Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em determinados momentos do nosso cotidiano, desenvolvemos força ou tencionamos cargas com nossos membros superiores sem que haja variações de angulações nas nossas articulações. Portanto, quando não existe variação de comprimento do músculo, podemos concluir que se trata de uma:

  • A. Contração isobárica.
  • B. Contração isométrica.
  • C. Contração isocinética.
  • D. Contração excêntrica.

Com relação ao Eixo Temático − Ginástica, os alunos do Ensino Fundamental devem

  • A.

    adquirir força e flexibilidade para executar os movimentos da forma mais perfeita possível.

  • B.

    vivenciar e conhecer os nomes de todos os movimentos ginásticos.

  • C.

    conhecer as características de cada um dos aparelhos da Ginástica Artística.

  • D.

    vivenciar e conhecer as características de cada modalidade.

O ato de ensinar no processo ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física é compreendido na relação pedagógica como uma relação intencional, planejada e responsável. Esse é um processo interativo entre

  • A.

    docente, supervisão e disciplina.

  • B.

    coordenação e supervisão escolar.

  • C.

    disciplina e metodologia.

  • D.

    discente, docente e objeto de conhecimento.

Leia o texto abaixo e analise as afirmativas que seguem. “Muitas sociedades em todo o mundo são caracterizadas pela insatisfação crescente, estresse, tédio, falta de atividade física, falta de criatividade e alienação na vida cotidiana das pessoas. Todas essas características podem ser aliviadas pela participação em atividades de lazer” (Carta internacional de educação para o lazer, 1993). Assim, a recreação tem sido abordada como um composto predominante do lazer preenchendo de maneira significativa o tempo livre do indivíduo durante o transcorrer da vida.

I - A recreação deve ser encarada pelo praticante como um fim em si mesma sem que se esperem benefícios ou resultados específicos.

II - O lazer deve ser vivenciado com a preocupação de um bom desempenho nas atividades praticadas.

III - A recreação/atividade deve ser escolhida livremente e praticada espontaneamente, segundo o interesse próprio e não pela imposição do outro.

IV - A constituição do campo do lazer surgiu na segunda metade do século XIX devido à preocupação com a ocupação saudável e produtiva do tempo livre.

V - O lazer não é considerado um direito social, pois não consta na Constituição brasileira de 1988.

Assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    Somente as afirmativas I, IV e V são corretas.

  • B.

    Somente as afirmativas II, III e V são corretas.

  • C.

    Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.

  • D.

    Somente as afirmativas III, IV e V são corretas.

  • E.

    Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

No Ensino Médio, no Eixo Temático − Esporte, os alunos devem

  • A.

    criar as regras com base nos interesses imediatos do grupo ou parte dele.

  • B.

    compreender as regras das modalidades e cumpri-las incondicionalmente.

  • C.

    analisar as regras das modalidades estudadas e alterá-las de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.

  • D.

    simplificar as regras de tal forma que elas não sejam mais necessárias para as práticas da modalidade.

O Espectro de Estilos de Ensino é baseado na tomada de decisões que se relaciona com o planejamento, orientação e controle da aprendizagem. Esse Espectro constitui um continuum que vai de um estilo de ensino

  • A.

    por tarefas, por estímulo-resposta, baseado na programação individualizada, na descoberta orientada, baseado na solução de problemas até o estilo de ensino por avaliação recíproca.

  • B.

    por comandos, por tarefas, por avaliação recíproca, baseado na programação individualizada, por descoberta orientada até o estilo de ensino baseado na solução de problemas.

  • C.

    por comandos, por tarefas, por exercício físico, baseado na solução de problemas e na programação individualizada até o estilo de ensino por descoberta orientada.

  • D.

    diagnóstico, por comandos, por avaliação recíproca, baseado na programação individualizada, por descoberta orientada até o estilo de ensino baseado na solução de problemas.

No que se refere ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, destacam-se cinco habilidades a serem alcançadas pelos alunos: 1) re (criar) jogos; 2) re (criar) espaços para a vivência de jogos; 3) re (criar) materiais para a vivência de jogos e brincadeiras; 4) construir brinquedos como “papagaio” ou “pipa”, bolas de meia, “vaivém”, dentre outros e 5) construir regras coletivamente. Com base nessas habilidades, o professor planejará suas aulas com vistas a desenvolver o tópico de (re)construção de

  • A.

    jogos e brincadeiras.

  • B.

    jogos e dança.

  • C.

    brincadeiras e esporte.

  • D.

    dança e esporte.

Analisando a relação pedagógica, na Escola, entre esporte e educação, ressalta-se a possibilidade de desenvolvimento do esporte e para o esporte. Na capacidade de ação por meio do esporte, destacamse as possibilidades de

  • A.

    atividade motora, saúde, dimensão social, compreensão da realidade e experiência da corporalidade.

  • B.

    superar a pobreza, significado crescente, dimensão social, repressão do movimento e corporalidade.

  • C.

    instalações de aparelhos, competição, dimensão subjetiva, representação do movimento e ambiente natural.

  • D.

    companhia do outro, corporalidade, competição, supera a pobreza, vivências e movimentos na sociedade.

A Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore. O principal movimento de deslocamento, base de todos os outros movimentos realizados na Capoeira, é denominado

  • A.

    rolê.

  • B.

    ataque.

  • C.

    esquiva.

  • D.

    ginga.

O esporte tratado na Escola como tema da cultura corporal é evidenciado com sentido e significado de valores regulamentados no contexto sócio histórico. Nesse sentido, o esporte é tratado pedagogicamente de forma

  • A.

    acadêmica.

  • B.

    metodológica.

  • C.

    crítico-superadora.

  • D.

    superadora de problemas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...