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O ensino sobre a diversidade cultural nas danças brasileiras, no Ensino Fundamental, deve levar em consideração a aquisição das seguintes habilidades:
I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança de outros países;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança em nosso país;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos de outros países;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos em nosso país;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.Um professor, ao planejar sua aula para trabalhar com tópico A inclusão no esporte, no Ensino Fundamental, deve ter em mente os princípios de não seleção e da aprendizagem, além dos de
inclusão, participação parcial e rendimento.
exclusão, participação seletiva e competição.
inclusão, participação significativa e ludicidade.
exclusão, participação dos melhores e rendimento.
Ao elaborar uma aula de dança para o Ensino Fundamental, deve-se criar oportunidades de identificar e vivenciar os elementos constitutivos da dança, que são:
Beleza, formas e tempo.
Formas, formato e formação.
Campo, espaço e formas.
Formas, espaço e tempo.
Em relação ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, os alunos devem desenvolver as seguintes habilidades:
I. Identificar a diversidade e características dos diferentes jogos e brincadeiras.
II. Aprender a tirar vantagens das regras nos jogos e brincadeiras.
III. Reconhecer os jogos e brincadeiras como meio de educação para o lazer.
IV. Vivenciar diferentes formas de jogos e brincadeiras e compreender a sua importância na vida das pessoas.
As habilidades propostas pelas Orientações Pedagógicas do 6º ao 9º ano são as que constam APENAS em
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
I, II e IV.
Marcelino (1987), citado no texto da Proposta Curricular/MG, destaca algumas visões relativas ao lazer: utilitarista, romântica, moralista e compensatória. A visão utilitarista refere-se à
redução do lazer a uma brincadeira.
utilização do lazer para transformação social.
utilização do lazer para encobrir atividades de trabalho.
redução do lazer á função de recuperação da força de trabalho.
A superação da perspectiva conservadora do lazer, segundo Marcelino (1987), implica levar o aluno do Ensino Médio a compreender o lazer como
instrumento de transformação da/na sociedade, promotor do ser humano em si mesmo.
forma de retribuir para o indivíduo o seu trabalho social.
forma de distrair o indivíduo das tensões do cotidiano e, assim, deixá-lo mais feliz.
instrumento para disciplinar os indivíduos em relação a hábitos saudáveis.
O esporte não leva necessariamente à saúde; por isso, é importante que a Educação Física esclareça o aluno do Ensino Médio sobre as relações entre esporte, saúde e qualidade de vida. Essas relações dependem de
princípios e valores que sustentam a prática de esporte: sua orientação (cooperação × competição, prazer × obrigação etc.).
qualidade do material esportivo à disposição do praticante.
assistência médica oferecida ao praticante.
A lógica que rege a relação entre esporte e mídia é a da espetacularização e do consumo. Todavia, é importante que o aluno de Ensino Médio saiba delimitar de que tipo de esporte trata essa relação. Nesse contexto, o professor de Educação Física deve fazer referência ao esporte
de alto rendimento.
para todos.
como lazer.
adaptado.
A caminhada é uma atividade física que pode ser abordada na aula de Educação Física no Ensino Médio como uma forma de lazer com benefícios para a saúde. Para organizar essa atividade em aula, o professor de Educação Física deve considerar as habilidades de
compreender como efetuar uma caminhada o mais rápido possível; identificar o melhor calçado para realizar a marcha atlética; relacionar o tipo de passada com o maior esforço físico durante a caminhada.
executar a marcha com 120 passos por minuto; conhecer as diferenças entre marchas: militar, atlética, escolar, etc.; sincronizar a ação dos braços com a das pernas.
realizar a caminhada em grupo; sincronizar a passada em duplas, trios e quintetos durante a caminhada; percorrer a maior distância possível em 12 minutos caminhando e depois correndo.
compreender os benefícios da caminhada; conhecer os cuidados necessários para sua realização; identificar suas diferentes formas e objetivos; relacionar o conceito de zona-alvo e condicionamento físico; identificar as alterações orgânicas decorrentes da atividade durante e após sua execução.
O conceito de Balanço Calórico é importante para que o aluno de Ensino Médio compreenda a relação entre atividade física, dieta e saúde. Esse conceito envolve a compreensão de mais dois conceitos que devem ser trabalhados em aula:
tipo de exercício e qualidade do alimento.
valor energético dos alimentos e valor do gasto energético das atividades físicas.
variedade de dieta e intensidade do exercício.
número de refeições e volume do exercício.
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