Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O jogo lúdico favorece o despertar de uma identidade cultural nos diferentes momentos históricos, bem como a criatividade numa dimensão mágica. Portanto, o jogo lúdico situa-se na esfera do

  • A.

    conceitual.

  • B.

    concreto.

  • C.

    simbólico.

  • D.

    possível.

Os eventos esportivos podem ser classificados de acordo com os seguintes critérios: categoria, área de interesse e tipo. Numere a coluna 2 identificando as subdivisões dos critérios para a elaboração de eventos esportivos apresentados na coluna 1.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    III – II – I – I – II – III

  • B.

    I – III – II – II – III – I

  • C.

    II – I – III – I – III – II

  • D.

    II – III – I – III – I – II

  • E.

    I – III – II – II – I – III

A dança nas escolas é uma ferramenta curricular muito importante desde que seja trabalhada numa proposta metodológica que permita aos alunos desenvolverem:

  • A. Autonomia e democracia em detrimento da rigidez e condicionalidade técnica.
  • B. Autonomia e democracia em detrimento da rigidez e condicionalidade técnica.
  • C. A qualidade gestual dos praticantes para apresentações artísticas e culturais.
  • D. O ritmo para os menos habilidosos.

Considerando-se o Eixo Temático − Esporte, pressupõe-se uma sequência de habilidades pela qual o aluno passa, gradativamente, na escolarização. Nessa sequência espera-se que o aluno seja capaz de, respectivamente, conhecer a história de cada modalidade esportiva, além de

  • A.

    vivenciar as técnicas básicas; identificar as técnicas básicas; aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo e identificar as características de cada modalidade esportiva.

  • B.

    aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo; identificar as técnicas básicas; vivenciar as técnicas básicas e identificar as características de cada modalidade esportiva.

  • C.

    identificar as técnicas básicas; vivenciar as técnicas básicas; aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo e identificar as características de cada modalidade esportiva.

  • D.

    aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo; vivenciar as técnicas básicas; identificar as técnicas básicas e identificar as características de cada modalidade esportiva.

A realização de qualquer vivência de lazer deve proporcionar aos seus praticantes alegria, beleza, satisfação e encantamento pela vida. No entanto, é necessário que as pessoas conheçam os conteúdos que satisfaçam seus interesses e que sejam estimuladas a participarem e a receberem um mínimo de orientação que lhes permitam fazer a opção. Por esse motivo, é importante a distinção das áreas abrangidas pelos conteúdos do lazer. Marque a opção que lista corretamente esses conteúdos de lazer.

  • A.

    artísticos, intelectuais, manuais, turísticos, sociais e físicos.

  • B.

    esportivos, recreativos, artísticos, educativos e imaginários.

  • C.

    educativos, escolares, recreativos, metodológicos e humanísticos.

  • D.

    passeios, viagens, bailes, bares e cafés.

Considerando o cerimonial de abertura de um determinado evento esportivo em que serão hasteadas quatro bandeiras oficiais, assinale a alternativa CORRETA quanto ao posicionamento das bandeiras, de acordo com a visão do público.

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Na disputa de um jogo oficial de voleibol, o atleta que está na posição “um” é acionado para realizar um ataque de fundo de quadra. Porém, no momento de impulsão para o ataque, o jogador pisa na linha dos três metros com um dos pés. O juiz apita e sinaliza que houve uma infração as regras. Podemos afirmar que essa infração foi uma:

  • A. Inversão.
  • B. Rotação.
  • C. Invasão.
  • D. Condução.

Considere as seguintes características de um conteúdo: uma ginástica de demonstração, aberta à participação das pessoas, sem limitação em relação a movimento, música, conteúdo, espaço físico, vestuário e composição; possibilita o desenvolvimento de trabalhos com grupos mistos, com diversificação de idade e grupos heterogêneos em termos de desempenho e habilidades; uma de suas principais características é a não-competitividade. Essas características referem-se ao trato com a ginástica

  • A.

    geral.

  • B.

    rítmica desportiva.

  • C.

    rítmica desportiva.

  • D.

    aeróbica.

As experiências de lazer que são pautadas na liberdade, na motivação e na satisfação são advindas de ocasiões sociais inseridas no tempo disponível das pessoas e vivenciadas nos equipamentos específicos de lazer como

  • A.

    escolas, fábricas e shoppings centers.

  • B.

    parques de diversão, quadras esportivas e praças.

  • C.

    empresas, escolas e quadras esportivas.

  • D.

    praças, parques aquáticos e fábricas.

A Educação Física Adaptada é uma área da Educação Física que tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educativas especiais. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação à Educação Física Adaptada.

( ) A Educação Física Adaptada para portadores de deficiência não se diferencia da Educação Física em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados ao indivíduo deficiente.

( ) Todo programa de Educação Física deve conter desafios para todos os alunos, permitir a sua participação, respeitar suas limitações, promover sua autonomia e enfatizar a competição.

( ) A realização de atividades com crianças, principalmente aquelas que envolvem jogos, deve ter um caráter lúdico e favorecer situações em que a criança aprenda a lidar com seus fracassos e seus êxitos.

( ) Ao analisar a capacidade motora dos alunos portadores de deficiências, o professor de Educação Física deve também considerar a atuação das habilidades cognitivas deles durante todo o processo.

( ) Alunos com lesão medular e usuários de cadeira de rodas com disreflexia ou hiperreflexia autonômica não devem participar das aulas de Educação Física.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V - V - F - V - V

  • B.

    F - F - V - F - V

  • C.

    V - F - V - V - F

  • D.

    F - V - F - V - F

  • E.

    V - F - V - F - F

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...