Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As diferenças entre dois indivíduos biologicamente maduros são explicadas por meio da:

  • A.

    filogenética

  • B.

    psicogenética

  • C.

    psicomotricidade

  • D.

    cinesiologia.

  • E.

    ontogenética.

A preocupação com a juventude e a saúde da população no Brasil foram temas abordados pelas tendências históricas da educação física, porém umas dessas tendências além de ter esta preocupação também sistematizava educacionalmente o processo de ensino da Educação Física, qual era esta tendência?

  • A.

    Militarista.

  • B.

    Pedagogicista.

  • C.

    Higienista.

  • D.

    Saúde pública.

A Educação Física sofreu mudanças ao longo dos anos, segundo os princípios éticos da sociedade e os projetos políticopedagógicos construídos pelas escolas em variadas épocas. Inicialmente, sua inserção no currículo escolar brasileiro associou-a com a ginástica, fundamentada na área

  • A.

    médica e na constituição do Estado Nacional.

  • B.

    do lazer e na constituição do Estado Novo.

  • C.

    médica e na constituição da ditadura militar.

  • D.

    do lazer e na constituição da ditadura militar.

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação aos direitos do profissional de Educação Física, tomando como referência o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs.

( ) Exercer a profissão sem ser discriminado por questões de religião, raça, sexo, idade, opinião política, cor, orientação sexual ou de qualquer outra natureza.

( ) Recorrer ao Conselho Regional de Educação Física, quando impedido de cumprir a lei ou o que dispõe o Código de Ética, no exercício da profissão.

( ) Respeitar e fazer respeitar o ambiente de trabalho, bem como os colegas de profissão e seus superiores.

( ) Participar de movimentos em defesa da dignidade profissional, principalmente na busca de aprimoramento técnico, científico e ético.

( ) Promover a Educação Física no sentido de que ela seja um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – F – F – V – F

  • B.

    F – V – V – F – V

  • C.

    V – V – F – V – F

  • D.

    V – F – F – V – V

  • E.

    F – F – V – F – V

Denomina-se bateria de testes o conjunto de dois ou mais testes aplicados ao mesmo sujeito. Uma bateria composta pelos testes de impulsão horizontal, sentar e alcançar e corrida de vai e vem, pretende avaliar, respectivamente:

  • A.

    a força explosiva, a flexibilidade e a agilidade.

  • B.

    a endurance muscular, a agilidade e a coordenação motora.

  • C.

    o ritmo, a percepção cinestésica e a velocidade.

  • D.

    o equilíbrio, a potência muscular e a resistência aeróbica.

  • E.

    a endurance cardiorrespiratória, a composição corporal e a força isométrica.

Os jogos recreativos, a ginástica e o desporto são estratégias práticas atuais da educação física bem como das tendências históricas da educação física no Brasil. Qual tendência utilizava esta prática como meio para levar a juventude a aceitar as regras de convívio democrático e de preparar as novas gerações para o altruísmo:

  • A.

    Militarista.

  • B.

    Pedagogicista.

  • C.

    Higienista.

  • D.

    Saúde pública.

A introdução da Educação Física no currículo escolar associou-se a um conceito sobre o corpo. Segundo Bracht (1999), citado no texto da Proposta Curricular/MG: A ciência moderna destacou a importância do movimento como forma de promoção da saúde. O corpo passou a ser entendido como uma estrutura mecânica passível de ser conhecido no seu funcionamento, mas também controlado e aperfeiçoado.

Nesse contexto, no século XIX, a Educação Física no currículo do Ensino Secundário brasileiro apresenta-se sob a forma de exercícios ginásticos,

  • A.

    boxe e hipismo.

  • B.

    judô e tiro ao alvo.

  • C.

    futebol e natação.

  • D.

    esgrima e evoluções militares.

Tendo por base o Estatuto do Conselho Regional de Educação Física da 3ª Região – CREF3/SC e o Código de Ética dos Profissionais de Educação Física registrados no Sistema CONFEF/CREFs, afirma-se que o descumprimento do referido Código constitui infração disciplinar, ficando o infrator sujeito a penalidades. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as penalidade previstas nos referidos documentos.

( ) Chamada verbal.

( ) Advertência escrita, com ou sem aplicação de multa.

( ) Censura pública.

( ) Suspensão do exercício da profissão.

( ) Renúncia ao direito de voto junto ao CREF3/SC.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – F – F – V – V

  • B.

    F – V – V – F – F

  • C.

    V – V – F – V – F

  • D.

    F – V – V – V – F

  • E.

    F – F – V – F – V

O concei to chave da Educação Fí s i ca Desenvolvimentista é a:

  • A.

    linguagem corporal.

  • B.

    disseminação do esporte.

  • C.

    cultura popular lúdica.

  • D.

    apropriação individual.

  • E.

    consciência competitiva.

Ao prescrever um programa de atividade física para crianças é necessário acompanhar seu crescimento para que o exercício não influencie negativamente. Qual das alternativas descreve uma característica correta sobre o crescimento infantil?

  • A.

    As crianças e jovens crescem de modo gradativo e contínuo.

  • B.

    A velocidade do crescimento aumenta a partir do nascimento até a idade adulta.

  • C.

    Em crianças com desenvolvimento considerado normal não há uma coincidência entre idade biológica e física.

  • D.

    As crianças e jovens não crescem de modo contínuo, mas em saltos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...