Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A atividade desportiva demonstra que, para atingir um nível elevado, é preciso organização, planejamento e sistematização do treinamento, durante um longo período. Para facilitar o entendimento do treinamento especializado, planejado e sistematizado, dividiu-se as fases em três: treinamento especializado nível I, treinamento especializado nível II e treinamento especializado nível III. O nível I corresponde à etapa
da organização na modalidade escolhida e dos fatores que relacionam o treinamento com o crescimento e o desenvolvimento.
do ensino médio, a qual atende alunos/atletas entre 15 e 17 anos, que estão passando pela segunda idade puberal.
do ensino fundamentado na técnica e tática do treinamento que mobiliza o máximo de suas capacidades competitivas
ensino fundamentado na técnica e tática do treinamento que mobiliza o máximo de suas capacidades competitivas
Assinale a alternativa CORRETA que identifica o aspecto considerado fundamental na promoção da saúde e redução da mortalidade por todas as causas.
Avanço da medicina.
Estilo de vida.
Meio ambiente.
Alimentação saudável.
Atividade física.
Considere a seguinte situação durante uma partida de basquetebol: um atleta executa um arremesso de três pontos. Porém, no ato do arremesso ele sofre uma falta, (contato ilegal durante o gesto de arremesso), e sua tentativa não é convertida em pontos. Qual a penalidade que deverá ser aplicada contra a equipe executora da falta pelos árbitros da partida:
Os conteúdos das aulas de Educação Física devem ser entendidos como um meio para o aluno desenvolver competências e habilidades de que necessita para viver e atuar como cidadão em um mundo globalizado e complexo. Segundo Zabala (1998) competência é
o campo de ação onde o aluno é capaz de desempenhos ótimos.
o nível de conhecimento ótimo em relação a algum critério, que permite ao aluno ter mais confiança.
uma habilidade superior em algum campo específico, e, no caso da Educação Física, uma habilidade motora como chutar ao gol, realizar uma estrela etc.
a capacidade do sujeito de mobilizar saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e tomar decisões adequadas.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O jogo representa significados em função do espaço, número de participantes, tempo, materiais utilizados, entre outros, sendo uma maneira criativa de praticar ações e relações. Na Cultura Corporal, jogos se mostram como sendo
recreativos, lúdicos e esportivos.
cooperativos, esportivos e competitivos.
lúdicos, esportivos e competitivos.
competitivos, cooperativos e recreativos.
Considerando que o estresse físico ou emocional é um componente do estilo de vida resultante da reação do organismo a situações que exigem adaptação, identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas a seguir.
( ) O estresse é um mecanismo necessário ao organismo, pois faz com que o ser humano fique mais atento e sensível diante de situações de perigo ou de dificuldade.
( ) Os hormônios adrenalina, cortisol e endorfina são liberados pelo organismo em situações que ocasionam estresse.
( ) As alterações ocasionadas no organismo perante situações que exijam adaptação são consideradas doenças.
( ) Tanto situações positivas quanto situações negativas podem desencadear estresse no ser humano.
( ) O nível adequado de estresse, denominado eustresse, exerce no organismo uma função protetora.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V F F V V
V V F F V
V F V F F
F V V V F
F F F V V
As capacidades motoras condicionais são capacidades ligadas ao processo energético e metabólico determinadas pela obtenção e transformação de energia. Elas referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. Assinale a alternativa que não corresponde a uma capacidade motora condicional:
O lazer junto com corpo, deve ser contemplado em todos os eixos temáticos (esporte, jogos e brincadeiras, ginástica, dança e movimentos expressivos). Com isso, é fundamental que o componente curricular de Educação Física trabalhe
a organização dos momentos de lazer dentro da escola.
as aulas de Educação Física como momentos de lazer.
a educação para a vivência do lazer.
as atividades de lazer dentro da escola, em especial em festas.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Os jogos assumem signo e significado distintos dependendo da época e do lugar, criando assim cada um o seu significado social, a fim de preservar uma identidade cultural. Dessa forma, o jogo assume
a função de aculturação na escola.
uma identidade cultural capitalis.
a competição como princípio da atividade física.
a imagem e o sentido que cada sociedade lhe atribui.
As fases do desenvolvimento motor são classificadas em reflexiva, rudimentar, fundamental e especializada. Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE os estágios da fase motora fundamental.
Aplicação, transição e finalização.
Utilização vitalícia, elementar e maduro.
Aplicação, inicial e transição.
Inicial, transição e utilização vitalícia.
Maduro, elementar e inicial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...