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De acordo com a Proposta Curricular/MG, a inserção da Educação Física no currículo do ensino primário, da escola pública mineira, em 1906, teve como pressupostos:
I. A higienização e disciplinização dos corpos das crianças que frequentariam as escolas.
II. A preparação das crianças para a vida no meio urbano e para o trabalho.
III. A preparação das crianças pobres para frequentar a escola e aprender a ginástica.
IV. Uma prática ortopédica para consertar o que era torto, empenado e tosco, buscando, assim, a consolidação de uma nova ordem escolar.
Está correto o que consta APENAS em
II, III e IV.
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
Com relação à terminologia aplicada à Educação Física, numere a coluna 2 identificando as características dos vários tipos de movimentos encontrados na coluna 1.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V I IV II III
IV I V III II
V IV III II I
II III IV I V
I IV II V III
Ao realizar uma atividade de futsal com seus alunos, limitada à realização de passes e chutes a gol, o professor de Educação Física dará ênfase, em sua prática docente, aos conteúdos da dimensão:
atitudinal.
funcional.
consensual.
global.
procedimental.
Para um planejamento adequado de treinamento ou iniciação esportiva para a infância e juventude é incorreto afirmar que:
O treinamento de crianças e jovens para que tenha uma aprendizagem satisfatória necessita que tenha base no treino do adulto, ou seja, o correto é a aplicação de uma redução do treinamento adulto.
O treinamento de crianças e jovens não é uma redução do treinamento adulto.
Dos 6 aos 10 anos a criança é capaz de reter com facilidade novos movimentos.
O treinamento precoce corresponde não a idade do indivíduo, mas as atividades que o mesmo não está capacitado a realizar.
O esporte, a ginástica, os jogos, as brincadeiras, a dança, os movimentos expressivos, dentre outros, correspondem aos conteúdos da Educação Física na educação básica. Esses conteúdos são manifestados em forma de vivências, conceitos, sentidos e significados ao longo das aulas. Dessa maneira, o entendimento da Educação Física como área de conhecimento tematiza
práticas corporais construídas ao longo do tempo.
atividades físicas do cotidiano contemporâneo.
movimentos da dança de salão.
esportes tradicionais com vistas ao rendimento.
Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre medidas e avaliação em Educação Física.
( ) Usualmente, utiliza-se a relação entre massa corporal e estatura como indicador de índice de massa corporal (IMC).
( ) As medidas de dobras cutâneas são utilizadas como uma forma direta de mensuração da adiposidade corporal.
( ) Os diâmetros ósseos podem ser medidos por meio de um instrumento denominado estadiômetro.
( ) A composição corporal é determinada pela quantificação dos principais componentes estruturais do corpo humano: osso, músculo e gordura.
( ) A estatura é o maior indicador do crescimento corporal, sendo mensurada considerando a distância entre as referências anatômicas do vértex e da região plantar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V V F F V
V V F F F
V F F V V
F V V V F
F F V V V
As formas de atividades sensoriais, que auxiliam o indivíduo a interpretar os estímulos e adaptar-se ao meio ambiente por meio da estruturação e do enriquecimento das experiências motoras, são denominadas:
vivências fisiológicas.
expressões consistentes.
aptidões perceptivas.
praxiologias alternativas.
consciências esportivas.
A atividade física para o idoso não tem apenas a relação de benefícios com o desempenho físico, mas sim com fatores ligados a qualidade de vida que o indivíduo possa alcançar com esta atividade, desde que seja prescrita a aplicada corretamente. Qual das alternativas não descreve um benefício da atividade física para o idoso?
Mantém sua capacidade funcional, mantedo-o independente e preservando sua autonomia.
Melhoria da condição periférica.
A atividade física estabelece uma instabilidade na força muscular do idoso.
Melhora os movimentos articulares.
Segundo a UNESCO os quatro pilares para a educação no século XXI são: aprender a conhecer e a perceber; aprender a conviver; aprender a viver e aprender a ser. Nesse contexto, com base na Proposta Curricular/MG, está correto afirmar que a aula de Educação Física deve propiciar ao aluno oportunidades, entre outras, de
praticar exercícios físicos moderados de forma sistematizada, mas dependente de orientação externa, buscando a construção de corpos esterotipados.
desenvolver competência em práticas esportivas, buscando sempre um melhor desempenho durante a participação em competições escolares.
aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente e contínua, seu corpo, suas limitações, na perspectiva de superálas, e suas potencialidades, no sentido de desenvolvê-las, de maneira autônoma e responsável.
aprender a viver consigo mesmo, buscando sempre o aprimoramento do seu corpo, do ponto de vista estético e tornando-o mais apto para os desafios do trabalho e do esporte.
O crescimento físico pode ser representado por meio de dois tipos de curvas: a curva de distância ou de crescimento longitudinal e a curva de velocidade de crescimento. Numere a coluna 2 identificando a velocidade de crescimento de acordo com as fases descritas na coluna 1.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
II I II III I
I III II I III
III II III II I
II I I III II
II III I I II
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