Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O jogo lúdico favorece o despertar de uma identidade cultural nos diferentes momentos históricos, bem como a criatividade numa dimensão mágica. Portanto, o jogo lúdico situa-se na esfera do
conceitual.
concreto.
simbólico.
possível.
Os eventos esportivos podem ser classificados de acordo com os seguintes critérios: categoria, área de interesse e tipo. Numere a coluna 2 identificando as subdivisões dos critérios para a elaboração de eventos esportivos apresentados na coluna 1.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
III II I I II III
I III II II III I
II I III I III II
II III I III I II
I III II II I III
A dança nas escolas é uma ferramenta curricular muito importante desde que seja trabalhada numa proposta metodológica que permita aos alunos desenvolverem:
Considerando-se o Eixo Temático − Esporte, pressupõe-se uma sequência de habilidades pela qual o aluno passa, gradativamente, na escolarização. Nessa sequência espera-se que o aluno seja capaz de, respectivamente, conhecer a história de cada modalidade esportiva, além de
vivenciar as técnicas básicas; identificar as técnicas básicas; aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo e identificar as características de cada modalidade esportiva.
aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo; identificar as técnicas básicas; vivenciar as técnicas básicas e identificar as características de cada modalidade esportiva.
identificar as técnicas básicas; vivenciar as técnicas básicas; aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo e identificar as características de cada modalidade esportiva.
aplicar as técnicas básicas de cada modalidade em situações de jogo; vivenciar as técnicas básicas; identificar as técnicas básicas e identificar as características de cada modalidade esportiva.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
A realização de qualquer vivência de lazer deve proporcionar aos seus praticantes alegria, beleza, satisfação e encantamento pela vida. No entanto, é necessário que as pessoas conheçam os conteúdos que satisfaçam seus interesses e que sejam estimuladas a participarem e a receberem um mínimo de orientação que lhes permitam fazer a opção. Por esse motivo, é importante a distinção das áreas abrangidas pelos conteúdos do lazer. Marque a opção que lista corretamente esses conteúdos de lazer.
artísticos, intelectuais, manuais, turísticos, sociais e físicos.
esportivos, recreativos, artísticos, educativos e imaginários.
educativos, escolares, recreativos, metodológicos e humanísticos.
passeios, viagens, bailes, bares e cafés.
Considerando o cerimonial de abertura de um determinado evento esportivo em que serão hasteadas quatro bandeiras oficiais, assinale a alternativa CORRETA quanto ao posicionamento das bandeiras, de acordo com a visão do público.
Na disputa de um jogo oficial de voleibol, o atleta que está na posição um é acionado para realizar um ataque de fundo de quadra. Porém, no momento de impulsão para o ataque, o jogador pisa na linha dos três metros com um dos pés. O juiz apita e sinaliza que houve uma infração as regras. Podemos afirmar que essa infração foi uma:
Considere as seguintes características de um conteúdo: uma ginástica de demonstração, aberta à participação das pessoas, sem limitação em relação a movimento, música, conteúdo, espaço físico, vestuário e composição; possibilita o desenvolvimento de trabalhos com grupos mistos, com diversificação de idade e grupos heterogêneos em termos de desempenho e habilidades; uma de suas principais características é a não-competitividade. Essas características referem-se ao trato com a ginástica
geral.
rítmica desportiva.
rítmica desportiva.
aeróbica.
Educação Física - Geral - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
As experiências de lazer que são pautadas na liberdade, na motivação e na satisfação são advindas de ocasiões sociais inseridas no tempo disponível das pessoas e vivenciadas nos equipamentos específicos de lazer como
escolas, fábricas e shoppings centers.
parques de diversão, quadras esportivas e praças.
empresas, escolas e quadras esportivas.
praças, parques aquáticos e fábricas.
A Educação Física Adaptada é uma área da Educação Física que tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educativas especiais. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação à Educação Física Adaptada.
( ) A Educação Física Adaptada para portadores de deficiência não se diferencia da Educação Física em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados ao indivíduo deficiente.
( ) Todo programa de Educação Física deve conter desafios para todos os alunos, permitir a sua participação, respeitar suas limitações, promover sua autonomia e enfatizar a competição.
( ) A realização de atividades com crianças, principalmente aquelas que envolvem jogos, deve ter um caráter lúdico e favorecer situações em que a criança aprenda a lidar com seus fracassos e seus êxitos.
( ) Ao analisar a capacidade motora dos alunos portadores de deficiências, o professor de Educação Física deve também considerar a atuação das habilidades cognitivas deles durante todo o processo.
( ) Alunos com lesão medular e usuários de cadeira de rodas com disreflexia ou hiperreflexia autonômica não devem participar das aulas de Educação Física.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
V - V - F - V - V
F - F - V - F - V
V - F - V - V - F
F - V - F - V - F
V - F - V - F - F
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...