Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao fazer uma análise crítica das práticas esportivas na escola, o que de imediato se percebe é que, tanto pela ação concreta de quem atua quanto pelo que se encontra registrado na literatura especializada no tema, há uma grande incongruência. Isso ocorre porque é uma tarefa complexa passar da teoria para a prática. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta uma ação válida para que se consiga aplicar a teoria da cultura corporal de movimento na prática diária de aula.

  • A.

    O professor deve focar na aprendizagem esportiva com base nas movimentações técnicas específicas dos desportos.

  • B.

    O professor deve focar na aprendizagem de uma determinada prática exclusivamente à luz de sua regulamentação e de suas aplicações técnicas e táticas.

  • C.

    O professor deve mostrar que para o aluno se tornar tão bom quanto seu ídolo será preciso um sacrifício a mais, uma grande dedicação, e isso se dará se ela submeter-se a um rigoroso e criterioso programa de preparação.

  • D.

    O professor deve deixar a parte técnica em segundo plano, abordando a maior variabilidade possível de movimentos, regras e táticas, inspirando aos alunos o questionamento.

A Flexibilidade pode ser definida como qualidade física expressa pela amplitude do movimento voluntário de uma articulação ou combinação de articulações num determinado sentido. Assinale a opção CORRETA sobre os fatores influenciadores da flexibilidade.

  • A.

    Volume muscular, idade, hora do dia, temperatura ambiente, estado de treinamento e situação do atleta.

  • B.

    Maleabilidade da pele, volume muscular, sexo, hora do dia, estado de treinamento, situação do atleta e elasticidade muscular.

  • C.

    Idade, sexo, hora do dia, temperatura ambiente, estado de treinamento e situação do atleta.

  • D.

    Mobilidade articular, idade, sexo, hora do dia,temperatura ambiente e elasticidade muscular.

  • E.

    Idade, sexo, hora do dia, maleabilidade da pele, estado de treinamento e situação da pele.

No âmbito da Educação Física, a Cultura Corporal de Movimento apresenta conteúdos específicos. São conteúdos da Cultura Corporal de Movimento, EXCETO:

  • A.

    Lazer.

  • B.

    Ginástica.

  • C.

    Jogos e Brincadeiras.

  • D.

    Dança e Atividades expressivas.

Conversando com seus alunos, a professora Juliana percebeu que a grande maioria possuía computador em casa e que gostava muito de navegar pela Internet. Aproveitando essa situação, pediu que pesquisassem ilustrações de pessoas fazendo ginástica, ou praticando qualquer outro tipo de exercício físico e que, depois disso, enviassem os arquivos para um site em que todos os colegas da classe teriam acesso para compararem o que encontraram.

Considerando o papel da educaçãoa física escolar e a conduta da professora, é correto afirmar que ela agiu de maneira

  • A.

    correta, já que a observação de gestos humanos permite decifrar e compreender códigos e signos que podem organizar-se como linguagens a serem estudadas na escola.

  • B.

    correta, porque os registros iconográficos constituem o material mais apropriado para que os alunos assimilem as normas e modelos tradicionais que devem ser reproduzidos na vida atual.

  • C.

    correta, porque a observação dos gestos humanos permite estudar todos os significados e sentidos das práticas corporais presentes na história da humanidade.

  • D.

    incorreta, porque a análise de gestos e posturas humanas é uma prática desvinculada do contexto sociocultural em que ocorrem, sendo, portanto, improdutiva.

  • E.

    incorreta, porque a observação de gestos humanos não permite que seja estudada a história e os códigos e signos presentes no contexto social em que ocorreram.

Na disputa de um jogo oficial de voleibol, o atleta que está na posição “um” é acionado para realizar um ataque de fundo de quadra. Porém, no momento de impulsão para o ataque, o jogador pisa na linha dos três metros com um dos pés. O juiz apita e sinaliza que houve uma infração as regras. Podemos afirmar que essa infração foi uma:

  • A.

    Inversão.

  • B.

    Rotação.

  • C.

    Invasão.

  • D.

    Condução.

  • A.

    1-B/ 2-B/ 3-A/ 4-C/ 5-B

  • B.

    1-C/ 2-A/ 3-C/ 4-B/ 5-A

  • C.

    1-A/ 2-C/ 3-B/ 4-A/ 5-C

  • D.

    1-C/ 2-A/ 3-B/ 4-A/ 5-A

“"Parte da preparação física que visa provocar alterações no organismo, principalmente nos sistemas cardiocirculatório e respiratório, incluindo o sistema de transporte de oxigênio e o mecanismo de equilíbrio ácidobase, de forma a propiciar uma melhoria da performance.”" O texto acima refere-se ao Treinamento Cardiopulmonar. Em relação as suas finalidades, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:

I - Profilática

II - Terapêutica

III - De Estabilização

IV - Estética

V - De Treinamento

( ) Realizado por pessoas doentes como fator de controle de suas afecções ou disfunções.

( ) Quando realizado por não-atleta, saudável, visando prevenir o surgimento de uma hipocinesia.

( ) Quando o treinamento é realizado visando obter uma diminuição da gordura corporal.

( ) Executado durante a preparação de atletas com finalidade competitiva e obedecendo aos princípios científicos do treinamento desportivo.

( ) Se o treinamento é feito por sedentários visando a cura ou coadjuvação no tratamento de algum problema de saúde.

A sequência CORRETA é:

  • A.

    III, I, IV, V, II

  • B.

    III, II, V, IV, I

  • C.

    I, II, IV, V, I

  • D.

    II, I, III, V, II

  • E.

    IV, III, II, V, I

Dentro dos Conteúdos da Cultura Corporal do Movimento, referentes às Lutas, é CORRETO afirmar:

  • A.

    A luta, no âmbito escolar, tem como objetivo preparar o aluno para os possíveis confrontos que podem ocorrer na Escola, em função de atritos diversos entre os discentes.

  • B.

    A luta, no âmbito escolar, não deve se reduzir a um combate ao adversário, mas, sim, a superação de obstáculos, que, muitas vezes, são intrínsecos, porém, pertencentes à consciência, em busca de equilíbrio.

  • C.

    A luta, como conteúdo da Educação Física Escolar, para os alunos, o outro é um inimigo que dever ser enfrentado.

  • D.

    A luta, no conteúdo da Educação Física Escolar, deve ter uma relação de agressão e não de interação, visando preparar o aluno para as possíveis situações em que este sofra qualquer tipo de violência.

Em relação ao processo criativo que pode ocorrer quando o professor de Educação Física ensina dança, é correto afirmar que

  • A.

    a ludicidade presente no processo criativo atrapalha o aprendizado já que, em dança, o que se quer ensinar é o domínio correto da técnica.

  • B.

    o acompanhamento musical deve ser evitado, porque atua como um elemento de dispersão da concentração do aluno.

  • C.

    só existe criação quando o aluno é capaz de executar corretamente cada gesto técnico presente nas danças tradicionalmente praticadas.

  • D.

    a criação só é possível se o aluno já tiver experimentado movimentos em diferentes níveis, planos e direções.

  • E.

    a prática da improvisação e da interpretação pessoal de um tema conflitam com o processo criativo, além de colaborar para formar um aluno indisciplinado.

Em determinados momentos do nosso cotidiano, desenvolvemos força ou tencionamos cargas com nossos membros superiores sem que haja variações de angulações nas nossas articulações. Portanto, quando não existe variação de comprimento do músculo, podemos concluir que se trata de uma:

  • A.

    Contração isobárica.

  • B.

    Contração isométrica.

  • C.

    Contração isocinética.

  • D.

    Contração excêntrica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...