Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Atualmente, é possível identificar várias formas de organização do pensamento pedagógico da Educação Física, com número razoável de interlocutores e publicações. É importante o professor analisar as principais características das tendências que permeiam o contexto nacional da Educação Física escolar para que possa compreender os:

  • A.

    pressupostos pedagógicos que estão por trás da atividade de ensino.

  • B.

    aspectos fisiológicos relacionados com sucesso no alto rendimento.

  • C.

    métodos de detecção e desenvolvimento de futuros ídolos do esporte.

  • D.

    currículos escolares que utilizam o exercício para o desenvolvimento físico e moral.

  • E.

    modelos de educação vinculados à formação de indivíduos “perfeitos” fisicamente.

Os exercícios de alongamento com sustentação da posição, que colocam o músculo em uma posição alongada e mantêm essa posição por alguns segundos, são chamados de:

  • A.

    anatômicos.

  • B.

    dinâmicos.

  • C.

    balísticos

  • D.

    isométricos.

  • E.

    estáticos.

A fisiologia do exercício na criança é bastante complexa. Sua característica essencial é, certamente, a de reconhecer:

  • A.

    as práticas motoras como instrumentos de controle social.

  • B.

    as variáveis fisiológicas como fundamentais para a formação do cidadão crítico.

  • C.

    os processos de mudanças nas variáveis fisiológicas.

  • D.

    os movimentos corporais que promovem o desenvolvimento integral do indivíduo.

  • E.

    os aspectos fisiológicos que auxiliam na formação de uma sociedade mais justa e livre.

O instrumento desenvolvido para avaliar as habilidades manipulativas e locomotoras de crianças de 3 a 10 anos de idade denomina-se teste de:

  • A.

    proficiência motora especializada.

  • B.

    desenvolvimento motor rudimentar.

  • C.

    avaliação de padrões motores esportivos.

  • D.

    habilidades motoras desportivas.

  • E.

    avaliação motora fina.

Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) da Proposta Curricular de Educação Física − Ensino Fundamental e Ensino Médio − da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais não esgotam os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam

  • A.

    aspectos a serem considerados, exclusivamente, nas escolas da cidade de Belo Horizonte.

  • B.

    exemplos que podem ser aproveitados pelos professores de poucas escolas para sistematização do seu ensino, considerando seus conhecimentos e preferências.

  • C.

    aspectos superficiais da disciplina de Educação Física, que os professores devem desconsiderar, conforme as características específicas da escola em que trabalham.

  • D.

    aspectos fundamentais da disciplina de Educação Física, que não podem deixar de serem ensinados e que o aluno não pode deixar aprender.

Historicamente, existe pelo menos um ponto em comum entre as várias concepções da Educação Física Brasileira. Assinale a alternativa que APRESENTA esse ponto em comum.

  • A.

    A Ginástica e o Desporto devem primar essencialmente pelo estabelecimento de hábitos que proporcionem o lazer.

  • B.

    A insistência na tese da Educação Física como atividade capaz de garantir a aquisição e a manutenção da saúde individual.

  • C.

    Os jogos recreativos devem servir como processos que conduzam ao treinamento generalizado para que a performance atlética seja alcançada.

  • D.

    A caracterização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejáveis para uma sociedade mais justa.

  • E.

    A Educação Física deve ser suficientemente rígida, de modo a colaborar com o processo de seleção natural.

Ao comparar as características fisiológicas de um adolescente de doze anos com as que esse mesmo jovem possuía quando tinha apenas cinco anos, pode-se verificar que ele, atualmente, apresenta:

  • A.

    uma maior frequência cardíaca máxima.

  • B.

    ummaior consumo máximo de oxigênio.

  • C.

    ummenor potencial aeróbico.

  • D.

    uma diminuição na força muscular máxima.

  • E.

    uma redução na capacidade anaeróbica.

Jogos e esportes, na perspectiva desenvolvimentista, podem ser classificados em:

  • A.

    jogos motores, jogos desportivos e esportes rudimentares.

  • B.

    jogos lúdicos, esportes amadores e esportes profissionais.

  • C.

    atividades motoras, jogos imaginários e jogos pré-desportivos.

  • D.

    atividades cooperativas , atividades semicompetitivas e esportes competitivos.

  • E.

    jogos com poucas regras, jogos de liderança e esportes oficiais.

Os CBCs de Educação Física contemplam os conhecimentos mínimos necessários para que os adolescentes e jovens possam

  • A.

    melhorar o desempenho motor em esportes de rendimento e desenvolver as capacidades físicas.

  • B.

    vivenciar sua corporeidade com autonomia e responsabilidade.

  • C.

    controlar seus comportamentos e aprender mais esporte de rendimento na escola.

  • D.

    garantir o sucesso da escola nas competições escolares.

No decorrer da história da Educação Física, surgiram várias abordagens pedagógicas. Numere a coluna 2 identificando as características das abordagens pedagógicas de Educação Física encontradas na coluna 1.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    III – II – I – IV – V

  • B.

    II – V – IV – III – I

  • C.

    I – IV – II – V – III

  • D.

    III – II – IV – V – I

  • E.

    III – V – II – IV – I

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...