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O esporte nacional é um aparelho que tem sido utilizado para consolidação do consenso liberal. De tempo em tempo, surgem propostas que influenciam a Educação Física escolar, nas quais encontramos princípios que fecundam o pensamento burguês, tais como:
o divertimento, a solidariedade e a ludicidade.
a cooperação, a competição e a recreação.
a interação social, a inclusão social e a democratização do esporte.
a mercantilização, o assistencialismo e o preconceito de classe.
o lazer, a expressão corporal e o culto ao corpo.
As reações que permitem ao corpo estabilizar-se numa atitude de referência que propicie a confrontação sensorial e motora com o mundo exterior, em relação às forças da gravidade, são chamadas de:
ajustamento.
estruturação.
agrupamento
flexibilização
equilibração.
Em contraposição aos padrões de movimento e/ou ao imobilismo corporal, a abordagem construtivista interacionista chama a atenção para a importância do brinquedo no desenvolvimento humano. Para entender essa abordagem, é necessár io compreender os aspectos referentes aos trabalhos de:
GoTani e Paulo Freire.
Vygotsky e Jean Piaget.
Pollock eWallon.
Kunz e Lino Castellani.
Libâneo e Valter Bracht.
A alteração angular do joelho no plano sagital, em hiperextensão, é conhecida como geno:
recurvato.
plano
medial
flexo.
frontal.
A abordagem da Educação Física escolar que tem por objetivo favorecer a autonomia no gerenciamento da aptidão física e que utiliza testes de aptidão física como instrumentos de avaliação no meio escolar é, a denominada:
revolucionária.
popular
saúde renovada.
reformista.
biomecânica do esporte.
A projeção dos pés para fora da linha média do corpo é classificada como pé:
alongado.
abduto.
aduto.
reto.
cavo.
A autonomia é enormemente facilitada se os alunos vivenciam as diferentes práticas da cultura corporal e compreendem o seu papel na sociedade. Um dos conteúdos da dimensão sociocultural que o professor de Educação Física deve esclarecer aos seus alunos é o relacionado com a:
utilização dos exercícios contra resistência para a melhoria da saúde e da estética.
relação dos diferentes sistemas de produção de energia na ressíntese doATP.
necessidade do trabalho de força muscular para a melhoria da qualidade de vida do idoso.
história e contexto das diferentes modalidades esportivas.
influência do ácido láctico na performance esportiva.
Quando uma força é aplicada a um corpo, o movimento que ele determina depende do ponto de aplicação, da intensidade, da direção e do sentido dessa força. Quanto à intensidade, os sistemas de força podem ser classificados em:
intervalado e contínuo.
regular e irregular.
constante e variável
lento e explosivo.
ativo e passivo.
As vivências corporais devem se apropriar da diversidade cultural, ética, física e de gênero como elemento enriquecedor das relações escolares e da vida social que se quer democrática. O direito à Educação, como requisito básico para a cidadania democrática, traduz-se na defesa incondicional da escola para todos. Desta forma, a Educação Física irá contribuir para a:
valorização dos talentos que surgem no ambiente escolaremfunção de seus esforços individuais.
adestração das massas populares para o exercício da tolerância diante das desigualdades naturais entre os seres humanos.
supervalorização da técnica, vista em si, como fundamento para o exercício de nossas atividades sociais.
formação do cidadão comportado e educado para acatar a ordem estabelecida pelas classes dominantes.
superação do discurso e das práticas hegemônicas historicamente construídas e ainda presentes no ambiente escolar.
A diminuição ou inversão de quaisquer das curvaturas dos segmentos da coluna vertebral é denominada:
costa plana.
lordose.
hiperlordose.
hipercifose
cifose.
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