Questões de Educação Física

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A dança como um conteúdo da aula de Educação Física no Ensino Médio possibilita, entre outras coisas, trabalhar com questões de gênero. Ela toca em preconceitos e assim o professor pode trabalhar visando habilidades de

  • A.

    reconhecer o movimento de dança mais adequado ao homem; reconhecer o movimento de dança mais adequado à mulher.

  • B.

    conhecer os tipos de dança pertinentes ao homem e à mulher; adquirir a habilidade para cada tipo de dança.

  • C.

    identificar a dança como possibilidade de superação de preconceitos; compreender as relações sociais entre homens e mulheres na dança.

  • D.

    relacionar a dança de salão e a competitiva aos gêneros; identificar os elementos constitutivos para a dança masculina e feminina.

No Ensino Fundamental, dentro do eixo temático − Esporte, e com relação a uma modalidade esportiva específica (por exemplo, voleibol), os tópicos que devem ser trabalhados nas aulas são

  • A.

    elementos técnicos básicos, tática, regras e hidratação.

  • B.

    história, elementos técnicos básicos, tática e regras.

  • C.

    história, regras, inclusão no esporte.

  • D.

    elementos técnicos básicos, regras, inclusão e hidratação.

Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) da Proposta Curricular de Educação Física − Ensino Fundamental e Ensino Médio − da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais não esgotam os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam

  • A.

    aspectos a serem considerados, exclusivamente, nas escolas da cidade de Belo Horizonte.

  • B.

    exemplos que podem ser aproveitados pelos professores de poucas escolas para sistematização do seu ensino, considerando seus conhecimentos e preferências.

  • C.

    aspectos superficiais da disciplina de Educação Física, que os professores devem desconsiderar, conforme as características específicas da escola em que trabalham.

  • D.

    aspectos fundamentais da disciplina de Educação Física, que não podem deixar de serem ensinados e que o aluno não pode deixar aprender.

Os exageros mencionados no fragmento logo acima, têm sido regidos por alguns profissionais de Educação Física através do princípio da:

  • A. Performance.
  • B. Ludicidade.
  • C. Autonomia.
  • D. Corporalidade.

Os CBCs de Educação Física contemplam os conhecimentos mínimos necessários para que os adolescentes e jovens possam

  • A.

    melhorar o desempenho motor em esportes de rendimento e desenvolver as capacidades físicas.

  • B.

    vivenciar sua corporeidade com autonomia e responsabilidade.

  • C.

    controlar seus comportamentos e aprender mais esporte de rendimento na escola.

  • D.

    garantir o sucesso da escola nas competições escolares.

A Educação Física sofreu mudanças ao longo dos anos, segundo os princípios éticos da sociedade e os projetos políticopedagógicos construídos pelas escolas em variadas épocas. Inicialmente, sua inserção no currículo escolar brasileiro associou-a com a ginástica, fundamentada na área

  • A.

    médica e na constituição do Estado Nacional.

  • B.

    do lazer e na constituição do Estado Novo.

  • C.

    médica e na constituição da ditadura militar.

  • D.

    do lazer e na constituição da ditadura militar.

A introdução da Educação Física no currículo escolar associou-se a um conceito sobre o corpo. Segundo Bracht (1999), citado no texto da Proposta Curricular/MG: A ciência moderna destacou a importância do movimento como forma de promoção da saúde. O corpo passou a ser entendido como uma estrutura mecânica passível de ser conhecido no seu funcionamento, mas também controlado e aperfeiçoado.

Nesse contexto, no século XIX, a Educação Física no currículo do Ensino Secundário brasileiro apresenta-se sob a forma de exercícios ginásticos,

  • A.

    boxe e hipismo.

  • B.

    judô e tiro ao alvo.

  • C.

    futebol e natação.

  • D.

    esgrima e evoluções militares.

O esporte, a ginástica, os jogos, as brincadeiras, a dança, os movimentos expressivos, dentre outros, correspondem aos conteúdos da Educação Física na educação básica. Esses conteúdos são manifestados em forma de vivências, conceitos, sentidos e significados ao longo das aulas. Dessa maneira, o entendimento da Educação Física como área de conhecimento tematiza

  • A.

    práticas corporais construídas ao longo do tempo.

  • B.

    atividades físicas do cotidiano contemporâneo.

  • C.

    movimentos da dança de salão.

  • D.

    esportes tradicionais com vistas ao rendimento.

A diretriz Corpo concebido em sua totalidade, que orienta o compromisso da Educação Física com uma formação cidadã, implica conceber o aluno como um ser humano

  • A.

    complexo, que deve ser dividido em suas muitas dimensões para ser melhor estudado e trabalhado.

  • B.

    com muitas dimensões independentes e divisíveis.

  • C.

    indivisível que pensa, sente e age, simultaneamente.

  • D.

    único, com pensamento e ação sem sincronia.

  • A.

    a ludicidade como essência da vivência corporal.

  • B.

    a qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena.

  • C.

    o corpo concebido na sua totalidade.

  • D.

    a democracia como fundamento do exercício da cidadania.

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