Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para se conseguir os resultados esperados em um programa de atividade física, a sobrecarga tem papel imprescindível. Sobre essa colocação, analise as assertivas abaixo.

I. Um dos pontos fundamentais da sobrecarga é atingir o limite superior de esforço.

II. O ponto ideal de treinamento corresponde a uma carga física quando a intensidade e/ou volume são suficientes para provocar uma ativação do metabolismo energético ou plasmático da célula, em conjunto com a síntese de novas substâncias.

III. A aplicação de novas cargas depende de alguns fatores. Entre eles, o período de restauração ampliada.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e III, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    II, apenas.

A prática de exercícios físicos leva a resultados benéficos para os diabéticos. Com exercícios físicos apropriados, dieta controlada e a devida medicação prescrita pelo médico, os diabéticos podem ter entre outros os seguintes benefícios, EXCETO:

  • A.

    Elevação da eficácia da insulina.

  • B.

    Diminuição nos níveis de glicose no sangue durante e por até 48 horas após a atividade.

  • C.

    Manutenção da quantidade de medicamentos necessários: diminuição nos níveis de glicose, e aquantidade de insulina necessária também diminuem.

  • D.

    Melhora na circulação: exercícios físicos ajudam a construir mais capilares nos tecidos, assim melhorando a circulação periférica.

  • E.

    Controle do peso corporal.

No Brasil, as modalidades de ensino são a Educação Básica e a Educação Superior. Com relação à Educação Física, é CORRETO afirmar:

  • A.

    O seu principal objetivo é qualificar o docente, assegurando desta forma, ao educando, a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos superiores.

  • B.

    O seu principal objetivo é desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho, desprezando a possibilidade do discente desenvolver estudos superiores.

  • C.

    O seu principal objetivo é desenvolver o educando para o aprendizado profissionalizante, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho.

  • D.

    O seu principal objetivo é desenvolver o educando, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos superiores.

Durante uma aula cujo tema era a dança de rua, o professor realizou os seguintes procedimentos didáticos:

I. colocou uma música para tocar e estimulou que os alunos se movessem ao som da música da forma que quisessem;

II. em seguida, falou a respeito de um tipo de dança que se originou nas ruas e que é acompanhada por esse tipo de música;

III. na sequência das aulas, ensinou diferentes movimentos característicos da dança de rua, quais os principais músculos e habilidades envolvidos na prática da dança, quais os efeitos da prática para o condicionamento físico e para a vida social dos praticantes.

Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, os elementos relevantes utilizados nas estratégias de ensino adotadas.

  • A.

    Condução do movimento do aluno pelo professor; mediação do conhecimento realizada pelo professor; ensino de conteúdos procedimentais.

  • B.

    Exploração livre do movimento pelo aluno; mediação do conhecimento realizada pelo professor; ensino simultâneo de conteúdos procedimentais e conceituais.

  • C.

    Condução do movimento do aluno pelo professor; mediação do conhecimento entre os alunos; ensino de conteúdos atitudinais.

  • D.

    Exploração livre do movimento pelo aluno; fase exploratória realizada pelos alunos; ensino de conteúdos conceituais.

  • E.

    Ensino de conteúdos conceituais; ensino de conteúdos atitudinais; ensino de conteúdos procedimentais.

Considere a seguinte situação durante uma partida de basquetebol: um atleta executa um arremesso de três pontos. Porém, no ato do arremesso ele sofre uma falta, (contato ilegal durante o gesto de arremesso), e sua tentativa não é convertida em pontos. Qual a penalidade que deverá ser aplicada contra a equipe executora da falta pelos árbitros da partida:

  • A.

    Cobrança de 2 lances livres.

  • B.

    Cobrança de lateral no ataque.

  • C.

    Cobrança de 1 lance livre.

  • D.

    Cobrança de 3 lances livres.

Para a inserção da Educação Física nos projetos político-pedagógicos da escola, é necessário que se observem alguns princípios, entre eles as práticas corporais como linguagem. A este respeito, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Esse princípio se funda na premissa de que o conhecimento sobre o corpo e vivido no corpo é o que possibilita ao aluno compreender sua existência no mundo, pois é por meio dele que constroem significados, ocupam espaços, comunicam, interagem e se constituem como identidades individuais e coletivas.

  • B.

    Como educadores, os profissionais de Educação Física precisam construir estratégias de ensino que auxiliem o aluno a desenvolver suas capacidades de ler, de interpretar e de produzir diversos textos.

  • C.

    No contexto educacional, a linguagem escrita e a oral devem ocupar o centro das intervenções pedagógicas, mas a linguagem corporal e artística também são importantes.

  • D.

    O brincar, constituindo-se historicamente como linguagem própria do ser humano, deve ocupar um lugar de destaque no trabalho pedagógico, principalmente nas aulas de Educação Física.

Para que a força muscular seja aumentada, é preciso que as cargas de treinamento provoquem tensões no músculo superiores àquelasexperimentadasdurante as atividades cotidianas. Essa basicamente, é a definição de um dos mais importantes Princípiosdo Treinamento da Força Muscular nos processos de treinamento e reabilitação. O texto se refere a que principio?

  • A.

    Principio da Reversibilidade.

  • B.

    Principio da Imobilização.

  • C.

    Principio da Especificidade.

  • D.

    Principio da Sobrecarga.

  • E.

    Principio da Potência Muscular.

No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, durante muito tempo, denominou creche ao equipamento educacional que atendia crianças de 0 a 3 anos, e de Pré-escola ao que atendia crianças de 4 a 6 anos. Medidas legais modificaram o atendimento das crianças na pré-escola. Após a aprovação, pelo Senado, em 5 de janeiro de 2006, do projeto de Lei 144/2005, devem estar obrigatoriamente matriculados no primeiro ano do Ensino Fundamental:

  • A.

    Alunos com seis anos de idade.

  • B.

    Alunos com cinco anos de idade.

  • C.

    Alunos até dez anos de idade.

  • D.

    Alunos com qualquer idade, desde que com motivação fundamentada.

Assinale a alternativa que contém estratégias de ensino adequadas ao desenvolvimento da autonomia e da criatividade dos alunos.

  • A.

    Individualmente, o aluno analisa uma sequência de movimentos entregue a ele numa folha de papel e tenta executá-los, reproduzindo-os fielmente.

  • B.

    Em grupo, os alunos analisam uma sequência de movimentos entregue a eles numa folha de papel e tentam executá-los, reproduzindo-os fielmente.

  • C.

    Individualmente, o aluno observa os movimentos esportivos demonstrados pelo professor e tenta executá-los, reproduzindo-os fielmente.

  • D.

    Em grupo, os alunos observam os movimentos esportivos demonstrados pelo professor e tentam executá-los, reproduzindo-os fielmente.

  • E.

    Em grupo, os alunos selecionam um jogo conhecido, modificam uma ou mais regras, e o colocam em prática para testar como funciona com tais modificações.

De acordo com Taborda de Oliveira, o currículo técnico-esportivo foi vivenciado por longos períodos no Brasil. Esse fato ocorreu em decorrência do regime militarista em que a Educação Física foi desenvolvida numa perspectiva de:

  • A.

    Ludicidade.

  • B.

    Controle social.

  • C.

    Formação pessoal.

  • D.

    Educação para a saúde.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...