Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Taborda de Oliveira, o currículo técnico-esportivo foi vivenciado por longos períodos no Brasil. Esse fato ocorreu em decorrência do regime militarista em que a Educação Física foi desenvolvida numa perspectiva de:
A Educação Física escolar deve contribuir para que o aluno conheça a ginástica, ou seja, deve permitir a liberdade de
descobrir e valorizar formas de movimento sem referência ao contexto; conhecer o objetivo com que se realizam as atividades e obedecer as decisões e soluções apresentadas pelo professor.
agir e descobrir formas de movimento individualmente significativas; conhecer e interpretar o contexto objetivo em que se realizam as atividades e participar nas decisões e soluções apresentadas.
agir em formas de movimento individualmente padronizadas; conhecer o contexto objetivo em que se realizam as atividades e participar das competições escolares e eventos profissionais.
conhecer e interpretar o contexto objetivo em que se realizam as atividades; agir e participar das competições escolares reproduzindo movimentos criados pelo professor.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Muitas das atividades diárias realizadas pela humanidade como a caça e a pesca estão relacionadas às atividades físicas. Na sociedade contemporânea, ocorre a diminuição do esforço físico e o aumento do sedentarismo, fazendo com que a atividade física tenha, cada vez mais, uma relação estreita com a saúde. Essas atividades podem estar sendo estimuladas nas aulas de Educação Física, dando oportunidade para todos. Sendo assim, são efeitos benéficos da atividade física:
diminuição da atividade física, diminuição da força muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso, aumento no volume sistólico, melhora do autoconceito e da autoestima.
diminuição da gordura corporal, incremento da força muscular, aumento da frequência cardíaca em repouso, diminuição no volume sistólico, melhora do autoconceito e da autoestima.
diminuição no estilo de vida, incremento da força muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso, aumento no volume sistólico, melhora do autoconceito e da autoestima.
diminuição da gordura corporal, incremento da força muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso, aumento no volume sistólico, melhora do autoconceito e da autoestima.
Estudos têm mostrado que a atividade física se configura como um fator positivo no combate às doenças crônico-degenerativas, apresentando forte relação com os demais fatores de risco predisponentes dessas doenças. Numere a coluna 2 identificando as implicações orgânicas e os exercícios físicos em relação às doenças crônico-degenerativas e os fatores de risco encontrados na coluna 1.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
I II IV V III
III I II IV V
V II I IV III
III I II V IV
III I V II IV
A citarmos os seguintes músculos: pronador redondo, ancôneo e pronador quadrado, estamos nos referindo à região corporal do:
No Ensino Fundamental, espera-se que o aluno compreenda que o esporte corresponde a uma produção humana que se encontra em constante construção e que a história do esporte, relacionada ao contexto de cada época, atende aos mais diversos interesses políticos, econômicos e educacionais. Contar como foi esse processo implica que o aluno possa contar a história
de cada modalidade esportiva sem apropriação cultural.
do próprio ser humano e das apropriações diferenciadas de cada cultura.
de cada esporte e das apropriações do atleta de rendimento.
do próprio esporte e da criação diferenciada de suas regras.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
Segundo os PCNEM, as aulas de Educação Física devem proporcionar o desenvolvimento em todos os alunos. Dessa forma, é objetivo dessa disciplina aproximar o aluno do Ensino Médio
às práticas esportivas, de forma competitiva, educativa e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos.
às práticas competitivas, educativas e contributivas para o processo de aprofundamento dos conhecimentos.
novamente à Educação Física, de forma lúdica, educativa e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos.
novamente aos jogos esportivos, de forma competitiva e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos.
Considerando que o comportamento reflexo infantil pode ser usado como ferramenta de diagnóstico efetivo para avaliação da integridade do sistema nervoso central, analise as afirmativas a seguir.
I - O crescente controle cortical permite ao neonato normal erguer sua cabeça da posição prostrada.
II - A completa ausência de um reflexo é usualmente menos significativa do que um reflexo que perdure por tempo demasiado.
III - Um reflexo que provoque reação mais forte em um lado do corpo do que no outro pode indicar disfunção do sistema nervoso central.
IV - O reflexo de Moro está presente do nascimento até os dois anos de idade, sendo posteriormente substituído pelo reflexo de choque.
V - O reflexo de Babinski é provocado por um choque na sola do pé do bebê, estando presente a partir do quarto mês de vida.
Assinale a alternativa CORRETA.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
Somente as afirmativas II, IV e V são corretas.
Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.
Somente as afirmativas I, III e V são corretas.
O tecido muscular é um tecido caracterizado pela sua contratilidade, ou seja, pela capacidade de se contrair segundo alguns estímulos. Nas terminações ou origens musculares possuímos os tendões, formados por uma membrana conjuntiva densa, bastante resistente, que fixam os músculos aos ossos. As inserções desses tendões aos ossos são anatomicamente definidas como:
São características dos princípios e valores próprios do esporte de rendimento (ER) e do esporte escolar (EE):
ER: Formação de atletas; regras ditadas pelas federações; exclusão de muitos e ênfase na vitória. EE: Formação do aluno/cidadão; regras adaptadas pelos alunos; inclusão de todos e ênfase no processo.
ER: Formação de atletas; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase no processo. EE: Formação do aluno/cidadão; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase na vitória.
ER: Formação do aluno/cidadão; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase no processo. EE: Formação de atleta; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase na vitória.
ER: Formação do aluno/cidadão; regras adaptadas pelos alunos; exclusão de muitos e ênfase na vitória. EE: Formação de atletas; regras ditadas pelas federações; inclusão de todos e ênfase no processo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...