Questões de Educação Física

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Uma discussão de grande importância para os professores no processo ensino-aprendizagem é a diferença entre os enfoques de medida com referência a normas e com referência a critério. Acerca desses enfoques, analise as assertivas abaixo.

I. O enfoque na norma visa à seleção de alguns indivíduos de determinado grupo para classificá-los em ordem crescente de desempenho, para detectar quem são os melhores.

II. O enfoque no critério é utilizado quando se deseja estimar o nível de desempenho do indivíduo em relação às suas potencialidades ou a algum padrão.

III. A utilização de um enfoque ou de outro define se o professor parte de pressupostos de inclusão ou de exclusão.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

A inatividade física é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças crônicas, associadas a dieta inadequada e uso do fumo. É bastante prevalente a inatividade física entre idosos. Os principais benefícios biológicos, psicológicos e sociais proporcionados pele desempenho da atividade física podem ser observados, EXCETO:

  • A.

    Melhor funcionamento corporal, diminuindo as perdas funcionais, favorecendo a preservação da independência.

  • B.

    Redução no risco de morte por doenças cardiovasculares

  • C.

    Diminuição da ansiedade, do estresse, melhora do estado de humor e da auto-estima.

  • D.

    Diminui a resposta imunológica.

  • E.

    Ampliação do contato social.

Em referência à abordagem que versa sobre a presença da Educação Física no ensino Superior, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Há referência sobre a Educação Física no Ensino Superior, considerando sua importância na formação do futuro profissional.

  • B.

    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física possui um capítulo exclusivo para tratar sobre o assunto, sendo este ensino, facultativo no nível superior.

  • C.

    Não há nenhuma referência na Lei citada, sobre a Educação Física no Ensino Superior, tendo a Educação Física, de fato, sofrido uma exclusão sumária, ou seja, uma exclusão simples, sem maiores formalidades.

  • D.

    É facultativo apenas nos cursos noturnos.

Em competições, os competidores entram na disputa desconhecendo qual será o seu resultado. Nascimento & Almeida (2007) defendem que

  • A.

    é pela vivência do fracasso que o aluno aprende a respeitar as diferenças e as características do adversário.

  • B.

    o aluno que experimenta, tanto a vivência do sucesso, quanto a do fracasso, aprende a respeitar as diversidades e as individualidades.

  • C.

    o professor deve eliminar as possibilidades dos alunos vivenciarem o fracasso para que se construa a autoestima positiva do aluno.

  • D.

    as vivências de sucesso e fracasso não devem ser discutidas em grupo, pois podem prejudicar a autoestima dos alunos que apresentaram pior desempenho.

  • E.

    as vivências de fracasso devem ser discutidas em grupo, destacando os alunos que mais influenciaram no resultado, principalmente aqueles que apresentaram pior desempenho.

Assinale a alternativa correta com relação às provas do atletismo que utilizam as barreiras em competições oficiais organizadas pela IAAF (Associação Internacional de Federações de atletismo): *Nota: considere “m” (metros).

  • A.

    100m (mulheres); 100m (homens) e 1.500m (homens).

  • B.

    100m (mulheres); 110m (homens) e 400m (homens e mulheres).

  • C.

    200m (mulheres); 400m (homens e mulheres) e 800m (mulheres).

  • D.

    200m (homens); 1.500m (homens e mulheres) e 3.000 (mulheres).

As aulas de Educação Física são imprescindíveis na infância para o crescimento e desenvolvimento esperados para os alunos. Muitas escolas fornecem autorizações para o absenteísmo nas aulas, por diversos motivos. Um dos resultados desse processo é um desenvolvimento precário

  • A.

    das capacidades cognitivas.

  • B.

    das capacidades motoras.

  • C.

    do desempenho.

  • D.

    da habilidade motora.

A recomendação de atividade física para hipertensos baseia-se em parâmetros de frequência, duração, intensidade e modo de realização. Observe as afirmativas

I- A atividade física deve ser realizada por pelo menos 30 minutos, de intensidade moderada, na maior parte dos dias da semana(5) de forma continua ou acumulada.

II- A orientação ao paciente deve ser clara e objetiva. As pessoas devem incorporar a atividade física nas atividades rotineiras como caminhar, subir escadas, realizar atividades domésticas dentro e fora de casa.

III- De forma prática, a atividade não deve ser fatigante, pois aí ela deixaria de ser moderada e passaria a ser intensa.

IV- Para prática de atividades moderadas, há necessidade da realização de avaliação cardiorrespiratória de esforço para indivíduos iniciarem um programa de atividade física.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I, II e IV

  • B.

    I, III e IV

  • C.

    II e III

  • D.

    I, II, III, IV

  • E.

    I, II e III

Em referência à Cultura Corporal de Movimento, é CORRETO afirmar que:

  • A.

    No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento não pode ser considerada conhecimento produzido historicamente, pois o conhecimento só pode ser transmitido através das disciplinas exatas.

  • B.

    O trabalho na área de Educação Física não possui nenhuma relação com as concepções sócios culturais de corpo e movimento.

  • C.

    A cultura Corporal do Movimento não pode ser reproduzida e transformada em benefício do exercício crítico da cidadania, ou seja, na formação do cidadão.

  • D.

    No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento pode ser considerada conhecimento produzido historicamente. Todo o conhecimento que o homem, ao longo de sua existência, acumulou com relação ao corpo em movimento (sejam as danças, as lutas, os esportes, as ginásticas, os jogos ou brincadeiras).

Leia o seguinte trecho extraído de Soares (2006, p. 114) sobre o séc. XIX.

[...] há um outro conjunto de saberes que também serviu de base para _________________ e que foi apagado de seus registros. Trata-se das práticas populares tradicionais de artistas de rua, de acrobatas e funâmbulos, daqueles que apresentam o corpo como espetáculo.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

  • A.

    o balé clássico

  • B.

    as artes marciais

  • C.

    o esporte

  • D.

    a dança

  • E.

    a ginástica científica

A dança nas escolas é uma ferramenta curricular muito importante desde que seja trabalhada numa proposta metodológica que permita aos alunos desenvolverem:

  • A.

    Autonomia e democracia em detrimento da rigidez e condicionalidade técnica.

  • B.

    A coordenação motora fina dos participantes.

  • C.

    A qualidade gestual dos praticantes para apresentações artísticas e culturais.

  • D.

    O ritmo para os menos habilidosos.

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