.

  • D.

    pedagogia exercida pelas lideranças (especialmente, pelos educadores) com imposições, ou seja, essas lideranças devem considerar-se “donos do saber” a ser imposto aos oprimidos.

  • E.

    pedagogia que promova um convencimento dos oprimidos a se tornarem objetos de manipulação, resultando em um “depósito” feito pelos mais sábios, evitando a criticidade pelos oprimidos.

Os primeiros anos de vida do ser humano são caracterizados por mudanças marcantes nas dimensões cognitivas, motoras, sociais e afetivas. Para fins de análise, esta visão das várias dimensões é aceita no meio acadêmico, mas ela joga para o profissional que atua diretamente com a educação de crianças a responsabilidade de integrar todo o conhecimento disponível de modo a garantir uma visão global e harmônica de um ser extremamente complexo. No contexto da escola, os problemas levantados nunca são apenas físicos, ou emocionais, ou cognitivos. Conseqüentemente, as soluções não se encontram nem na sala de aula, nem no refeitório, nem no trabalho individual, nem no trabalho em pequenos ou grandes grupos. Onde é que se encontram as soluções para os problemas encontrados nos alunos de acordo com o texto?

  • A.

    No ambiente físico da casa e escola.

  • B.

    Na seleção de inúmeros problemas do auto-conceito e desenvolvimento.

  • C.

    Em todas as instâncias da vida escolar.

  • D.

    Nas relações com as pessoas, com os objetos e meio ambiente.

Em exercícios de intensidade moderada a demanda energética é suprida basicamente pelo metabolismo ___________, já em exercícios realizados no domínio severo o metabolismo predominante é _________________.

As lacunas são preenchidas, correta e respectivamente, por:

  • A.

    lipídico e gorduras

  • B.

    anaeróbio e aeróbio

  • C.

    aTP-CP e aeróbio

  • D.

    aeróbio e anaeróbio

  • E.

    fosfocreatina e ATP-CP

As competições escolares, internas ou externas, ainda mobilizam discussões no campo da educação física escolar. A Revista Movimento dedicou vários números a essa discussão. O fenômeno esportivo está presente no cotidiano e é inegável o fascínio que exerce entre os estudantes. De modo geral, as propostas para a educação física defendem a não reprodução na escola do esporte de rendimento. De fato, as condições e o tempo semanal destinado às aulas de educação física impossibilitam realizar seriamente o treinamento esportivo. A intensidade, o volume, a cobrança e as expectativas sobre um grupo de alto nível em nenhum momento se assemelham à nossa realidade escolar; portanto, sessões de treinamento de alto nível na aula de educação física não podem existir. Teriam que ser criados horários alternativos de treinamento para grupos selecionados. Contudo, a competição escolar é um recurso de animação. O que é que o treinamento requer para que tenhamos uma competição que agrade os alunos e que é difícil para o professor encontrar em uma sala de aula?

  • A.

    Dentro do processo pedagógico, um grupo seletivo nos treinamentos esportivos.

  • B.

    Um grupo selecionado, motivado, e com capacidades físicas em níveis semelhantes.

  • C.

    Um grupo maior fomentado por sucesso e outro por vivência.

  • D.

    Um grupo seletivo maior, motivado nos treinamentos.

Presença constante nas falas dos educadores, ser ético pressupõe uma carga de obrigatoriedade e compromisso para com o outro. Com a ética, instala-se no espaço escolar a necessidade de reconhecimento dos sujeitos enquanto atuantes no seu micro-universo, responsáveis pela problematização das ações e dos saberes instituídos. Para os educadores, a ética é vinculada como norteadora do comportamento dos atores, das ações e atitudes que estes praticam no ambiente escolar permitindo, assim, o diálogo constante na intencionalidade de melhor resolver os problemas educativos.

Acerca de seus conhecimentos sobre ética na escola, marque a alternativa que NÃO apresenta adequado comportamento de um professor:

  • A.

    Aceitar-se e entender-se como modelo;

  • B.

    Ser mediador;

  • C.

    Ser capaz de mobilizar os alunos para a boa ação;

  • D.

    Promover relação de indiferença entre e com os alunos;

  • E.

    Respeitar e fazer respeitar as normas da escola em que trabalha.

Conforme citado por Darido (2003), em qual abordagem das tendências da Educação Física, Tem como seu conteúdo os conhecimentos sobre o jogo, esporte, dança e ginástica.Sendo que sua finalidade é a transformação social, para isso usam uma tematização da aula. A temática principal é a cultura corporal em uma visão holística.

  • A.

    Construtivista.

  • B.

    Desenvolvimentista.

  • C.

    Construtivista-interacionista.

  • D.

    Crítico superadora.

Ao avaliarmos anatomicamente o corpo humano, verificarmos que cada estrutura possui uma função, podendo cada uma delas ser dependente ou independente uma da outra. As afirmativas abaixo se referem à(s) função(ões) dos ossos, articulações e músculos do corpo humano.

1. Os ossos servem de sustentação às partes moles ( músculos,vasos,vísceras), sendo considerados elementos passivos.

2. As articulações são um conjunto de partes moles e duras que servem como meio de união entre dois ou mais ossos próximos.

3. Os músculos têm como principal função a contração que acontece por influência de um estímulo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A.

    É correta apenas a afirmativa 1.

  • B.

    E correta apenas a afirmativa 3.

  • C.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

  • D.

    São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.

  • E.

    São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

A atividade de primeiros socorros pressupõe o conhecimento dos sinais que o corpo emite e servem como informação para a determinação do seu estado físico. Alguns detalhes importantes sobre as funções vitais, os sinais vitais e sinais de apoio do corpo humano precisam ser compreendidos. Dentre as alternativas abaixo, marque a única alternativa que apresenta os sinais vitais que devem ser avaliados em atividades de primeiros socorros:

  • A.

    Concentração de ácido úrico, temperatura, nível de motivação e índice de fadiga;

  • B.

    Temperatura, pulso, respiração e pressão arterial;

  • C.

    Volição, pressão arterial, edemas e índice de fadiga;

  • D.

    Percepção do esforço, respiração, pulso e nível de estresse;

  • E.

    Nível de colesterol, pressão arterial, pulso e glicemia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...