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Atualmente, é possível identificar várias formas de organização do pensamento pedagógico da Educação Física, com número razoável de interlocutores e publicações. É importante o professor analisar as principais características das tendências que permeiam o contexto nacional da Educação Física escolar para que possa compreender os:
pressupostos pedagógicos que estão por trás da atividade de ensino.
aspectos fisiológicos relacionados com sucesso no alto rendimento.
métodos de detecção e desenvolvimento de futuros ídolos do esporte.
currículos escolares que utilizam o exercício para o desenvolvimento físico e moral.
modelos de educação vinculados à formação de indivíduos perfeitos fisicamente.
Os exercícios de alongamento com sustentação da posição, que colocam o músculo em uma posição alongada e mantêm essa posição por alguns segundos, são chamados de:
anatômicos.
dinâmicos.
balísticos
isométricos.
estáticos.
A fisiologia do exercício na criança é bastante complexa. Sua característica essencial é, certamente, a de reconhecer:
as práticas motoras como instrumentos de controle social.
as variáveis fisiológicas como fundamentais para a formação do cidadão crítico.
os processos de mudanças nas variáveis fisiológicas.
os movimentos corporais que promovem o desenvolvimento integral do indivíduo.
os aspectos fisiológicos que auxiliam na formação de uma sociedade mais justa e livre.
O instrumento desenvolvido para avaliar as habilidades manipulativas e locomotoras de crianças de 3 a 10 anos de idade denomina-se teste de:
proficiência motora especializada.
desenvolvimento motor rudimentar.
avaliação de padrões motores esportivos.
habilidades motoras desportivas.
avaliação motora fina.
Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) da Proposta Curricular de Educação Física − Ensino Fundamental e Ensino Médio − da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais não esgotam os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam
aspectos a serem considerados, exclusivamente, nas escolas da cidade de Belo Horizonte.
exemplos que podem ser aproveitados pelos professores de poucas escolas para sistematização do seu ensino, considerando seus conhecimentos e preferências.
aspectos superficiais da disciplina de Educação Física, que os professores devem desconsiderar, conforme as características específicas da escola em que trabalham.
aspectos fundamentais da disciplina de Educação Física, que não podem deixar de serem ensinados e que o aluno não pode deixar aprender.
Historicamente, existe pelo menos um ponto em comum entre as várias concepções da Educação Física Brasileira. Assinale a alternativa que APRESENTA esse ponto em comum.
A Ginástica e o Desporto devem primar essencialmente pelo estabelecimento de hábitos que proporcionem o lazer.
A insistência na tese da Educação Física como atividade capaz de garantir a aquisição e a manutenção da saúde individual.
Os jogos recreativos devem servir como processos que conduzam ao treinamento generalizado para que a performance atlética seja alcançada.
A caracterização da competição e da superação individual como valores fundamentais e desejáveis para uma sociedade mais justa.
A Educação Física deve ser suficientemente rígida, de modo a colaborar com o processo de seleção natural.
Ao comparar as características fisiológicas de um adolescente de doze anos com as que esse mesmo jovem possuía quando tinha apenas cinco anos, pode-se verificar que ele, atualmente, apresenta:
uma maior frequência cardíaca máxima.
ummaior consumo máximo de oxigênio.
ummenor potencial aeróbico.
uma diminuição na força muscular máxima.
uma redução na capacidade anaeróbica.
Jogos e esportes, na perspectiva desenvolvimentista, podem ser classificados em:
jogos motores, jogos desportivos e esportes rudimentares.
jogos lúdicos, esportes amadores e esportes profissionais.
atividades motoras, jogos imaginários e jogos pré-desportivos.
atividades cooperativas , atividades semicompetitivas e esportes competitivos.
jogos com poucas regras, jogos de liderança e esportes oficiais.
Os CBCs de Educação Física contemplam os conhecimentos mínimos necessários para que os adolescentes e jovens possam
melhorar o desempenho motor em esportes de rendimento e desenvolver as capacidades físicas.
vivenciar sua corporeidade com autonomia e responsabilidade.
controlar seus comportamentos e aprender mais esporte de rendimento na escola.
garantir o sucesso da escola nas competições escolares.
No decorrer da história da Educação Física, surgiram várias abordagens pedagógicas. Numere a coluna 2 identificando as características das abordagens pedagógicas de Educação Física encontradas na coluna 1.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
III II I IV V
II V IV III I
I IV II V III
III II IV V I
III V II IV I
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