Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a Proposta Curricular/MG, a inserção da Educação Física no currículo do ensino primário, da escola pública mineira, em 1906, teve como pressupostos:

I. A higienização e disciplinização dos corpos das crianças que frequentariam as escolas.

II. A preparação das crianças para a vida no meio urbano e para o trabalho.

III. A preparação das crianças pobres para frequentar a escola e aprender a ginástica.

IV. Uma prática ortopédica para consertar o que era torto, empenado e tosco, buscando, assim, a consolidação de uma nova ordem escolar.

Está correto o que consta APENAS em

  • A.

    II, III e IV.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    I, III e IV.

Com relação à terminologia aplicada à Educação Física, numere a coluna 2 identificando as características dos vários tipos de movimentos encontrados na coluna 1.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – I – IV – II – III

  • B.

    IV – I – V – III – II

  • C.

    V – IV – III – II – I

  • D.

    II – III – IV – I – V

  • E.

    I – IV – II – V – III

Ao realizar uma atividade de futsal com seus alunos, limitada à realização de passes e chutes a gol, o professor de Educação Física dará ênfase, em sua prática docente, aos conteúdos da dimensão:

  • A.

    atitudinal.

  • B.

    funcional.

  • C.

    consensual.

  • D.

    global.

  • E.

    procedimental.

Para um planejamento adequado de treinamento ou iniciação esportiva para a infância e juventude é incorreto afirmar que:

  • A.

    O treinamento de crianças e jovens para que tenha uma aprendizagem satisfatória necessita que tenha base no treino do adulto, ou seja, o correto é a aplicação de uma redução do treinamento adulto.

  • B.

    O treinamento de crianças e jovens não é uma redução do treinamento adulto.

  • C.

    Dos 6 aos 10 anos a criança é capaz de reter com facilidade novos movimentos.

  • D.

    O treinamento precoce corresponde não a idade do indivíduo, mas as atividades que o mesmo não está capacitado a realizar.

O esporte, a ginástica, os jogos, as brincadeiras, a dança, os movimentos expressivos, dentre outros, correspondem aos conteúdos da Educação Física na educação básica. Esses conteúdos são manifestados em forma de vivências, conceitos, sentidos e significados ao longo das aulas. Dessa maneira, o entendimento da Educação Física como área de conhecimento tematiza

  • A.

    práticas corporais construídas ao longo do tempo.

  • B.

    atividades físicas do cotidiano contemporâneo.

  • C.

    movimentos da dança de salão.

  • D.

    esportes tradicionais com vistas ao rendimento.

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre medidas e avaliação em Educação Física.

( ) Usualmente, utiliza-se a relação entre massa corporal e estatura como indicador de índice de massa corporal (IMC).

 ( ) As medidas de dobras cutâneas são utilizadas como uma forma direta de mensuração da adiposidade corporal.

( ) Os diâmetros ósseos podem ser medidos por meio de um instrumento denominado estadiômetro.

( ) A composição corporal é determinada pela quantificação dos principais componentes estruturais do corpo humano: osso, músculo e gordura.

( ) A estatura é o maior indicador do crescimento corporal, sendo mensurada considerando a distância entre as referências anatômicas do vértex e da região plantar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – F – V

  • B.

    V – V – F – F – F

  • C.

    V – F – F – V – V

  • D.

    F – V – V – V – F

  • E.

    F – F – V – V – V

As formas de atividades sensoriais, que auxiliam o indivíduo a interpretar os estímulos e adaptar-se ao meio ambiente por meio da estruturação e do enriquecimento das experiências motoras, são denominadas:

  • A.

    vivências fisiológicas.

  • B.

    expressões consistentes.

  • C.

    aptidões perceptivas.

  • D.

    praxiologias alternativas.

  • E.

    consciências esportivas.

A atividade física para o idoso não tem apenas a relação de benefícios com o desempenho físico, mas sim com fatores ligados a qualidade de vida que o indivíduo possa alcançar com esta atividade, desde que seja prescrita a aplicada corretamente. Qual das alternativas não descreve um benefício da atividade física para o idoso?

  • A.

    Mantém sua capacidade funcional, mantedo-o independente e preservando sua autonomia.

  • B.

    Melhoria da condição periférica.

  • C.

    A atividade física estabelece uma instabilidade na força muscular do idoso.

  • D.

    Melhora os movimentos articulares.

Segundo a UNESCO os quatro pilares para a educação no século XXI são: aprender a conhecer e a perceber; aprender a conviver; aprender a viver e aprender a ser. Nesse contexto, com base na Proposta Curricular/MG, está correto afirmar que a aula de Educação Física deve propiciar ao aluno oportunidades, entre outras, de

  • A.

    praticar exercícios físicos moderados de forma sistematizada, mas dependente de orientação externa, buscando a construção de corpos esterotipados.

  • B.

    desenvolver competência em práticas esportivas, buscando sempre um melhor desempenho durante a participação em competições escolares.

  • C.

    aprender a conhecer e a perceber, de forma permanente e contínua, seu corpo, suas limitações, na perspectiva de superálas, e suas potencialidades, no sentido de desenvolvê-las, de maneira autônoma e responsável.

  • D.

    aprender a viver consigo mesmo, buscando sempre o aprimoramento do seu corpo, do ponto de vista estético e tornando-o mais apto para os desafios do trabalho e do esporte.

O crescimento físico pode ser representado por meio de dois tipos de curvas: a curva de distância ou de crescimento longitudinal e a curva de velocidade de crescimento. Numere a coluna 2 identificando a velocidade de crescimento de acordo com as fases descritas na coluna 1.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    II – I – II – III – I

  • B.

    I – III – II – I – III

  • C.

    III – II – III – II – I

  • D.

    II – I – I – III – II

  • E.

    II – III – I – I – II

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...