Questões de Educação Física

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A Educação Física, para favorecer uma formação cidadã do aluno, requer que o processo ensino-aprendizagem, com relação ao conhecimento dos alunos e ao contexto da cultura, seja orientado pelos seguintes princípios metodológicos:

  • A.

    I. Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos;

    II. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva.

  • B.

    I. Consideração das tendências culturais mais em voga no mundo;

    II. Reconhecimento e valorização das experiências e conhecimentos prévios dos alunos.

  • C.

    I. Valorização das novas experiências a serem adquiridas em detrimento dos conhecimentos prévios;

    II. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação inclusiva.

  • D.

    I. Consideração da diversidade cultural como ponto de partida da educação não inclusiva;

    II. Valorização das novas experiências a serem adquiridas não considerando os conhecimentos prévios dos alunos.

Para favorecer a percepção, a compreensão e a aplicação dos conhecimentos na vida pessoal e social do aluno, devem ser criadas estratégias metodológicas, para que a apreensão do conhecimento passe pelo processo de

  • A.

    ação-ação-sistematização, articulando o fazer com o fazer e a sistematização com a reflexão.

  • B.

    ação-reflexão-ação, articulando a sistematização teórica com o fazer e o fazer com a reflexão.

  • C.

    reflexão-sistematização, articulando ambas, sem a necessidade da ligação com o fazer.

  • D.

    sistematização-ação, passando o conhecimento pronto para ser aplicado durante o fazer.

Uma das variáveis a serem analisadas em Educação Física é o nível de aprendizagem/desempenho do aluno. Com relação a essa variável, o aspecto a ser considerado na avaliação é

  • A.

    a proposta de ensino da Educação Física.

  • B.

    a infraestrutura física e material da escola.

  • C.

    o desempenho do professor.

  • D.

    o grau de desenvolvimento de competências e habilidades, seu nível de participação e relações sociais.

Os conteúdos das aulas de Educação Física devem ser entendidos como um meio para o aluno desenvolver competências e habilidades de que necessita para viver e atuar como cidadão em um mundo globalizado e complexo. Segundo Zabala (1998) competência é

  • A.

    o campo de ação onde o aluno é capaz de desempenhos ótimos.

  • B.

    o nível de conhecimento ótimo em relação a algum critério, que permite ao aluno ter mais confiança.

  • C.

    uma habilidade superior em algum campo específico, e, no caso da Educação Física, uma habilidade motora como chutar ao gol, realizar uma estrela etc.

  • D.

    a capacidade do sujeito de mobilizar saberes, conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e tomar decisões adequadas.

João Batista Freire (1992), ao discorrer sobre o papel da Educação Física no desenvolvimento motor infantil, manifesta sua discordância quanto à crença de que podemos e devemos padronizar os movimentos das crianças.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    V – V – V – V – F.

  • B.

    F – F – V – F – F.

  • C.

    V – F – F – F – V.

  • D.

    V – V – F – F – F.

  • E.

    F – V – F – F – F.

O lazer junto com corpo, deve ser contemplado em todos os eixos temáticos (esporte, jogos e brincadeiras, ginástica, dança e movimentos expressivos). Com isso, é fundamental que o componente curricular de Educação Física trabalhe

  • A.

    a organização dos momentos de lazer dentro da escola.

  • B.

    as aulas de Educação Física como momentos de lazer.

  • C.

    a educação para a vivência do lazer.

  • D.

    as atividades de lazer dentro da escola, em especial em festas.

Considere o exemplo de atividade a seguir:

As crianças deitadas no chão, ao som de um pandeiro, levantarão um dos braços. A seguir, ao som de um triângulo (ou outro instrumento), as crianças levantarão o outro braço. A mesma atividade pode ser realizada com os pés. Em seguida, as crianças correm por todo o ginásio. Quando o professor diz: “Olá!”, as crianças param, buscam o colega mais próximo e o saúdam movendo o braço e a mão: “De quantas maneiras podemos cumprimentar um amigo?”.

Levando em conta a atividade descrita, assinale a alternativa que indica o objetivo correto desse exercício.

  • A.

    Trabalhar o relaxamento muscular das crianças.

  • B.

    Desenvolver a força muscular das crianças.

  • C.

    Desenvolver o esquema corporal e a lateralidade das crianças.

  • D.

    Trabalhar o tônus muscular.

  • E.

    Trabalhar o condicionamento cardiovascular das crianças.

A Educação Física escolar deve contribuir para que o aluno conheça a ginástica, ou seja, deve permitir a liberdade de

  • A.

    descobrir e valorizar formas de movimento sem referência ao contexto; conhecer o objetivo com que se realizam as atividades e obedecer as decisões e soluções apresentadas pelo professor.

  • B.

    agir e descobrir formas de movimento individualmente significativas; conhecer e interpretar o contexto objetivo em que se realizam as atividades e participar nas decisões e soluções apresentadas.

  • C.

    agir em formas de movimento individualmente padronizadas; conhecer o contexto objetivo em que se realizam as atividades e participar das competições escolares e eventos profissionais.

  • D.

    conhecer e interpretar o contexto objetivo em que se realizam as atividades; agir e participar das competições escolares reproduzindo movimentos criados pelo professor.

Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia”, retoma questões que no dia a dia do professor continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores, afirmando:

  • A.

    Ensinar é transferir conhecimento.

  • B.

    Ensinar exige consciência, por parte do professor, do acabamento do ser humano, da sua conclusão própria da experiência vital.

  • C.

    Ensinar exige autonomia do ser do educando, ou seja, o professor deve respeitar a curiosidade do aluno, seu gosto estético, sua inquietude, sua linguagem.

  • D.

    Toda prática educativa demanda a existência de sujeitos, o detentor do conhecimento que ensina e o que aprende, em um movimento assimétrico.

  • E.

    A prática educativa é neutra, tem a qualidade de ser apolítica.

Considerando que, em determinadas situações, a linguagem corporal pode ser tão eficaz quanto a linguagem falada ou escrita, julgue os itens a seguir.

Pessoas de diferentes nacionalidades, que desconheçam a língua uma da outra, não conseguem se entender em um jogo de basquetebol, pois, nessa atividade, a fala é fundamental.

  • C. Certo
  • E. Errado
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