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Uma discussão de grande importância para os professores no processo ensino-aprendizagem é a diferença entre os enfoques de medida com referência a normas e com referência a critério. Acerca desses enfoques, analise as assertivas abaixo.
I. O enfoque na norma visa à seleção de alguns indivíduos de determinado grupo para classificá-los em ordem crescente de desempenho, para detectar quem são os melhores. II. O enfoque no critério é utilizado quando se deseja estimar o nível de desempenho do indivíduo em relação às suas potencialidades ou a algum padrão. III. A utilização de um enfoque ou de outro define se o professor parte de pressupostos de inclusão ou de exclusão. É correto o que se afirma emI, II e III.
II e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
A inatividade física é um dos fatores de risco mais importantes para as doenças crônicas, associadas a dieta inadequada e uso do fumo. É bastante prevalente a inatividade física entre idosos. Os principais benefícios biológicos, psicológicos e sociais proporcionados pele desempenho da atividade física podem ser observados, EXCETO:
Melhor funcionamento corporal, diminuindo as perdas funcionais, favorecendo a preservação da independência.
Redução no risco de morte por doenças cardiovasculares
Diminuição da ansiedade, do estresse, melhora do estado de humor e da auto-estima.
Diminui a resposta imunológica.
Ampliação do contato social.
Em referência à abordagem que versa sobre a presença da Educação Física no ensino Superior, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física, é CORRETO afirmar:
Há referência sobre a Educação Física no Ensino Superior, considerando sua importância na formação do futuro profissional.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no Ensino da Educação Física possui um capítulo exclusivo para tratar sobre o assunto, sendo este ensino, facultativo no nível superior.
Não há nenhuma referência na Lei citada, sobre a Educação Física no Ensino Superior, tendo a Educação Física, de fato, sofrido uma exclusão sumária, ou seja, uma exclusão simples, sem maiores formalidades.
É facultativo apenas nos cursos noturnos.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Em competições, os competidores entram na disputa desconhecendo qual será o seu resultado. Nascimento & Almeida (2007) defendem que
é pela vivência do fracasso que o aluno aprende a respeitar as diferenças e as características do adversário.
o aluno que experimenta, tanto a vivência do sucesso, quanto a do fracasso, aprende a respeitar as diversidades e as individualidades.
o professor deve eliminar as possibilidades dos alunos vivenciarem o fracasso para que se construa a autoestima positiva do aluno.
as vivências de sucesso e fracasso não devem ser discutidas em grupo, pois podem prejudicar a autoestima dos alunos que apresentaram pior desempenho.
as vivências de fracasso devem ser discutidas em grupo, destacando os alunos que mais influenciaram no resultado, principalmente aqueles que apresentaram pior desempenho.
Assinale a alternativa correta com relação às provas do atletismo que utilizam as barreiras em competições oficiais organizadas pela IAAF (Associação Internacional de Federações de atletismo): *Nota: considere m (metros).
100m (mulheres); 100m (homens) e 1.500m (homens).
100m (mulheres); 110m (homens) e 400m (homens e mulheres).
200m (mulheres); 400m (homens e mulheres) e 800m (mulheres).
200m (homens); 1.500m (homens e mulheres) e 3.000 (mulheres).
As aulas de Educação Física são imprescindíveis na infância para o crescimento e desenvolvimento esperados para os alunos. Muitas escolas fornecem autorizações para o absenteísmo nas aulas, por diversos motivos. Um dos resultados desse processo é um desenvolvimento precário
das capacidades cognitivas.
das capacidades motoras.
do desempenho.
da habilidade motora.
A recomendação de atividade física para hipertensos baseia-se em parâmetros de frequência, duração, intensidade e modo de realização. Observe as afirmativas
I- A atividade física deve ser realizada por pelo menos 30 minutos, de intensidade moderada, na maior parte dos dias da semana(5) de forma continua ou acumulada.
II- A orientação ao paciente deve ser clara e objetiva. As pessoas devem incorporar a atividade física nas atividades rotineiras como caminhar, subir escadas, realizar atividades domésticas dentro e fora de casa.
III- De forma prática, a atividade não deve ser fatigante, pois aí ela deixaria de ser moderada e passaria a ser intensa.
IV- Para prática de atividades moderadas, há necessidade da realização de avaliação cardiorrespiratória de esforço para indivíduos iniciarem um programa de atividade física.
Estão corretas somente as afirmativas:
I, II e IV
I, III e IV
II e III
I, II, III, IV
I, II e III
Em referência à Cultura Corporal de Movimento, é CORRETO afirmar que:
No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento não pode ser considerada conhecimento produzido historicamente, pois o conhecimento só pode ser transmitido através das disciplinas exatas.
O trabalho na área de Educação Física não possui nenhuma relação com as concepções sócios culturais de corpo e movimento.
A cultura Corporal do Movimento não pode ser reproduzida e transformada em benefício do exercício crítico da cidadania, ou seja, na formação do cidadão.
No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento pode ser considerada conhecimento produzido historicamente. Todo o conhecimento que o homem, ao longo de sua existência, acumulou com relação ao corpo em movimento (sejam as danças, as lutas, os esportes, as ginásticas, os jogos ou brincadeiras).
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Leia o seguinte trecho extraído de Soares (2006, p. 114) sobre o séc. XIX.
[...] há um outro conjunto de saberes que também serviu de base para _________________ e que foi apagado de seus registros. Trata-se das práticas populares tradicionais de artistas de rua, de acrobatas e funâmbulos, daqueles que apresentam o corpo como espetáculo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
o balé clássico
as artes marciais
o esporte
a dança
a ginástica científica
A dança nas escolas é uma ferramenta curricular muito importante desde que seja trabalhada numa proposta metodológica que permita aos alunos desenvolverem:
Autonomia e democracia em detrimento da rigidez e condicionalidade técnica.
A coordenação motora fina dos participantes.
A qualidade gestual dos praticantes para apresentações artísticas e culturais.
O ritmo para os menos habilidosos.
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