Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nos programas de atividades físicas voltados à promoção da saúde, devem-se privilegiar as atividades que utilizam a gordura como substrato energético, ou seja, esforços físicos de baixa a moderada intensidade durante um período de tempo prolongado, considerando que as gorduras representam o maior depósito de energia no organismo humano. Tal fato é fundamentado pelo princípio

  • A.

    do treinamento aeróbio.

  • B.

    da individualidade.

  • C.

    da especificidade.

  • D.

    do treinamento contínuo.

“Capacidade de realizar esforços físicos sem fadiga excessiva, garantido a sobrevivência de pessoas em boas condições orgânicas no meio ambiente em que vivem”. É CORRETO afirmar que Guedes, se refere:

  • A.

    Força física

  • B.

    dade física

  • C.

    Capacidade aeróbica

  • D.

    Aptidão física

  • E.

    Qualidade de vida.

Com relação ao atendimento de urgência, no caso de queimaduras, referente a postura adotada pelo pronto socorrista, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    No caso de surgimento de bolhas no local da queimadura, estas devem ser estouradas para que a dor seja aliviada e facilite o processo de recuperação da lesão.

  • B.

    Deve ser verificado as vias aéreas, respiração, circulação e nível de consciência (especiais atenções para vias aéreas superiores em queimados de face).

  • C.

    Deve-se retirar partes das roupas não queimadas, devendo, no caso das roupas queimadas aderidas no local, recortar em volta, não as retirando.

  • D.

    Quando a queimadura for de 1º grau, deve-se banhar o local com água fria.

Autores que defendem que a ginástica seja ensinada com mais frequência nas escolas recomendam que o professor de Educação Física

  • A.

    ensine, prioritariamente, os aspectos atitudinais presentes nas práticas ginásticas e, depois, ensine os conteúdos procedimentais.

  • B.

    ensine, prioritariamente, os aspectos procedimentais presentes nas práticas ginásticas, sem dispender tempo com o ensino de conteúdos conceituais.

  • C.

    ofereça oportunidades para que os alunos executem apenas os gestos técnicos da ginástica rítmica desportiva.

  • D.

    propicie a exploração do movimento, sem deixar de ensinar conhecimentos sobre os gestos técnicos e de oferecer aos alunos oportunidades para a vivência da ginástica em diferentes níveis de complexidade.

  • E.

    evite perder tempo com a exploração do movimento, e enfatize o ensino dos gestos técnicos, além de oferecer aos alunos oportunidades para a vivência da ginástica em diferentes níveis de complexidade.

O treinamento que consiste em estimular os músculos por meio de um alongamento súbito precedendo o esforço voluntário é denominado método:

  • A.

    alternado.

  • B.

    isométrico

  • C.

    pliométrico.

  • D.

    intensivo.

  • E.

    extensivo.

Acerca de termos-chave que o professor de Educação Física deve dominar sobre aprendizagem motora, analise as assertivas abaixo.

I. Habilidades motoras uma vez aprendidas podem ser influenciadas por fatores psicológicos, fisiológicos ou ambientais.

II. Aprendizagem motora é o campo de investigação que estuda o comportamento motor (habilidades, padrões, generalizações motoras e capacidades físicas) em populações normais ou não em diferentes faixas etárias.

III. A habilidade como indicador de qualidade de desempenho é uma expressão relacionada com o executante. Define o grau de competência subjetiva ou objetivamente determinada pelo nível de produtividade em torno de um desempenho esperado.

IV. Habilidade motora é a qualidade geral do indivíduo relacionada com a execução de uma variedade de tarefas.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I e IV, apenas.

  • C.

    II e IV, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

De acordo com a Resolução CONFEF nº 056/2003 que dispõe sobre o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREF, o exercício profissional em Educação Física pautar-se-á pelos seguintes princípios, EXCETO:

  • A.

    O respeito à ética nas diversas atividades profissionais;

  • B.

    Zelar pela sua competência exclusiva na prestação dos serviços a seu encargo;

  • C.

    O respeito à ética nas diversas atividades profissionais;

  • D.

    A valorização da identidade profissional no campo da atividade física;

  • E.

    Sustentabilidade do meio ambiente.

Com relação ao atendimento de urgência, no caso de uma evisceração, marque a alternativa INCORRETA:

  • A.

    As vísceras devem ser colocadas no local de origem e, após, colocar sobre o ferimento um pano umedecido; transportar o mais rápido possível para o hospital.

  • B.

    O local da lesão deve ser coberto com um pano limpo, umedecido com soro fisiológico ou água limpa.

  • C.

    Se possível, cubra o pano úmido com um plástico estéril para evitar infecções.

  • D.

    Enfaixar o local para estabilizar o ferimento.

Considerando que as variáveis da condição física podem ser desenvolvidas durante as aulas de Educação Física, assinale a alternativa que descreve uma atividade adequada para o desenvolvimento da agilidade.

  • A.

    Correr por 12 minutos, sem parar, em torno da quadra.

  • B.

    Realizar flexões de braços em apoio de frente, sem flexão dos joelhos.

  • C.

    Correr em zigue-zague entre cones enfileirados, encostando, alternadamente, as mãos esquerda e direita no solo, flexionando uma das pernas e mantendo a outra estendida.

  • D.

    Atravessar, caminhando, uma trave de equilíbrio e, ao final dela, realizar o exercício denominado Avião.

  • E.

    Dentro de um quadrado de 1 m de lado, desenhado no chão, realizar dez movimentos de manchete.

Quanto à estabilidade do ambiente em que a habilidade motora é executada, ela pode ser classificada como:

  • A.

    global e mista.

  • B.

    contínua e intervalada.

  • C.

    aberta e fechada.

  • D.

    básica e esportiva.

  • E.

    geral e específica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...