Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Hoje o esporte é o conteúdo dominante na organização das aulas de Educação Física. Tal fato tem diversas consequências negativas no processo ensino-aprendizagem. Sobre as possibilidades de anular tais consequências, analise as assertivas abaixo.

I. O professor de Educação Física deve abordar o tema, mas o esporte deve estar a serviço da instituição esportiva, servindo apenas para difundir o esporte de rendimento.

II. O próprio esporte deve ser transformado didático-pedagogicamente.

III. Os significados dos movimentos esportivos devem permanecer, mas os sentidos individual e coletivo do esporte devem mudar.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    II e III, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    III, apenas.

O sistema aeróbico constitui-se de diversas reações químicas que podem ser agrupadas em três séries principais. Nas alternativas abaixo assinale a única opção CORRETA.

  • A.

    Oxidação beta, ciclo de Krebs e ATP.

  • B.

    Sistema de transporte de eléctrons , oxidação beta e ATP.

  • C.

    Oxidação beta, ciclo de Krebs e Sistema de transporte de eléctrons.

  • D.

    Ciclo de Krebs, ATP e Sistema de transporte de eléctrons

  • E.

    Todas as alternativas acima estão corretas.

Com relação à Inclusão nas aulas de Educação Física, é CORRETO afirmar:

  • A.

    Entende-se que inclusão é somente do deficiente físico, que é amplamente discriminado pela sociedade.

  • B.

    Para a Educação Física Inclusiva, há uma caracterização de deficientes e não deficientes, desconsiderando uma análise das diferenças individuais.

  • C.

    O conceito mais amplo de inclusão – traduzido como educação para todos – abarca todas as diferenças dos indivíduos, de gênero, etnia, cultura, classe social e outra. A garantia de acesso e permanência na escola são fatores altamente inclusivos.

  • D.

    O profissional de Educação Física não tem como participar do processo de inclusão de maneira efetiva, pois, lidar com as diferenças dos discentes nas aulas de Educação Física é muito complexo.

Quando o professor Alencar planejou abordar o tema da atividade física relacionada à saúde, baseou-se em algumas premissas.

Leia as seguintes afirmações:

I. é importante que os alunos saibam identificar as doenças classificadas como doenças hipocinéticas e que saibam como evitá-las por meio da prática da atividade física;

II. a prática de atividade física é acessível a todo cidadão, independentemente das condições socioeconômicas da classe social da qual faz parte;

III. a saúde é direito de todo cidadão, independentemente das condições socioeconômicas da classe social da qual faz parte;

IV. todo cidadão pode escolher entre ter saúde ou não, já que depende unicamente dele a decisão de se exercitar ou de não se exercitar.

São consideradas premissas verdadeiras apenas as mencionadas em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

A avaliação, enquanto processo, tem como finalidade uma tomada de posição que direcione as providências para a remoção das barreiras identificadas, sejam as que dizem respeito à aprendizagem e/ou à participação dos educandos, sejam as que dizem respeito a outras variáveis extrínsecas a eles e que possam estar interferindo em seu desenvolvimento global. Para Jussara Maria Lerch Hoffmann, o paradigma de avaliação que se opõe ao paradigma sentencioso, classificatório é denominado de:

  • A.

    Avaliação Final.

  • B.

    Avaliação Mediadora.

  • C.

    Avaliação Classificatória.

  • D.

    Avaliação Classificatória.

Assinale a alternativa incorreta acerca da importância do desenvolvimento perceptivo-motor na criança.

  • A.

    Somente o desenvolvimento perceptivo-motor correto garantirá à criança uma concepção mais ajustada sobre o mundo externo que a rodeia.

  • B.

    Dificuldades de aprendizagem simbólica refletem em uma deficiente noção temporal, e podem ser ajustadas caso se foque na aprendizagem espacial para a organização do sistema sensório-motor da criança.

  • C.

    Qualquer aprendizagem escolar, quer se trate de leitura, escrita ou de cálculo é, fundamentalmente, um processo de relação perceptivo-motora.

  • D.

    Somente um pleno desenvolvimento preceptivo motor por parte da criança oferecerá condições para favorecer o amadurecimento e o depuramento de suas estruturas cognitivas.

A resistência é a capacidade que permite a um atleta sustentar por um longo período de tempo uma atividade física em condições aeróbicas ou anaeróbicas. O treinamento de resistência tem determinados objetivos, que servirão para otimizar o rendimento da atividade esportiva. Dentre os principais, podemos destacar EXCETO:

  • A.

    Otimizar, de maneira estável, os diferentes aspectos que estruturam a resistência especifica do esportista.

  • B.

    Desenvolver a capacidade de manter durante a competição uma elevada magnitude de trabalho, dificultando o máximo possível a chegada da fadiga muscular.

  • C.

    Suportar uma variedade de velocidades e intensidade no desenvolvimento do esforçodurante os exercícios.

  • D.

    Estruturar os diferentes componentes do rendimento específicode tal maneira que exista um adequado equilíbrio entre eles.

  • E.

    Diminuir os riscos de lesões.

Durante a aula de Educação Física, um aluno apresentou o quadro de crise convulsiva. Diante desta situação, em relação a postura e ação do pronto socorrista, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    A primeira medida é avaliar o cenário onde está o paciente. O socorrista deve evitar toda e qualquer situação que possa colocar sua integridade em risco.

  • B.

    Deve tentar introduzir objetos entre os dentes, visando evitar que a vítima cause lesões na cavidade bucal e não enrole a língua, podendo causar asfixia.

  • C.

    Colocar a pessoa deitada de costas em um local plano, confortável, afastada de toda fonte de risco, por exemplo: tomadas elétricas, fios, objetos perfurantes.

  • D.

    Durante a crise convulsiva, deve-se segurar a cabeça da vítima, objetivando que esta não cause traumas no próprio crânio.

Leia as seguintes afirmações a respeito da relação entre saúde e prática de atividade física.

I. A prática de atividades físicas pouco se relacionam com as doenças porque estas ocorrem em consequência de determinismos biológicos.

II. Doenças relacionadas à realização de pouca atividade física são conhecidas como doenças hipercinéticas.

III. A teoria do “estilo de vida” defende que cada indivíduo decide se quer alterar seus hábitos sedentários de vida e adotar hábitos mais saudáveis para eliminar a causa das doenças hipocinéticas, sem ser sujeito a qualquer outro condicionante social.

IV. O professor de Educação Física deve estimular a reflexão a respeito da prática de atividade física mostrando que ela está associada ao estado sócioeconômico das pessoas.

Assinale a alternativa que classifica, corretamente, de cima para baixo, as afirmações em Falsas (F) ou Verdadeiras (V).

  • A.

    V...F...F...F

  • B.

    V...F...F...V.

  • C.

    V...V...F...F.

  • D.

    F...F...V...V.

  • E.

    F...F...F...V.

Qualquer movimento humano, seja um exercício, um gesto, seja uma tarefa, exige trabalhos musculares específicos, que são produzidos pela contração e/ou por uma tensão. Trabalho, neste sentido, refere-se à energia envolvida em se mover de um estado, ou posição, para outro. Disto se origina a divisão da contração muscular em:

  • A.

    concêntrica e excêntrica.

  • B.

    estática e dinâmica.

  • C.

    agonista e antagonista.

  • D.

    isotônica e isocinética.

  • E.

    aguda e crônica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...