Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
É um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter- -se ou, ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar- -se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. O conceito apresentado refere- -se a:
Lazer;
Treinamento desportivo;
Biomecânica;
Desenvolvimento motor;
Atletismo.
As reflexões sobre o corpo e sua cultura podem explicar as posturas corporais e as evoluções desde o homem primitivo até o atual. Desde a descoberta do primeiro instrumento de trabalho do homem, considerado a mão, desde a postura bípede, das linguagens corporais, tudo pode se explicar através da diversidade dos movimentos e das necessidades do homem. Esta reflexão evolutiva pode ser trabalhada na Educação Física escolar através de expressões corporais como: "dança, jogos, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímicas, e outros que podem ser identificados como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem historicamente criados e culturalmente desenvolvidos".(COLETIVO DE AUTORES, 1992). Porém, a Educação Física escolar não está sendo desenvolvida desta forma significativa com grande abordagem dos conteúdos. Estes estão resumidos à prática desportiva, principalmente aos esportes coletivos como voleibol, basquetebol, handebol e futebol, limitando a produção de conhecimento corporal e cultural do aluno. Qual foi a causa da mudança, desta relação de esporte e aula de Educação Física?
Sempre havia quem criticasse esta iniciação precoce ao jogo desportivo já que Educação Física era sinônima de esporte.
A Educação Física escolar foi confundida com o esporte de maneira equivocada entre as décadas de 60 e 70 atendendo a interesses políticos que visavam se beneficiar desta condição.
É que mudou-se a forma de ensinar o esporte dentro da escola.
Houve uma supervalorização na produção de conhecimento corporal e cultural do aluno.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Embora relacionada à idade, a aquisição de habilidades motoras fundamentais não é dependente dela, devido a numerosos fatores inerentes à tarefa em si, ao indivíduo e ao ambiente. Com base nos estágios do padrão do movimento de chutar, analise as assertivas a seguir:
I. No estágio inicial os movimentos são restritos durante a ação do chute, o tronco permanece ereto e os braços são usados para manter o equilíbrio; o movimento para trás da perna que chuta é limitado e a inclinação para frente é curta.
II. No estágio elementar o movimento preparatório para trás é centrado no joelho, a perna do chute tende a manter-se inclinada durante todo o chute e o acompanhamento da bola é limitado ao movimento do joelho para frente.
III. No estágio maduro os braços oscilam em oposição um ao outro durante a ação do chute e o tronco se inclina durante o acompanhamento; o movimento da perna que chuta se inicia no quadril e a perna de sustentação se inclina levemente ao contato, aumentando a extensão da oscilação da perna.
São verdadeiras:
Apenas I
Apenas I e II
Apenas II e III
Apenas I e III
I, II e III
Que tipo de habilidades são as que possibilitam ao indivíduo um relacionamento motor com um ou mais objetos, como (pegar, arremessar, chutar), sendo estes alguns exemplos de habilidades motoras fundamentais desse grupo.
Habilidades de locomoção.
De equilíbrio.
Habilidades básicas.
De manipulação.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Marque dentre os tópicos a seguir aquele que ocorre quando um corredor aumenta sua velocidade de deslocamento:
Corredores mais rápidos não podem alcançar uma frequência de passada elevada.
O tempo de contato do pé com o solo diminui.
O tamanho da passada diminui.
O valor de flexão de joelho aumenta após a batida do pé no solo.
O tempo de contato do pé com o solo aumenta.
Qual é a dimensão dentro dos conteúdos da Educação Física na Escola que visa reconhecer e valorizar as atitudes não preconceituosas quanto a habilidade, sexo e religião, respeitar os adversários e colegas, participar das atividades em grupo e valorizar jogos e brincadeiras.
Dimensão atitudinal.
Dimensão Conceitual.
Dimensão procedimental.
N D A.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Acerca dos detalhes técnicos relacionados à prova de Lançamento de Dardo no atletismo, marque a alternativa INCORRETA:
A corrida para o lançamento deve ser crescente em velocidade, sendo veloz até o ponto em não atrapalhe a coordenação para o lançamento.
O número de passos da corrida para o lançamento depende da condição do lançador. Pode variar de 8 a 12 passos, antes do 5 a 7 passos finais, que já correspondem à tomada de posição e lançamento.
Os passos finais, utilizados para a tomada de posição e lançamento, devem ser realizados com desaceleração e com movimentos de baixa amplitude.
A puxada do dardo deve ser feita com o aproveitamento total do arco de lançamento. A puxada inicia-se bem atrás, na máxima amplitude e termina sobre a cabeça, em ponto cuja projeção coincide com o pé da frente.
As ações do lançamento devem somar forças que devem ser aplicadas no eixo longitudinal do dardo.
Qual é a abordagem que busca o desempenho máximo de padrões com comportamento sem considerar as diferenças individuais e as experiências vividas pelos alunos, dentro desta abordagem possibilita-se uma maior integração com uma proposta pedagógica ampla e integrada da Educação Física na educação básica, busca desenvolver as brincadeiras de rua, os jogos com regras, as rodas cantadas etc.
Construtivista-interacionista.
Crítico emancipatória.
Crítico superadora.
Biológica e Cultural.
Educação Física - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Da importância do movimento no desenvolvimento humano pode-se destacar, EXCETO:
O desenvolvimento perceptivo-motor correto auxilia a criança no ajuste da concepção do mundo que a cerca.
Qualquer aprendizagem escolar quer se trate de leitura, escrita ou cálculo é, fundamentalmente, um processo de relação perceptivo-motora.
A garantia de um pleno desenvolvimento perceptivo- -motor por parte da criança não oferece condições para favorecer o amadurecimento e apuramento de suas estruturas cognitivas.
O desenvolvimento global da criança apoia-se no comportamento perceptivo-motor, o qual exige como condição variadas oportunidades de aplicação: a exploração lúdica, o controle motor, integração sensorial, noção de corpo, espaço e tempo.
Dificuldades de aprendizagem simbólica refletem uma deficiente integração das noções espaço e tempo; noções que são fundamentais para a organização do sistema sensório-motor da criança.
Qual é a atividade da Educação Física que é uma forma que procura resgatar o movimento humano na sua totalidade, buscando desenvolver suas capacidades físicas e habilidades motoras individualmente, de acordo com as possibilidades do aluno, ela também exige trabalho em grupo, favorecendo odesenvolvimento da criatividade e da socialização, exigindo disciplina, respeito e colaboração (TUBINO, 2000).
A ginástica artística.
O atletismo.
A Luta.
A ginástica geral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...